INOVAÇÃO SOCIAL NO SETOR PÚBLICO E INSTITUIÇÕES DE ACCOUNTABILITY: um estudo da Controladoria-Geral do estado de Pernambuco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Trópico (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/1659 |
Resumo: | Neste artigo discorre-se sobre questões de inovação social no setor público decorrentes da visão interdisciplinar que também conjuga design institucional, positividade organizacional e controladoria pública. Da junção e reflexão acerca desses temas, chegou-se ao objetivo de estudar a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE/PE) sob o duplo olhar de sua configuração como organização positiva e instituição de accountability. Na metodologia utilizou-se a Investigação Apreciativa para abordar o núcleo positivo da SCGE/PE, através do modelo de 5-D (1-D Definition/Definição, 2-D Discovery/Descoberta, 3-D Dream/Sonho, 4-D Design/Planejamento e 5-D Destiny/Destino). Realizou-se pesquisa documental, reuniões e oficinas apreciativas, contando com a formação de um grupo colaborativo composto por seis membros da SCGE/PE (representantes dos níveis estratégico, gerencial e operacional). Coleta, análise e validação dos dados foram feitas em simultâneo, com a participação do grupo colaborativo ao longo do processo exploratório e descritivo-interpretativo da pesquisa, cuja ênfase discursiva recaiu apenas no 1-D e 2-D. Como resultado, verificou-se a existência de características que qualificam a SCGE/PE como uma organização positiva, com evidências de aspectos indicativos de seu perfil como instituição de accountability, emergente como inovação social no setor público. Foram discutidos fatores histórico-institucionais, examinados temas básicos do funcionamento desse órgão de controle interno, associados à valores pessoais e da organização, bem como experiências positivas, histórias exitosas e grandes realizações, muitas delas relacionadas ao desenvolvimento de competências apreciativas, típicas de organizações positivas. |
id |
FUNDAJ-1_e82c907ad2c6234d3b6503125e06a5b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1659 |
network_acronym_str |
FUNDAJ-1 |
network_name_str |
Ciência & Trópico (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INOVAÇÃO SOCIAL NO SETOR PÚBLICO E INSTITUIÇÕES DE ACCOUNTABILITY: um estudo da Controladoria-Geral do estado de PernambucoNeste artigo discorre-se sobre questões de inovação social no setor público decorrentes da visão interdisciplinar que também conjuga design institucional, positividade organizacional e controladoria pública. Da junção e reflexão acerca desses temas, chegou-se ao objetivo de estudar a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE/PE) sob o duplo olhar de sua configuração como organização positiva e instituição de accountability. Na metodologia utilizou-se a Investigação Apreciativa para abordar o núcleo positivo da SCGE/PE, através do modelo de 5-D (1-D Definition/Definição, 2-D Discovery/Descoberta, 3-D Dream/Sonho, 4-D Design/Planejamento e 5-D Destiny/Destino). Realizou-se pesquisa documental, reuniões e oficinas apreciativas, contando com a formação de um grupo colaborativo composto por seis membros da SCGE/PE (representantes dos níveis estratégico, gerencial e operacional). Coleta, análise e validação dos dados foram feitas em simultâneo, com a participação do grupo colaborativo ao longo do processo exploratório e descritivo-interpretativo da pesquisa, cuja ênfase discursiva recaiu apenas no 1-D e 2-D. Como resultado, verificou-se a existência de características que qualificam a SCGE/PE como uma organização positiva, com evidências de aspectos indicativos de seu perfil como instituição de accountability, emergente como inovação social no setor público. Foram discutidos fatores histórico-institucionais, examinados temas básicos do funcionamento desse órgão de controle interno, associados à valores pessoais e da organização, bem como experiências positivas, histórias exitosas e grandes realizações, muitas delas relacionadas ao desenvolvimento de competências apreciativas, típicas de organizações positivas.Fundação Joaquim Nabuco2018-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/1659Ciência & Trópico; Vol. 42 No. 1 (2018)Ciência & Trópico; Vol. 42 Núm. 1 (2018)Ciência & Trópico; v. 42 n. 1 (2018)2526-93720304-2685reponame:Ciência & Trópico (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/1659/1376https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/1659/1398Copyright (c) 2018 Fundação Joaquim Nabucoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouto, Saulo Diógenes Azevedo SantosOliveira, Rezilda Rodrigues2019-07-03T13:10:32Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1659Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/indexONGhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/oailuis.silva-tc@fundaj.gov.br || alexandrina.sobreira@fundaj.gov.br2526-93720304-2685opendoar:2019-07-03T13:10:32Ciência & Trópico (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INOVAÇÃO SOCIAL NO SETOR PÚBLICO E INSTITUIÇÕES DE ACCOUNTABILITY: um estudo da Controladoria-Geral do estado de Pernambuco |
title |
INOVAÇÃO SOCIAL NO SETOR PÚBLICO E INSTITUIÇÕES DE ACCOUNTABILITY: um estudo da Controladoria-Geral do estado de Pernambuco |
spellingShingle |
INOVAÇÃO SOCIAL NO SETOR PÚBLICO E INSTITUIÇÕES DE ACCOUNTABILITY: um estudo da Controladoria-Geral do estado de Pernambuco Souto, Saulo Diógenes Azevedo Santos |
title_short |
INOVAÇÃO SOCIAL NO SETOR PÚBLICO E INSTITUIÇÕES DE ACCOUNTABILITY: um estudo da Controladoria-Geral do estado de Pernambuco |
title_full |
INOVAÇÃO SOCIAL NO SETOR PÚBLICO E INSTITUIÇÕES DE ACCOUNTABILITY: um estudo da Controladoria-Geral do estado de Pernambuco |
title_fullStr |
INOVAÇÃO SOCIAL NO SETOR PÚBLICO E INSTITUIÇÕES DE ACCOUNTABILITY: um estudo da Controladoria-Geral do estado de Pernambuco |
title_full_unstemmed |
INOVAÇÃO SOCIAL NO SETOR PÚBLICO E INSTITUIÇÕES DE ACCOUNTABILITY: um estudo da Controladoria-Geral do estado de Pernambuco |
title_sort |
INOVAÇÃO SOCIAL NO SETOR PÚBLICO E INSTITUIÇÕES DE ACCOUNTABILITY: um estudo da Controladoria-Geral do estado de Pernambuco |
author |
Souto, Saulo Diógenes Azevedo Santos |
author_facet |
Souto, Saulo Diógenes Azevedo Santos Oliveira, Rezilda Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Rezilda Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souto, Saulo Diógenes Azevedo Santos Oliveira, Rezilda Rodrigues |
description |
Neste artigo discorre-se sobre questões de inovação social no setor público decorrentes da visão interdisciplinar que também conjuga design institucional, positividade organizacional e controladoria pública. Da junção e reflexão acerca desses temas, chegou-se ao objetivo de estudar a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE/PE) sob o duplo olhar de sua configuração como organização positiva e instituição de accountability. Na metodologia utilizou-se a Investigação Apreciativa para abordar o núcleo positivo da SCGE/PE, através do modelo de 5-D (1-D Definition/Definição, 2-D Discovery/Descoberta, 3-D Dream/Sonho, 4-D Design/Planejamento e 5-D Destiny/Destino). Realizou-se pesquisa documental, reuniões e oficinas apreciativas, contando com a formação de um grupo colaborativo composto por seis membros da SCGE/PE (representantes dos níveis estratégico, gerencial e operacional). Coleta, análise e validação dos dados foram feitas em simultâneo, com a participação do grupo colaborativo ao longo do processo exploratório e descritivo-interpretativo da pesquisa, cuja ênfase discursiva recaiu apenas no 1-D e 2-D. Como resultado, verificou-se a existência de características que qualificam a SCGE/PE como uma organização positiva, com evidências de aspectos indicativos de seu perfil como instituição de accountability, emergente como inovação social no setor público. Foram discutidos fatores histórico-institucionais, examinados temas básicos do funcionamento desse órgão de controle interno, associados à valores pessoais e da organização, bem como experiências positivas, histórias exitosas e grandes realizações, muitas delas relacionadas ao desenvolvimento de competências apreciativas, típicas de organizações positivas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/1659 |
url |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/1659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/1659/1376 https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/1659/1398 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Fundação Joaquim Nabuco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Fundação Joaquim Nabuco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Trópico; Vol. 42 No. 1 (2018) Ciência & Trópico; Vol. 42 Núm. 1 (2018) Ciência & Trópico; v. 42 n. 1 (2018) 2526-9372 0304-2685 reponame:Ciência & Trópico (Online) instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) instacron:FUNDAJ |
instname_str |
Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
instacron_str |
FUNDAJ |
institution |
FUNDAJ |
reponame_str |
Ciência & Trópico (Online) |
collection |
Ciência & Trópico (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Trópico (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
luis.silva-tc@fundaj.gov.br || alexandrina.sobreira@fundaj.gov.br |
_version_ |
1798042570536779776 |