Construção de uma história infantil como instrumento de educação em saúde sobre as diversidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Tayna Gonçalves
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rocha, Adriana Mendes da, Alves, Carolina dos Reis, Souza, Ana Augusta Maciel de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bionorte
Texto Completo: http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/864
Resumo: Objetivo: relatar a experiência de acadêmicas do curso de graduação em Enfermagem na elaboração de um livro infantil sobre a diversidade. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre a elaboração de uma história infantil desenvolvida por acadêmicas do 6º período do curso de graduação em Enfermagem, para apresentação à disciplina Produção do Conhecimento Aplicado à Enfermagem. O trabalho foi realizado de forma remota durante os meses de agosto e novembro de 2021. O enredo histórico se deu após reuniões remotas, via Google Meet. As ilustrações foram obtidas por meio de imagens disponíveis gratuitamente na internet, tendo seu fundo removido pelo site Remove.bg. Foi utilizada a plataforma de design gráfico Canva para a criação e edição do livro. Resultados: o produto final obtido foi intitulado “A Casa Arco-íris”, composto por 30 páginas, incluindo a capa, prefácio e ficha técnica. O contexto literal compreendeu as vivências do cotidiano de crianças que sofrem discriminação no ambiente escolar, sendo a proposta final do livro ajudar as crianças a se amarem e ensiná-las a terem empatia com os demais. Para isso, foram criados persongens fictícios que abordaram as diversas diferenças que os tornam únicos. A linguagem apresentou-se de forma clara e acessível, com auxílio de imagens coloridas, tornando o livro mais atrativo e, facilitando o processo de leitura. Conclusão: a leitura é uma das alternativas para abordar, de forma educativa, temáticas relevantes para a sociedade. Por meio da leitura do livro “A casa arco-íris”, é possível que as crianças aprendam, com uma linguagem acessível e adequada à infância, sobre a diversidade. O processo de criação/contação de histórias infantis torna-se um fator importante para ações de promoção de saúde realizadas pelo enfermeiro.
id FUNORTE_01e68204a926c7c3cff57839d046aad1
oai_identifier_str oai:revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php:article/864
network_acronym_str FUNORTE
network_name_str Bionorte
repository_id_str
spelling Construção de uma história infantil como instrumento de educação em saúde sobre as diversidadesEducação infantil.Promoção da saúde.Inclusão social.Objetivo: relatar a experiência de acadêmicas do curso de graduação em Enfermagem na elaboração de um livro infantil sobre a diversidade. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre a elaboração de uma história infantil desenvolvida por acadêmicas do 6º período do curso de graduação em Enfermagem, para apresentação à disciplina Produção do Conhecimento Aplicado à Enfermagem. O trabalho foi realizado de forma remota durante os meses de agosto e novembro de 2021. O enredo histórico se deu após reuniões remotas, via Google Meet. As ilustrações foram obtidas por meio de imagens disponíveis gratuitamente na internet, tendo seu fundo removido pelo site Remove.bg. Foi utilizada a plataforma de design gráfico Canva para a criação e edição do livro. Resultados: o produto final obtido foi intitulado “A Casa Arco-íris”, composto por 30 páginas, incluindo a capa, prefácio e ficha técnica. O contexto literal compreendeu as vivências do cotidiano de crianças que sofrem discriminação no ambiente escolar, sendo a proposta final do livro ajudar as crianças a se amarem e ensiná-las a terem empatia com os demais. Para isso, foram criados persongens fictícios que abordaram as diversas diferenças que os tornam únicos. A linguagem apresentou-se de forma clara e acessível, com auxílio de imagens coloridas, tornando o livro mais atrativo e, facilitando o processo de leitura. Conclusão: a leitura é uma das alternativas para abordar, de forma educativa, temáticas relevantes para a sociedade. Por meio da leitura do livro “A casa arco-íris”, é possível que as crianças aprendam, com uma linguagem acessível e adequada à infância, sobre a diversidade. O processo de criação/contação de histórias infantis torna-se um fator importante para ações de promoção de saúde realizadas pelo enfermeiro.Centro Universitário FUNORTE2023-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/864Bionorte; v. 12 n. Suppl.5 (2023): V Congresso Norte Mineiro de Enfermagem2526-63492175-194310.47822/bn.v12iSuppl.5reponame:Bionorteinstname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)instacron:FUNORTEporhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/864/519Copyright (c) 2023 Tayna Gonçalves Barbosa, Adriana Mendes da Rocha, Carolina dos Reis Alves, Ana Augusta Maciel de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Tayna Gonçalves Rocha, Adriana Mendes da Alves, Carolina dos Reis Souza, Ana Augusta Maciel de 2023-09-26T22:37:14Zoai:revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php:article/864Revistahttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/indexPUBhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/oaieditor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br2526-63492526-6349opendoar:2023-09-26T22:37:14Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de uma história infantil como instrumento de educação em saúde sobre as diversidades
title Construção de uma história infantil como instrumento de educação em saúde sobre as diversidades
spellingShingle Construção de uma história infantil como instrumento de educação em saúde sobre as diversidades
Barbosa, Tayna Gonçalves
Educação infantil.
Promoção da saúde.
Inclusão social.
title_short Construção de uma história infantil como instrumento de educação em saúde sobre as diversidades
title_full Construção de uma história infantil como instrumento de educação em saúde sobre as diversidades
title_fullStr Construção de uma história infantil como instrumento de educação em saúde sobre as diversidades
title_full_unstemmed Construção de uma história infantil como instrumento de educação em saúde sobre as diversidades
title_sort Construção de uma história infantil como instrumento de educação em saúde sobre as diversidades
author Barbosa, Tayna Gonçalves
author_facet Barbosa, Tayna Gonçalves
Rocha, Adriana Mendes da
Alves, Carolina dos Reis
Souza, Ana Augusta Maciel de
author_role author
author2 Rocha, Adriana Mendes da
Alves, Carolina dos Reis
Souza, Ana Augusta Maciel de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Tayna Gonçalves
Rocha, Adriana Mendes da
Alves, Carolina dos Reis
Souza, Ana Augusta Maciel de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil.
Promoção da saúde.
Inclusão social.
topic Educação infantil.
Promoção da saúde.
Inclusão social.
description Objetivo: relatar a experiência de acadêmicas do curso de graduação em Enfermagem na elaboração de um livro infantil sobre a diversidade. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre a elaboração de uma história infantil desenvolvida por acadêmicas do 6º período do curso de graduação em Enfermagem, para apresentação à disciplina Produção do Conhecimento Aplicado à Enfermagem. O trabalho foi realizado de forma remota durante os meses de agosto e novembro de 2021. O enredo histórico se deu após reuniões remotas, via Google Meet. As ilustrações foram obtidas por meio de imagens disponíveis gratuitamente na internet, tendo seu fundo removido pelo site Remove.bg. Foi utilizada a plataforma de design gráfico Canva para a criação e edição do livro. Resultados: o produto final obtido foi intitulado “A Casa Arco-íris”, composto por 30 páginas, incluindo a capa, prefácio e ficha técnica. O contexto literal compreendeu as vivências do cotidiano de crianças que sofrem discriminação no ambiente escolar, sendo a proposta final do livro ajudar as crianças a se amarem e ensiná-las a terem empatia com os demais. Para isso, foram criados persongens fictícios que abordaram as diversas diferenças que os tornam únicos. A linguagem apresentou-se de forma clara e acessível, com auxílio de imagens coloridas, tornando o livro mais atrativo e, facilitando o processo de leitura. Conclusão: a leitura é uma das alternativas para abordar, de forma educativa, temáticas relevantes para a sociedade. Por meio da leitura do livro “A casa arco-íris”, é possível que as crianças aprendam, com uma linguagem acessível e adequada à infância, sobre a diversidade. O processo de criação/contação de histórias infantis torna-se um fator importante para ações de promoção de saúde realizadas pelo enfermeiro.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/864
url http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/864/519
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FUNORTE
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FUNORTE
dc.source.none.fl_str_mv Bionorte; v. 12 n. Suppl.5 (2023): V Congresso Norte Mineiro de Enfermagem
2526-6349
2175-1943
10.47822/bn.v12iSuppl.5
reponame:Bionorte
instname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)
instacron:FUNORTE
instname_str Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)
instacron_str FUNORTE
institution FUNORTE
reponame_str Bionorte
collection Bionorte
repository.name.fl_str_mv Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)
repository.mail.fl_str_mv editor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br
_version_ 1797067933727326208