Construção de uma história infantil como instrumento de educação em saúde sobre as diversidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bionorte |
Texto Completo: | http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/864 |
Resumo: | Objetivo: relatar a experiência de acadêmicas do curso de graduação em Enfermagem na elaboração de um livro infantil sobre a diversidade. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre a elaboração de uma história infantil desenvolvida por acadêmicas do 6º período do curso de graduação em Enfermagem, para apresentação à disciplina Produção do Conhecimento Aplicado à Enfermagem. O trabalho foi realizado de forma remota durante os meses de agosto e novembro de 2021. O enredo histórico se deu após reuniões remotas, via Google Meet. As ilustrações foram obtidas por meio de imagens disponíveis gratuitamente na internet, tendo seu fundo removido pelo site Remove.bg. Foi utilizada a plataforma de design gráfico Canva para a criação e edição do livro. Resultados: o produto final obtido foi intitulado “A Casa Arco-íris”, composto por 30 páginas, incluindo a capa, prefácio e ficha técnica. O contexto literal compreendeu as vivências do cotidiano de crianças que sofrem discriminação no ambiente escolar, sendo a proposta final do livro ajudar as crianças a se amarem e ensiná-las a terem empatia com os demais. Para isso, foram criados persongens fictícios que abordaram as diversas diferenças que os tornam únicos. A linguagem apresentou-se de forma clara e acessível, com auxílio de imagens coloridas, tornando o livro mais atrativo e, facilitando o processo de leitura. Conclusão: a leitura é uma das alternativas para abordar, de forma educativa, temáticas relevantes para a sociedade. Por meio da leitura do livro “A casa arco-íris”, é possível que as crianças aprendam, com uma linguagem acessível e adequada à infância, sobre a diversidade. O processo de criação/contação de histórias infantis torna-se um fator importante para ações de promoção de saúde realizadas pelo enfermeiro. |
id |
FUNORTE_01e68204a926c7c3cff57839d046aad1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php:article/864 |
network_acronym_str |
FUNORTE |
network_name_str |
Bionorte |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção de uma história infantil como instrumento de educação em saúde sobre as diversidadesEducação infantil.Promoção da saúde.Inclusão social.Objetivo: relatar a experiência de acadêmicas do curso de graduação em Enfermagem na elaboração de um livro infantil sobre a diversidade. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre a elaboração de uma história infantil desenvolvida por acadêmicas do 6º período do curso de graduação em Enfermagem, para apresentação à disciplina Produção do Conhecimento Aplicado à Enfermagem. O trabalho foi realizado de forma remota durante os meses de agosto e novembro de 2021. O enredo histórico se deu após reuniões remotas, via Google Meet. As ilustrações foram obtidas por meio de imagens disponíveis gratuitamente na internet, tendo seu fundo removido pelo site Remove.bg. Foi utilizada a plataforma de design gráfico Canva para a criação e edição do livro. Resultados: o produto final obtido foi intitulado “A Casa Arco-íris”, composto por 30 páginas, incluindo a capa, prefácio e ficha técnica. O contexto literal compreendeu as vivências do cotidiano de crianças que sofrem discriminação no ambiente escolar, sendo a proposta final do livro ajudar as crianças a se amarem e ensiná-las a terem empatia com os demais. Para isso, foram criados persongens fictícios que abordaram as diversas diferenças que os tornam únicos. A linguagem apresentou-se de forma clara e acessível, com auxílio de imagens coloridas, tornando o livro mais atrativo e, facilitando o processo de leitura. Conclusão: a leitura é uma das alternativas para abordar, de forma educativa, temáticas relevantes para a sociedade. Por meio da leitura do livro “A casa arco-íris”, é possível que as crianças aprendam, com uma linguagem acessível e adequada à infância, sobre a diversidade. O processo de criação/contação de histórias infantis torna-se um fator importante para ações de promoção de saúde realizadas pelo enfermeiro.Centro Universitário FUNORTE2023-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/864Bionorte; v. 12 n. Suppl.5 (2023): V Congresso Norte Mineiro de Enfermagem2526-63492175-194310.47822/bn.v12iSuppl.5reponame:Bionorteinstname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)instacron:FUNORTEporhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/864/519Copyright (c) 2023 Tayna Gonçalves Barbosa, Adriana Mendes da Rocha, Carolina dos Reis Alves, Ana Augusta Maciel de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Tayna Gonçalves Rocha, Adriana Mendes da Alves, Carolina dos Reis Souza, Ana Augusta Maciel de 2023-09-26T22:37:14Zoai:revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php:article/864Revistahttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/indexPUBhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/oaieditor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br2526-63492526-6349opendoar:2023-09-26T22:37:14Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção de uma história infantil como instrumento de educação em saúde sobre as diversidades |
title |
Construção de uma história infantil como instrumento de educação em saúde sobre as diversidades |
spellingShingle |
Construção de uma história infantil como instrumento de educação em saúde sobre as diversidades Barbosa, Tayna Gonçalves Educação infantil. Promoção da saúde. Inclusão social. |
title_short |
Construção de uma história infantil como instrumento de educação em saúde sobre as diversidades |
title_full |
Construção de uma história infantil como instrumento de educação em saúde sobre as diversidades |
title_fullStr |
Construção de uma história infantil como instrumento de educação em saúde sobre as diversidades |
title_full_unstemmed |
Construção de uma história infantil como instrumento de educação em saúde sobre as diversidades |
title_sort |
Construção de uma história infantil como instrumento de educação em saúde sobre as diversidades |
author |
Barbosa, Tayna Gonçalves |
author_facet |
Barbosa, Tayna Gonçalves Rocha, Adriana Mendes da Alves, Carolina dos Reis Souza, Ana Augusta Maciel de |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Adriana Mendes da Alves, Carolina dos Reis Souza, Ana Augusta Maciel de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Tayna Gonçalves Rocha, Adriana Mendes da Alves, Carolina dos Reis Souza, Ana Augusta Maciel de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil. Promoção da saúde. Inclusão social. |
topic |
Educação infantil. Promoção da saúde. Inclusão social. |
description |
Objetivo: relatar a experiência de acadêmicas do curso de graduação em Enfermagem na elaboração de um livro infantil sobre a diversidade. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre a elaboração de uma história infantil desenvolvida por acadêmicas do 6º período do curso de graduação em Enfermagem, para apresentação à disciplina Produção do Conhecimento Aplicado à Enfermagem. O trabalho foi realizado de forma remota durante os meses de agosto e novembro de 2021. O enredo histórico se deu após reuniões remotas, via Google Meet. As ilustrações foram obtidas por meio de imagens disponíveis gratuitamente na internet, tendo seu fundo removido pelo site Remove.bg. Foi utilizada a plataforma de design gráfico Canva para a criação e edição do livro. Resultados: o produto final obtido foi intitulado “A Casa Arco-íris”, composto por 30 páginas, incluindo a capa, prefácio e ficha técnica. O contexto literal compreendeu as vivências do cotidiano de crianças que sofrem discriminação no ambiente escolar, sendo a proposta final do livro ajudar as crianças a se amarem e ensiná-las a terem empatia com os demais. Para isso, foram criados persongens fictícios que abordaram as diversas diferenças que os tornam únicos. A linguagem apresentou-se de forma clara e acessível, com auxílio de imagens coloridas, tornando o livro mais atrativo e, facilitando o processo de leitura. Conclusão: a leitura é uma das alternativas para abordar, de forma educativa, temáticas relevantes para a sociedade. Por meio da leitura do livro “A casa arco-íris”, é possível que as crianças aprendam, com uma linguagem acessível e adequada à infância, sobre a diversidade. O processo de criação/contação de histórias infantis torna-se um fator importante para ações de promoção de saúde realizadas pelo enfermeiro. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/864 |
url |
http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/864/519 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário FUNORTE |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário FUNORTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bionorte; v. 12 n. Suppl.5 (2023): V Congresso Norte Mineiro de Enfermagem 2526-6349 2175-1943 10.47822/bn.v12iSuppl.5 reponame:Bionorte instname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) instacron:FUNORTE |
instname_str |
Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) |
instacron_str |
FUNORTE |
institution |
FUNORTE |
reponame_str |
Bionorte |
collection |
Bionorte |
repository.name.fl_str_mv |
Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
editor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br |
_version_ |
1797067933727326208 |