A evolução dos métodos de ensino da anatomia humana - uma revisão sistemática integrativa da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Manuela Lopes de Araújo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cruz, Daniela Martins, Lima, Gabriela Santana, Rocha, Melina Rodrigues, Santos, Gabriel Meireles dos, Reis, Claudiojanes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bionorte
Texto Completo: http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/111
Resumo: Objetivo: apresentar a evolução temporal no ensino da anatomia humana e analisar o impacto e a efetividade dos novos métodos de ensino no aprendizado dos alunos. Métodos: trata-se de uma revisão sistemática do tipo integrativa baseada nas normas da Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). O estudo foi construído a partir da pergunta-chave: “Qual a evolução temporal dos métodos de ensino da anatomia humana”, mediante busca nas bases eletrônicas Medline e LILACS, por meio do uso da associação dos descritores e seus sinônimos “teaching”, “education techniques”, “teaching materials”, “teaching methods”, “anatomy”, “evolution”. Resultados: foram incluídos vinte e um artigos nesta revisão. Com o tempo, o ensino da anatomia humana sofreu alterações devido à necessidade de incorporação de métodos mais modernos os quais visam ao aprendizado mais efetivo. Na evolução temporal, foram identificados modelos, como dissecção cadavérica, integração com o meio ambiente, pintura corporal, aprendizagem baseada em problemas, recursos tecnológicos, representações gráficas 3D e aplicação em procedimentos cirúrgicos assistidos. Conclusão: as novas alternativas possibilitam interação e autonomia dos estudantes, permitindo-lhes compreender melhor os conteúdos abordados, e evidenciam os benefícios da combinação desses métodos no ensino tradicional da anatomia para facilitar a compreensão de informações.
id FUNORTE_08e1b8ff46cf5f6ad43ddf56fff37d42
oai_identifier_str oai:revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php:article/111
network_acronym_str FUNORTE
network_name_str Bionorte
repository_id_str
spelling A evolução dos métodos de ensino da anatomia humana - uma revisão sistemática integrativa da literaturaDissecçãoAprendizagem baseada em problemasImagem em 3DObjetivo: apresentar a evolução temporal no ensino da anatomia humana e analisar o impacto e a efetividade dos novos métodos de ensino no aprendizado dos alunos. Métodos: trata-se de uma revisão sistemática do tipo integrativa baseada nas normas da Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). O estudo foi construído a partir da pergunta-chave: “Qual a evolução temporal dos métodos de ensino da anatomia humana”, mediante busca nas bases eletrônicas Medline e LILACS, por meio do uso da associação dos descritores e seus sinônimos “teaching”, “education techniques”, “teaching materials”, “teaching methods”, “anatomy”, “evolution”. Resultados: foram incluídos vinte e um artigos nesta revisão. Com o tempo, o ensino da anatomia humana sofreu alterações devido à necessidade de incorporação de métodos mais modernos os quais visam ao aprendizado mais efetivo. Na evolução temporal, foram identificados modelos, como dissecção cadavérica, integração com o meio ambiente, pintura corporal, aprendizagem baseada em problemas, recursos tecnológicos, representações gráficas 3D e aplicação em procedimentos cirúrgicos assistidos. Conclusão: as novas alternativas possibilitam interação e autonomia dos estudantes, permitindo-lhes compreender melhor os conteúdos abordados, e evidenciam os benefícios da combinação desses métodos no ensino tradicional da anatomia para facilitar a compreensão de informações.Centro Universitário FUNORTE2022-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/111Bionorte; v. 10 n. 2 (2021); 168-1812526-63492175-1943reponame:Bionorteinstname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)instacron:FUNORTEporhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/111/69http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/111/71Copyright (c) 2022 Manuela Lopes de Araújo Pinheiro, Daniela Martins Cruz, Gabriela Santana Lima, Melina Rodrigues Rocha, Gabriel Meireles dos Santos, Claudiojanes Reishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Manuela Lopes de Araújo Cruz, Daniela Martins Lima, Gabriela Santana Rocha, Melina Rodrigues Santos, Gabriel Meireles dos Reis, Claudiojanes 2023-04-11T17:57:40Zoai:revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php:article/111Revistahttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/indexPUBhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/oaieditor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br2526-63492526-6349opendoar:2023-04-11T17:57:40Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)false
dc.title.none.fl_str_mv A evolução dos métodos de ensino da anatomia humana - uma revisão sistemática integrativa da literatura
title A evolução dos métodos de ensino da anatomia humana - uma revisão sistemática integrativa da literatura
spellingShingle A evolução dos métodos de ensino da anatomia humana - uma revisão sistemática integrativa da literatura
Pinheiro, Manuela Lopes de Araújo
Dissecção
Aprendizagem baseada em problemas
Imagem em 3D
title_short A evolução dos métodos de ensino da anatomia humana - uma revisão sistemática integrativa da literatura
title_full A evolução dos métodos de ensino da anatomia humana - uma revisão sistemática integrativa da literatura
title_fullStr A evolução dos métodos de ensino da anatomia humana - uma revisão sistemática integrativa da literatura
title_full_unstemmed A evolução dos métodos de ensino da anatomia humana - uma revisão sistemática integrativa da literatura
title_sort A evolução dos métodos de ensino da anatomia humana - uma revisão sistemática integrativa da literatura
author Pinheiro, Manuela Lopes de Araújo
author_facet Pinheiro, Manuela Lopes de Araújo
Cruz, Daniela Martins
Lima, Gabriela Santana
Rocha, Melina Rodrigues
Santos, Gabriel Meireles dos
Reis, Claudiojanes
author_role author
author2 Cruz, Daniela Martins
Lima, Gabriela Santana
Rocha, Melina Rodrigues
Santos, Gabriel Meireles dos
Reis, Claudiojanes
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Manuela Lopes de Araújo
Cruz, Daniela Martins
Lima, Gabriela Santana
Rocha, Melina Rodrigues
Santos, Gabriel Meireles dos
Reis, Claudiojanes
dc.subject.por.fl_str_mv Dissecção
Aprendizagem baseada em problemas
Imagem em 3D
topic Dissecção
Aprendizagem baseada em problemas
Imagem em 3D
description Objetivo: apresentar a evolução temporal no ensino da anatomia humana e analisar o impacto e a efetividade dos novos métodos de ensino no aprendizado dos alunos. Métodos: trata-se de uma revisão sistemática do tipo integrativa baseada nas normas da Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). O estudo foi construído a partir da pergunta-chave: “Qual a evolução temporal dos métodos de ensino da anatomia humana”, mediante busca nas bases eletrônicas Medline e LILACS, por meio do uso da associação dos descritores e seus sinônimos “teaching”, “education techniques”, “teaching materials”, “teaching methods”, “anatomy”, “evolution”. Resultados: foram incluídos vinte e um artigos nesta revisão. Com o tempo, o ensino da anatomia humana sofreu alterações devido à necessidade de incorporação de métodos mais modernos os quais visam ao aprendizado mais efetivo. Na evolução temporal, foram identificados modelos, como dissecção cadavérica, integração com o meio ambiente, pintura corporal, aprendizagem baseada em problemas, recursos tecnológicos, representações gráficas 3D e aplicação em procedimentos cirúrgicos assistidos. Conclusão: as novas alternativas possibilitam interação e autonomia dos estudantes, permitindo-lhes compreender melhor os conteúdos abordados, e evidenciam os benefícios da combinação desses métodos no ensino tradicional da anatomia para facilitar a compreensão de informações.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/111
url http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/111/69
http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/111/71
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FUNORTE
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FUNORTE
dc.source.none.fl_str_mv Bionorte; v. 10 n. 2 (2021); 168-181
2526-6349
2175-1943
reponame:Bionorte
instname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)
instacron:FUNORTE
instname_str Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)
instacron_str FUNORTE
institution FUNORTE
reponame_str Bionorte
collection Bionorte
repository.name.fl_str_mv Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)
repository.mail.fl_str_mv editor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br
_version_ 1797067932718596096