A evolução dos métodos de ensino da anatomia humana - uma revisão sistemática integrativa da literatura
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bionorte |
Texto Completo: | http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/111 |
Resumo: | Objetivo: apresentar a evolução temporal no ensino da anatomia humana e analisar o impacto e a efetividade dos novos métodos de ensino no aprendizado dos alunos. Métodos: trata-se de uma revisão sistemática do tipo integrativa baseada nas normas da Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). O estudo foi construído a partir da pergunta-chave: “Qual a evolução temporal dos métodos de ensino da anatomia humana”, mediante busca nas bases eletrônicas Medline e LILACS, por meio do uso da associação dos descritores e seus sinônimos “teaching”, “education techniques”, “teaching materials”, “teaching methods”, “anatomy”, “evolution”. Resultados: foram incluídos vinte e um artigos nesta revisão. Com o tempo, o ensino da anatomia humana sofreu alterações devido à necessidade de incorporação de métodos mais modernos os quais visam ao aprendizado mais efetivo. Na evolução temporal, foram identificados modelos, como dissecção cadavérica, integração com o meio ambiente, pintura corporal, aprendizagem baseada em problemas, recursos tecnológicos, representações gráficas 3D e aplicação em procedimentos cirúrgicos assistidos. Conclusão: as novas alternativas possibilitam interação e autonomia dos estudantes, permitindo-lhes compreender melhor os conteúdos abordados, e evidenciam os benefícios da combinação desses métodos no ensino tradicional da anatomia para facilitar a compreensão de informações. |
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