Síndrome de Burnout em estudantes de um curso de graduação em medicina com metodologias ativas de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bionorte |
Texto Completo: | http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/128 |
Resumo: | Objetivo: analisar a possibilidade do desenvolvimento da Síndrome de Burnout em estudantes de um curso de medicina, o qual utiliza Metodologias Ativas de Ensino. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo descritivo, com estudantes do curso de medicina, abrangendo turmas de quatro períodos diferentes, de ambos os sexos, maiores de 18 anos, que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram colhidos dados por meio da aplicação de um questionário sociodemográfico e do Maslach Burnout Inventory – Student Survey, no qual a manifestação de Burnout foi identificada por meio dos pontos de corte adotados, baseados na frequência de sintomas demarcada por escala Likert. Tem-se indicativo da presença da síndrome ou de que seu processo esteja em curso através de critérios tridimensionais, quando encontram-se altos níveis de exaustão emocional (EE) e descrença/despersonalização (DE) e baixos níveis de eficácia/realização profissional (EP) ou, bidimensionais, em que se têm altos níveis de EE e DE. Resultados: a população estudada foi composta por 130 alunos, havendo predominância do sexo feminino e idade menor que 25 anos. Analisando os questionários, observou-se que 20% dos participantes apresentaram indicativo de Síndrome de Bournot, com elevado índice de EE em todas as turmas, DE em elevação e alta EP, indicando a existência de sofrimento psicológico e emocional. Conclusão: esses resultados reforçam a necessidade de ampliação das pesquisas sobre a Síndrome de Burnot em estudantes de medicina, além de maior apoio institucional para prevenir o adoecimento psíquico entre os discentes. |
id |
FUNORTE_35fdce6026d3d46368a71d26947f7703 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.funorte2.hospedagemdesites.ws:article/128 |
network_acronym_str |
FUNORTE |
network_name_str |
Bionorte |
repository_id_str |
|
spelling |
Síndrome de Burnout em estudantes de um curso de graduação em medicina com metodologias ativas de ensino-aprendizagemEsgotamento psicológicoSaúde mentalEducação médicaEstudantes de medicinaObjetivo: analisar a possibilidade do desenvolvimento da Síndrome de Burnout em estudantes de um curso de medicina, o qual utiliza Metodologias Ativas de Ensino. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo descritivo, com estudantes do curso de medicina, abrangendo turmas de quatro períodos diferentes, de ambos os sexos, maiores de 18 anos, que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram colhidos dados por meio da aplicação de um questionário sociodemográfico e do Maslach Burnout Inventory – Student Survey, no qual a manifestação de Burnout foi identificada por meio dos pontos de corte adotados, baseados na frequência de sintomas demarcada por escala Likert. Tem-se indicativo da presença da síndrome ou de que seu processo esteja em curso através de critérios tridimensionais, quando encontram-se altos níveis de exaustão emocional (EE) e descrença/despersonalização (DE) e baixos níveis de eficácia/realização profissional (EP) ou, bidimensionais, em que se têm altos níveis de EE e DE. Resultados: a população estudada foi composta por 130 alunos, havendo predominância do sexo feminino e idade menor que 25 anos. Analisando os questionários, observou-se que 20% dos participantes apresentaram indicativo de Síndrome de Bournot, com elevado índice de EE em todas as turmas, DE em elevação e alta EP, indicando a existência de sofrimento psicológico e emocional. Conclusão: esses resultados reforçam a necessidade de ampliação das pesquisas sobre a Síndrome de Burnot em estudantes de medicina, além de maior apoio institucional para prevenir o adoecimento psíquico entre os discentes.Centro Universitário FUNORTE2022-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/128Bionorte; v. 9 n. 1 (2020); 36-462526-63492175-1943reponame:Bionorteinstname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)instacron:FUNORTEporhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/128/70Copyright (c) 2022 Alina Batista Dantas, Kathary Loory Soares Silveira, Luma Miranda Souza, Yasmin Pereira Azevedo, Joilda Silva Nery, Diogo Vilar da Fonsecahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDantas, Alina Batista Silveira, Kathary Loory Soares Souza, Luma Miranda Azevedo, Yasmin Pereira Nery, Joilda Silva Fonseca, Diogo Vilar da 2022-03-17T12:29:20Zoai:ojs2.funorte2.hospedagemdesites.ws:article/128Revistahttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/indexPUBhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/oaieditor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br2526-63492526-6349opendoar:2022-03-17T12:29:20Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Síndrome de Burnout em estudantes de um curso de graduação em medicina com metodologias ativas de ensino-aprendizagem |
title |
Síndrome de Burnout em estudantes de um curso de graduação em medicina com metodologias ativas de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Síndrome de Burnout em estudantes de um curso de graduação em medicina com metodologias ativas de ensino-aprendizagem Dantas, Alina Batista Esgotamento psicológico Saúde mental Educação médica Estudantes de medicina |
title_short |
Síndrome de Burnout em estudantes de um curso de graduação em medicina com metodologias ativas de ensino-aprendizagem |
title_full |
Síndrome de Burnout em estudantes de um curso de graduação em medicina com metodologias ativas de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Síndrome de Burnout em estudantes de um curso de graduação em medicina com metodologias ativas de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Síndrome de Burnout em estudantes de um curso de graduação em medicina com metodologias ativas de ensino-aprendizagem |
title_sort |
Síndrome de Burnout em estudantes de um curso de graduação em medicina com metodologias ativas de ensino-aprendizagem |
author |
Dantas, Alina Batista |
author_facet |
Dantas, Alina Batista Silveira, Kathary Loory Soares Souza, Luma Miranda Azevedo, Yasmin Pereira Nery, Joilda Silva Fonseca, Diogo Vilar da |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Kathary Loory Soares Souza, Luma Miranda Azevedo, Yasmin Pereira Nery, Joilda Silva Fonseca, Diogo Vilar da |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Alina Batista Silveira, Kathary Loory Soares Souza, Luma Miranda Azevedo, Yasmin Pereira Nery, Joilda Silva Fonseca, Diogo Vilar da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Esgotamento psicológico Saúde mental Educação médica Estudantes de medicina |
topic |
Esgotamento psicológico Saúde mental Educação médica Estudantes de medicina |
description |
Objetivo: analisar a possibilidade do desenvolvimento da Síndrome de Burnout em estudantes de um curso de medicina, o qual utiliza Metodologias Ativas de Ensino. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo descritivo, com estudantes do curso de medicina, abrangendo turmas de quatro períodos diferentes, de ambos os sexos, maiores de 18 anos, que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram colhidos dados por meio da aplicação de um questionário sociodemográfico e do Maslach Burnout Inventory – Student Survey, no qual a manifestação de Burnout foi identificada por meio dos pontos de corte adotados, baseados na frequência de sintomas demarcada por escala Likert. Tem-se indicativo da presença da síndrome ou de que seu processo esteja em curso através de critérios tridimensionais, quando encontram-se altos níveis de exaustão emocional (EE) e descrença/despersonalização (DE) e baixos níveis de eficácia/realização profissional (EP) ou, bidimensionais, em que se têm altos níveis de EE e DE. Resultados: a população estudada foi composta por 130 alunos, havendo predominância do sexo feminino e idade menor que 25 anos. Analisando os questionários, observou-se que 20% dos participantes apresentaram indicativo de Síndrome de Bournot, com elevado índice de EE em todas as turmas, DE em elevação e alta EP, indicando a existência de sofrimento psicológico e emocional. Conclusão: esses resultados reforçam a necessidade de ampliação das pesquisas sobre a Síndrome de Burnot em estudantes de medicina, além de maior apoio institucional para prevenir o adoecimento psíquico entre os discentes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/128 |
url |
http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/128/70 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário FUNORTE |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário FUNORTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bionorte; v. 9 n. 1 (2020); 36-46 2526-6349 2175-1943 reponame:Bionorte instname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) instacron:FUNORTE |
instname_str |
Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) |
instacron_str |
FUNORTE |
institution |
FUNORTE |
reponame_str |
Bionorte |
collection |
Bionorte |
repository.name.fl_str_mv |
Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
editor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br |
_version_ |
1797067934609178624 |