Animais domésticos e silvetres: como cuidar?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bionorte |
Texto Completo: | http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/629 |
Resumo: | Objetivo: relatar a experiência ao auxiliar os alunos sobre a identificação dos animais domésticos ou silvestres. Materiais e Métodos: os temas foram abordados através de uma palestra ministrada pelos acadêmicos de Medicina Veterinária da cidade de Montes Claros-MG, de forma presencial, para alunos do 1°ano do ensino médio, em Pirapora – MG. Na identificação dos animais domésticos ou silvestres, foi abordado sobre suas semelhanças e diferenças em partes do corpo e comportamento; além de alertar sobre os cuidados básicos com alimentação (específico em animais domésticos), que deve ser balanceada e muito bem equilibrada, alertando sobre a importância de manter o protocolo de vacinação em dia e sobre os cuidados e responsabilidades que se deve ter com os animais em geral. Foi realizada uma gincana, utilizando-se um quadro interativo, com fichas e perguntas relacionadas aos temas abordados. O quadro continha imagens e perguntas relacionadas às espécies de animais. As fichas foram guardadas em uma caixa, onde cada aluno sorteava uma ficha e assinalava de acordo com as perguntas do quadro: “Qual é o animal?”; “Doméstico ou Silvestre?” e “Quais os cuidados básicos?”. Em seguida, abriu-se um tempo para esclarecimento de dúvidas e troca de informações com os alunos e encerrou-se a atividade. Resultados: notou-se um enorme interesse dos alunos durante a apresentação sobre os temas, principalmente sobre os cuidados básicos com o animal. Foram feitos questionamentos e dúvidas foram esclarecidas. O tema foi de suma importância e o aprendizado foi efetivo na classe. Conclusão: levando-se em conta o que foi observado, houve uma interação e troca de informações muito relevantes, quando os participantes puderam aprender sobre a diferenciação de espécies, os cuidados básicos com os animais. Com uma didática muito descontraída, puderam entender como se deve ter respeito e responsabilidade com os animais de uma forma geral. |
id |
FUNORTE_3edf2bcd6494fd2f95a73a8727c2e833 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php:article/629 |
network_acronym_str |
FUNORTE |
network_name_str |
Bionorte |
repository_id_str |
|
spelling |
Animais domésticos e silvetres: como cuidar?AnimalCuidados BásicosEspécies AnimaisObjetivo: relatar a experiência ao auxiliar os alunos sobre a identificação dos animais domésticos ou silvestres. Materiais e Métodos: os temas foram abordados através de uma palestra ministrada pelos acadêmicos de Medicina Veterinária da cidade de Montes Claros-MG, de forma presencial, para alunos do 1°ano do ensino médio, em Pirapora – MG. Na identificação dos animais domésticos ou silvestres, foi abordado sobre suas semelhanças e diferenças em partes do corpo e comportamento; além de alertar sobre os cuidados básicos com alimentação (específico em animais domésticos), que deve ser balanceada e muito bem equilibrada, alertando sobre a importância de manter o protocolo de vacinação em dia e sobre os cuidados e responsabilidades que se deve ter com os animais em geral. Foi realizada uma gincana, utilizando-se um quadro interativo, com fichas e perguntas relacionadas aos temas abordados. O quadro continha imagens e perguntas relacionadas às espécies de animais. As fichas foram guardadas em uma caixa, onde cada aluno sorteava uma ficha e assinalava de acordo com as perguntas do quadro: “Qual é o animal?”; “Doméstico ou Silvestre?” e “Quais os cuidados básicos?”. Em seguida, abriu-se um tempo para esclarecimento de dúvidas e troca de informações com os alunos e encerrou-se a atividade. Resultados: notou-se um enorme interesse dos alunos durante a apresentação sobre os temas, principalmente sobre os cuidados básicos com o animal. Foram feitos questionamentos e dúvidas foram esclarecidas. O tema foi de suma importância e o aprendizado foi efetivo na classe. Conclusão: levando-se em conta o que foi observado, houve uma interação e troca de informações muito relevantes, quando os participantes puderam aprender sobre a diferenciação de espécies, os cuidados básicos com os animais. Com uma didática muito descontraída, puderam entender como se deve ter respeito e responsabilidade com os animais de uma forma geral.Centro Universitário FUNORTE2023-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/629Bionorte; v. 12 n. Suppl. 1 (2023): II Mostra de Trabalhos de Pesquisa: atividades transversais nos cursos de graduação2526-63492175-194310.47822/bn.v12iSuppl. 1reponame:Bionorteinstname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)instacron:FUNORTEporhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/629/411Copyright (c) 2023 Isadora Fernanda Dias Nunes, Leandro Rodrigues Lopes, Marcelo Augusto Dias Teles, Ruanna Rosa Gitirana; Janini Tatiane Lima Souza Maiahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Isadora Fernanda Dias Lopes, Leandro Rodrigues Teles, Marcelo Augusto Dias Gitirana, Ruanna Rosa Maia, Janini Tatiane Lima Souza2023-05-29T11:52:04Zoai:revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php:article/629Revistahttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/indexPUBhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/oaieditor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br2526-63492526-6349opendoar:2023-05-29T11:52:04Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Animais domésticos e silvetres: como cuidar? |
title |
Animais domésticos e silvetres: como cuidar? |
spellingShingle |
Animais domésticos e silvetres: como cuidar? Nunes, Isadora Fernanda Dias Animal Cuidados Básicos Espécies Animais |
title_short |
Animais domésticos e silvetres: como cuidar? |
title_full |
Animais domésticos e silvetres: como cuidar? |
title_fullStr |
Animais domésticos e silvetres: como cuidar? |
title_full_unstemmed |
Animais domésticos e silvetres: como cuidar? |
title_sort |
Animais domésticos e silvetres: como cuidar? |
author |
Nunes, Isadora Fernanda Dias |
author_facet |
Nunes, Isadora Fernanda Dias Lopes, Leandro Rodrigues Teles, Marcelo Augusto Dias Gitirana, Ruanna Rosa Maia, Janini Tatiane Lima Souza |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Leandro Rodrigues Teles, Marcelo Augusto Dias Gitirana, Ruanna Rosa Maia, Janini Tatiane Lima Souza |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Isadora Fernanda Dias Lopes, Leandro Rodrigues Teles, Marcelo Augusto Dias Gitirana, Ruanna Rosa Maia, Janini Tatiane Lima Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Animal Cuidados Básicos Espécies Animais |
topic |
Animal Cuidados Básicos Espécies Animais |
description |
Objetivo: relatar a experiência ao auxiliar os alunos sobre a identificação dos animais domésticos ou silvestres. Materiais e Métodos: os temas foram abordados através de uma palestra ministrada pelos acadêmicos de Medicina Veterinária da cidade de Montes Claros-MG, de forma presencial, para alunos do 1°ano do ensino médio, em Pirapora – MG. Na identificação dos animais domésticos ou silvestres, foi abordado sobre suas semelhanças e diferenças em partes do corpo e comportamento; além de alertar sobre os cuidados básicos com alimentação (específico em animais domésticos), que deve ser balanceada e muito bem equilibrada, alertando sobre a importância de manter o protocolo de vacinação em dia e sobre os cuidados e responsabilidades que se deve ter com os animais em geral. Foi realizada uma gincana, utilizando-se um quadro interativo, com fichas e perguntas relacionadas aos temas abordados. O quadro continha imagens e perguntas relacionadas às espécies de animais. As fichas foram guardadas em uma caixa, onde cada aluno sorteava uma ficha e assinalava de acordo com as perguntas do quadro: “Qual é o animal?”; “Doméstico ou Silvestre?” e “Quais os cuidados básicos?”. Em seguida, abriu-se um tempo para esclarecimento de dúvidas e troca de informações com os alunos e encerrou-se a atividade. Resultados: notou-se um enorme interesse dos alunos durante a apresentação sobre os temas, principalmente sobre os cuidados básicos com o animal. Foram feitos questionamentos e dúvidas foram esclarecidas. O tema foi de suma importância e o aprendizado foi efetivo na classe. Conclusão: levando-se em conta o que foi observado, houve uma interação e troca de informações muito relevantes, quando os participantes puderam aprender sobre a diferenciação de espécies, os cuidados básicos com os animais. Com uma didática muito descontraída, puderam entender como se deve ter respeito e responsabilidade com os animais de uma forma geral. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/629 |
url |
http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/629/411 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário FUNORTE |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário FUNORTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bionorte; v. 12 n. Suppl. 1 (2023): II Mostra de Trabalhos de Pesquisa: atividades transversais nos cursos de graduação 2526-6349 2175-1943 10.47822/bn.v12iSuppl. 1 reponame:Bionorte instname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) instacron:FUNORTE |
instname_str |
Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) |
instacron_str |
FUNORTE |
institution |
FUNORTE |
reponame_str |
Bionorte |
collection |
Bionorte |
repository.name.fl_str_mv |
Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
editor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br |
_version_ |
1797067933587865600 |