Animais domésticos e silvetres: como cuidar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Isadora Fernanda Dias
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lopes, Leandro Rodrigues, Teles, Marcelo Augusto Dias, Gitirana, Ruanna Rosa, Maia, Janini Tatiane Lima Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bionorte
Texto Completo: http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/629
Resumo: Objetivo: relatar a experiência ao auxiliar os alunos sobre a identificação dos animais domésticos ou silvestres. Materiais e Métodos: os temas foram abordados através de uma palestra ministrada pelos acadêmicos de Medicina Veterinária da cidade de Montes Claros-MG, de forma presencial, para alunos do  1°ano do ensino  médio, em Pirapora – MG. Na identificação dos animais domésticos ou silvestres, foi abordado sobre suas semelhanças e diferenças em partes do corpo e comportamento; além de alertar sobre os cuidados básicos com alimentação (específico em animais domésticos), que deve ser balanceada e muito bem equilibrada, alertando sobre a importância de manter o protocolo de vacinação em dia e sobre os cuidados e responsabilidades que se deve ter com os animais em geral. Foi realizada uma gincana, utilizando-se um quadro interativo, com fichas e perguntas relacionadas aos temas abordados. O quadro continha imagens e perguntas relacionadas às espécies de animais. As fichas foram guardadas em uma caixa, onde cada aluno sorteava uma ficha e assinalava de acordo com as perguntas do quadro: “Qual é o animal?”; “Doméstico ou Silvestre?” e “Quais os cuidados básicos?”. Em seguida, abriu-se um tempo para esclarecimento de dúvidas e troca de informações com os alunos e encerrou-se a atividade. Resultados: notou-se um enorme interesse dos alunos durante a apresentação sobre  os temas, principalmente sobre os cuidados básicos com o animal. Foram feitos questionamentos e dúvidas foram esclarecidas. O tema foi de suma importância e o aprendizado foi efetivo na classe. Conclusão: levando-se em conta o que foi observado, houve uma interação e troca de informações muito relevantes, quando os participantes puderam aprender sobre a diferenciação de espécies, os cuidados básicos com os animais. Com uma didática muito descontraída, puderam entender como se deve ter respeito e responsabilidade com  os animais de uma forma geral.
id FUNORTE_3edf2bcd6494fd2f95a73a8727c2e833
oai_identifier_str oai:revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php:article/629
network_acronym_str FUNORTE
network_name_str Bionorte
repository_id_str
spelling Animais domésticos e silvetres: como cuidar?AnimalCuidados BásicosEspécies AnimaisObjetivo: relatar a experiência ao auxiliar os alunos sobre a identificação dos animais domésticos ou silvestres. Materiais e Métodos: os temas foram abordados através de uma palestra ministrada pelos acadêmicos de Medicina Veterinária da cidade de Montes Claros-MG, de forma presencial, para alunos do  1°ano do ensino  médio, em Pirapora – MG. Na identificação dos animais domésticos ou silvestres, foi abordado sobre suas semelhanças e diferenças em partes do corpo e comportamento; além de alertar sobre os cuidados básicos com alimentação (específico em animais domésticos), que deve ser balanceada e muito bem equilibrada, alertando sobre a importância de manter o protocolo de vacinação em dia e sobre os cuidados e responsabilidades que se deve ter com os animais em geral. Foi realizada uma gincana, utilizando-se um quadro interativo, com fichas e perguntas relacionadas aos temas abordados. O quadro continha imagens e perguntas relacionadas às espécies de animais. As fichas foram guardadas em uma caixa, onde cada aluno sorteava uma ficha e assinalava de acordo com as perguntas do quadro: “Qual é o animal?”; “Doméstico ou Silvestre?” e “Quais os cuidados básicos?”. Em seguida, abriu-se um tempo para esclarecimento de dúvidas e troca de informações com os alunos e encerrou-se a atividade. Resultados: notou-se um enorme interesse dos alunos durante a apresentação sobre  os temas, principalmente sobre os cuidados básicos com o animal. Foram feitos questionamentos e dúvidas foram esclarecidas. O tema foi de suma importância e o aprendizado foi efetivo na classe. Conclusão: levando-se em conta o que foi observado, houve uma interação e troca de informações muito relevantes, quando os participantes puderam aprender sobre a diferenciação de espécies, os cuidados básicos com os animais. Com uma didática muito descontraída, puderam entender como se deve ter respeito e responsabilidade com  os animais de uma forma geral.Centro Universitário FUNORTE2023-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/629Bionorte; v. 12 n. Suppl. 1 (2023): II Mostra de Trabalhos de Pesquisa: atividades transversais nos cursos de graduação2526-63492175-194310.47822/bn.v12iSuppl. 1reponame:Bionorteinstname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)instacron:FUNORTEporhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/629/411Copyright (c) 2023 Isadora Fernanda Dias Nunes, Leandro Rodrigues Lopes, Marcelo Augusto Dias Teles, Ruanna Rosa Gitirana; Janini Tatiane Lima Souza Maiahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Isadora Fernanda Dias Lopes, Leandro Rodrigues Teles, Marcelo Augusto Dias Gitirana, Ruanna Rosa Maia, Janini Tatiane Lima Souza2023-05-29T11:52:04Zoai:revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php:article/629Revistahttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/indexPUBhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/oaieditor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br2526-63492526-6349opendoar:2023-05-29T11:52:04Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Animais domésticos e silvetres: como cuidar?
title Animais domésticos e silvetres: como cuidar?
spellingShingle Animais domésticos e silvetres: como cuidar?
Nunes, Isadora Fernanda Dias
Animal
Cuidados Básicos
Espécies Animais
title_short Animais domésticos e silvetres: como cuidar?
title_full Animais domésticos e silvetres: como cuidar?
title_fullStr Animais domésticos e silvetres: como cuidar?
title_full_unstemmed Animais domésticos e silvetres: como cuidar?
title_sort Animais domésticos e silvetres: como cuidar?
author Nunes, Isadora Fernanda Dias
author_facet Nunes, Isadora Fernanda Dias
Lopes, Leandro Rodrigues
Teles, Marcelo Augusto Dias
Gitirana, Ruanna Rosa
Maia, Janini Tatiane Lima Souza
author_role author
author2 Lopes, Leandro Rodrigues
Teles, Marcelo Augusto Dias
Gitirana, Ruanna Rosa
Maia, Janini Tatiane Lima Souza
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Isadora Fernanda Dias
Lopes, Leandro Rodrigues
Teles, Marcelo Augusto Dias
Gitirana, Ruanna Rosa
Maia, Janini Tatiane Lima Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Animal
Cuidados Básicos
Espécies Animais
topic Animal
Cuidados Básicos
Espécies Animais
description Objetivo: relatar a experiência ao auxiliar os alunos sobre a identificação dos animais domésticos ou silvestres. Materiais e Métodos: os temas foram abordados através de uma palestra ministrada pelos acadêmicos de Medicina Veterinária da cidade de Montes Claros-MG, de forma presencial, para alunos do  1°ano do ensino  médio, em Pirapora – MG. Na identificação dos animais domésticos ou silvestres, foi abordado sobre suas semelhanças e diferenças em partes do corpo e comportamento; além de alertar sobre os cuidados básicos com alimentação (específico em animais domésticos), que deve ser balanceada e muito bem equilibrada, alertando sobre a importância de manter o protocolo de vacinação em dia e sobre os cuidados e responsabilidades que se deve ter com os animais em geral. Foi realizada uma gincana, utilizando-se um quadro interativo, com fichas e perguntas relacionadas aos temas abordados. O quadro continha imagens e perguntas relacionadas às espécies de animais. As fichas foram guardadas em uma caixa, onde cada aluno sorteava uma ficha e assinalava de acordo com as perguntas do quadro: “Qual é o animal?”; “Doméstico ou Silvestre?” e “Quais os cuidados básicos?”. Em seguida, abriu-se um tempo para esclarecimento de dúvidas e troca de informações com os alunos e encerrou-se a atividade. Resultados: notou-se um enorme interesse dos alunos durante a apresentação sobre  os temas, principalmente sobre os cuidados básicos com o animal. Foram feitos questionamentos e dúvidas foram esclarecidas. O tema foi de suma importância e o aprendizado foi efetivo na classe. Conclusão: levando-se em conta o que foi observado, houve uma interação e troca de informações muito relevantes, quando os participantes puderam aprender sobre a diferenciação de espécies, os cuidados básicos com os animais. Com uma didática muito descontraída, puderam entender como se deve ter respeito e responsabilidade com  os animais de uma forma geral.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/629
url http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/629/411
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FUNORTE
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FUNORTE
dc.source.none.fl_str_mv Bionorte; v. 12 n. Suppl. 1 (2023): II Mostra de Trabalhos de Pesquisa: atividades transversais nos cursos de graduação
2526-6349
2175-1943
10.47822/bn.v12iSuppl. 1
reponame:Bionorte
instname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)
instacron:FUNORTE
instname_str Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)
instacron_str FUNORTE
institution FUNORTE
reponame_str Bionorte
collection Bionorte
repository.name.fl_str_mv Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)
repository.mail.fl_str_mv editor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br
_version_ 1797067933587865600