Diagnóstico precoce do câncer de mama: sensibilização através do folder educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bionorte |
Texto Completo: | http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/511 |
Resumo: | Objetivo: relatar a experiência adquirida ao sensibilizar as mulheres acerca do autoconhecimento das mamas como forma de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência, realizado por acadêmicos do curso de graduação em enfermagem em uma unidade de ESF (Estratégia de Saúde da Família), na cidade de Montes Claros (MG), entre os meses de outubro e novembro de 2021. Elaborou-se, inicialmente, o planejamento da matriz de intervenção, com o intuito de orientar as mulheres da área de abrangência sobre o outubro Rosa. Dessa forma, foi utilizado o instrumento folder didático. A abordagem educativa foi realizada através de visita domiciliar e demanda espontânea. Resultados: a estratégia envolveu cerca de 16 mulheres, todas com idade acima de 40 anos, visto que o foco foi a prevenção. Observou-se que a prevenção é uma forma de sensibilizar as mulheres sobre o risco de desenvolver o câncer de mama, além do mais, percebeu-se que a intervenção de enfermagem foi de extrema importância. A experiência da abordagem individual proporcionou uma ampla visão sobre cada relato preventivo, tornando fundamental o contato profissional e cliente. Conclusão: em virtude do alto índice de acometimento de câncer de mama em mulheres nos últimos anos, faz-se necessária a aplicação de intervenções de enfermagem, visando identificar os fatores percursores de risco, enfatizando no autoconhecimento das mamas como forma de prevenção. Consequentemente, quanto mais precoce o diagnóstico, melhor será o prognóstico. |
id |
FUNORTE_7c2fe4c7bea1771acae65f4d5f3031c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.funorte2.hospedagemdesites.ws:article/511 |
network_acronym_str |
FUNORTE |
network_name_str |
Bionorte |
repository_id_str |
|
spelling |
Diagnóstico precoce do câncer de mama: sensibilização através do folder educativoCâncerMamaIntervençãoObjetivo: relatar a experiência adquirida ao sensibilizar as mulheres acerca do autoconhecimento das mamas como forma de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência, realizado por acadêmicos do curso de graduação em enfermagem em uma unidade de ESF (Estratégia de Saúde da Família), na cidade de Montes Claros (MG), entre os meses de outubro e novembro de 2021. Elaborou-se, inicialmente, o planejamento da matriz de intervenção, com o intuito de orientar as mulheres da área de abrangência sobre o outubro Rosa. Dessa forma, foi utilizado o instrumento folder didático. A abordagem educativa foi realizada através de visita domiciliar e demanda espontânea. Resultados: a estratégia envolveu cerca de 16 mulheres, todas com idade acima de 40 anos, visto que o foco foi a prevenção. Observou-se que a prevenção é uma forma de sensibilizar as mulheres sobre o risco de desenvolver o câncer de mama, além do mais, percebeu-se que a intervenção de enfermagem foi de extrema importância. A experiência da abordagem individual proporcionou uma ampla visão sobre cada relato preventivo, tornando fundamental o contato profissional e cliente. Conclusão: em virtude do alto índice de acometimento de câncer de mama em mulheres nos últimos anos, faz-se necessária a aplicação de intervenções de enfermagem, visando identificar os fatores percursores de risco, enfatizando no autoconhecimento das mamas como forma de prevenção. Consequentemente, quanto mais precoce o diagnóstico, melhor será o prognóstico.Centro Universitário FUNORTE2022-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/511Bionorte; v. 11 n. S2 (2022): I Mostra de trabalhos de pesquisa: atividades transversais nos cursos de graduação2526-63492175-194310.47822/bn.v11iS2reponame:Bionorteinstname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)instacron:FUNORTEporhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/511/309Copyright (c) 2022 Brunna Martins Silva, Diego Barbosa Rocha, Mayra Rodrigues Nascimento, Victoria Karen de Sousa Ramos, Mirelly Cristie Antunes Cabral Araújohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Brunna Martins Rocha, Diego Barbosa Mayra Rodrigues NascimentoRamos, Victoria Karen de Sousa Araújo, Mirelly Cristie Antunes Cabral 2022-11-03T12:55:33Zoai:ojs2.funorte2.hospedagemdesites.ws:article/511Revistahttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/indexPUBhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/oaieditor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br2526-63492526-6349opendoar:2022-11-03T12:55:33Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diagnóstico precoce do câncer de mama: sensibilização através do folder educativo |
title |
Diagnóstico precoce do câncer de mama: sensibilização através do folder educativo |
spellingShingle |
Diagnóstico precoce do câncer de mama: sensibilização através do folder educativo Silva, Brunna Martins Câncer Mama Intervenção |
title_short |
Diagnóstico precoce do câncer de mama: sensibilização através do folder educativo |
title_full |
Diagnóstico precoce do câncer de mama: sensibilização através do folder educativo |
title_fullStr |
Diagnóstico precoce do câncer de mama: sensibilização através do folder educativo |
title_full_unstemmed |
Diagnóstico precoce do câncer de mama: sensibilização através do folder educativo |
title_sort |
Diagnóstico precoce do câncer de mama: sensibilização através do folder educativo |
author |
Silva, Brunna Martins |
author_facet |
Silva, Brunna Martins Rocha, Diego Barbosa Mayra Rodrigues Nascimento Ramos, Victoria Karen de Sousa Araújo, Mirelly Cristie Antunes Cabral |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Diego Barbosa Mayra Rodrigues Nascimento Ramos, Victoria Karen de Sousa Araújo, Mirelly Cristie Antunes Cabral |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Brunna Martins Rocha, Diego Barbosa Mayra Rodrigues Nascimento Ramos, Victoria Karen de Sousa Araújo, Mirelly Cristie Antunes Cabral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Câncer Mama Intervenção |
topic |
Câncer Mama Intervenção |
description |
Objetivo: relatar a experiência adquirida ao sensibilizar as mulheres acerca do autoconhecimento das mamas como forma de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência, realizado por acadêmicos do curso de graduação em enfermagem em uma unidade de ESF (Estratégia de Saúde da Família), na cidade de Montes Claros (MG), entre os meses de outubro e novembro de 2021. Elaborou-se, inicialmente, o planejamento da matriz de intervenção, com o intuito de orientar as mulheres da área de abrangência sobre o outubro Rosa. Dessa forma, foi utilizado o instrumento folder didático. A abordagem educativa foi realizada através de visita domiciliar e demanda espontânea. Resultados: a estratégia envolveu cerca de 16 mulheres, todas com idade acima de 40 anos, visto que o foco foi a prevenção. Observou-se que a prevenção é uma forma de sensibilizar as mulheres sobre o risco de desenvolver o câncer de mama, além do mais, percebeu-se que a intervenção de enfermagem foi de extrema importância. A experiência da abordagem individual proporcionou uma ampla visão sobre cada relato preventivo, tornando fundamental o contato profissional e cliente. Conclusão: em virtude do alto índice de acometimento de câncer de mama em mulheres nos últimos anos, faz-se necessária a aplicação de intervenções de enfermagem, visando identificar os fatores percursores de risco, enfatizando no autoconhecimento das mamas como forma de prevenção. Consequentemente, quanto mais precoce o diagnóstico, melhor será o prognóstico. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/511 |
url |
http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/511/309 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário FUNORTE |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário FUNORTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bionorte; v. 11 n. S2 (2022): I Mostra de trabalhos de pesquisa: atividades transversais nos cursos de graduação 2526-6349 2175-1943 10.47822/bn.v11iS2 reponame:Bionorte instname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) instacron:FUNORTE |
instname_str |
Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) |
instacron_str |
FUNORTE |
institution |
FUNORTE |
reponame_str |
Bionorte |
collection |
Bionorte |
repository.name.fl_str_mv |
Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
editor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br |
_version_ |
1797067934154096640 |