Relato de experiência: intervenção de estímulo ao desenvolvimento infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meira, Janine Pereira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Lívia Sabrina da, Ferreira, Pâmela Tainá Florêncio, Dantas, Airan Martins Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bionorte
Texto Completo: http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/518
Resumo: Objetivo: relatar a experiência vivenciada nas ações de enfermagem na criação de um instrumento de avaliação, estímulo ao desenvolvimento infantil e sensibilização. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência de uma intervenção quanto ao desenvolvimento infantil de crianças de 0 a 3 anos de idade. Tendo em vista a ausência da disponibilização da caderneta no município, foi criado pelas próprias acadêmicas, um folder ilustrativo como instrumento de recurso educacional, abordando os estímulos de desenvolvimento da criança voltado para essa faixa etária. A escolha do conteúdo foi estabelecida após ser pleiteado entre as acadêmicas e a preceptora do Programa de Integração, Serviço, Ensino e Comunidade. Aproveitou-se a criação do instrumento para a realização de uma educação em saúde em domicílio, considerando-se notória a importância da estimulação do desenvolvimento infantil da criança. Resultados: a utilização do folder construído de forma ilustrativa possibilitou uma melhor avaliação do desenvolvimento das crianças, e a compreensão dos pais quanto às formas de estimulo ideal para cada idade com uma facilidade para colocar os exercícios em prática no dia a dia. Esse instrumento permitiu que os profissionais de saúde conseguissem avaliar o desenvolvimento da criança e incentivar os pais a realizar o estímulo em casa. Conclusão: o estímulo no desenvolvimento Infantil é de extrema importância para a potencialização das atividades funcionais da criança, e é preciso levar informações até os pais considerando que a família tem papel primordial no processo de promover um ambiente propício para que o processo natural de desenvolvimento ocorra positivamente e continuamente em casa.
id FUNORTE_82b26b2c31868f7b4e48369ad9b2d5e5
oai_identifier_str oai:ojs2.funorte2.hospedagemdesites.ws:article/518
network_acronym_str FUNORTE
network_name_str Bionorte
repository_id_str
spelling Relato de experiência: intervenção de estímulo ao desenvolvimento infantil Desenvolvimento InfantilSaúde da CriançaEnfermagemObjetivo: relatar a experiência vivenciada nas ações de enfermagem na criação de um instrumento de avaliação, estímulo ao desenvolvimento infantil e sensibilização. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência de uma intervenção quanto ao desenvolvimento infantil de crianças de 0 a 3 anos de idade. Tendo em vista a ausência da disponibilização da caderneta no município, foi criado pelas próprias acadêmicas, um folder ilustrativo como instrumento de recurso educacional, abordando os estímulos de desenvolvimento da criança voltado para essa faixa etária. A escolha do conteúdo foi estabelecida após ser pleiteado entre as acadêmicas e a preceptora do Programa de Integração, Serviço, Ensino e Comunidade. Aproveitou-se a criação do instrumento para a realização de uma educação em saúde em domicílio, considerando-se notória a importância da estimulação do desenvolvimento infantil da criança. Resultados: a utilização do folder construído de forma ilustrativa possibilitou uma melhor avaliação do desenvolvimento das crianças, e a compreensão dos pais quanto às formas de estimulo ideal para cada idade com uma facilidade para colocar os exercícios em prática no dia a dia. Esse instrumento permitiu que os profissionais de saúde conseguissem avaliar o desenvolvimento da criança e incentivar os pais a realizar o estímulo em casa. Conclusão: o estímulo no desenvolvimento Infantil é de extrema importância para a potencialização das atividades funcionais da criança, e é preciso levar informações até os pais considerando que a família tem papel primordial no processo de promover um ambiente propício para que o processo natural de desenvolvimento ocorra positivamente e continuamente em casa.Centro Universitário FUNORTE2022-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/518Bionorte; v. 11 n. S2 (2022): I Mostra de trabalhos de pesquisa: atividades transversais nos cursos de graduação2526-63492175-194310.47822/bn.v11iS2reponame:Bionorteinstname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)instacron:FUNORTEporhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/518/316Copyright (c) 2022 Janine Pereira Meira, Lívia Sabrina da Silva, Pâmela Tainá Florêncio Ferreira, Airan Martins Silva Dantashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMeira, Janine Pereira Silva, Lívia Sabrina da Ferreira, Pâmela Tainá Florêncio Dantas, Airan Martins Silva 2022-11-03T12:55:29Zoai:ojs2.funorte2.hospedagemdesites.ws:article/518Revistahttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/indexPUBhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/oaieditor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br2526-63492526-6349opendoar:2022-11-03T12:55:29Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato de experiência: intervenção de estímulo ao desenvolvimento infantil
title Relato de experiência: intervenção de estímulo ao desenvolvimento infantil
spellingShingle Relato de experiência: intervenção de estímulo ao desenvolvimento infantil
Meira, Janine Pereira
Desenvolvimento Infantil
Saúde da Criança
Enfermagem
title_short Relato de experiência: intervenção de estímulo ao desenvolvimento infantil
title_full Relato de experiência: intervenção de estímulo ao desenvolvimento infantil
title_fullStr Relato de experiência: intervenção de estímulo ao desenvolvimento infantil
title_full_unstemmed Relato de experiência: intervenção de estímulo ao desenvolvimento infantil
title_sort Relato de experiência: intervenção de estímulo ao desenvolvimento infantil
author Meira, Janine Pereira
author_facet Meira, Janine Pereira
Silva, Lívia Sabrina da
Ferreira, Pâmela Tainá Florêncio
Dantas, Airan Martins Silva
author_role author
author2 Silva, Lívia Sabrina da
Ferreira, Pâmela Tainá Florêncio
Dantas, Airan Martins Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meira, Janine Pereira
Silva, Lívia Sabrina da
Ferreira, Pâmela Tainá Florêncio
Dantas, Airan Martins Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Infantil
Saúde da Criança
Enfermagem
topic Desenvolvimento Infantil
Saúde da Criança
Enfermagem
description Objetivo: relatar a experiência vivenciada nas ações de enfermagem na criação de um instrumento de avaliação, estímulo ao desenvolvimento infantil e sensibilização. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência de uma intervenção quanto ao desenvolvimento infantil de crianças de 0 a 3 anos de idade. Tendo em vista a ausência da disponibilização da caderneta no município, foi criado pelas próprias acadêmicas, um folder ilustrativo como instrumento de recurso educacional, abordando os estímulos de desenvolvimento da criança voltado para essa faixa etária. A escolha do conteúdo foi estabelecida após ser pleiteado entre as acadêmicas e a preceptora do Programa de Integração, Serviço, Ensino e Comunidade. Aproveitou-se a criação do instrumento para a realização de uma educação em saúde em domicílio, considerando-se notória a importância da estimulação do desenvolvimento infantil da criança. Resultados: a utilização do folder construído de forma ilustrativa possibilitou uma melhor avaliação do desenvolvimento das crianças, e a compreensão dos pais quanto às formas de estimulo ideal para cada idade com uma facilidade para colocar os exercícios em prática no dia a dia. Esse instrumento permitiu que os profissionais de saúde conseguissem avaliar o desenvolvimento da criança e incentivar os pais a realizar o estímulo em casa. Conclusão: o estímulo no desenvolvimento Infantil é de extrema importância para a potencialização das atividades funcionais da criança, e é preciso levar informações até os pais considerando que a família tem papel primordial no processo de promover um ambiente propício para que o processo natural de desenvolvimento ocorra positivamente e continuamente em casa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/518
url http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/518/316
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FUNORTE
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FUNORTE
dc.source.none.fl_str_mv Bionorte; v. 11 n. S2 (2022): I Mostra de trabalhos de pesquisa: atividades transversais nos cursos de graduação
2526-6349
2175-1943
10.47822/bn.v11iS2
reponame:Bionorte
instname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)
instacron:FUNORTE
instname_str Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)
instacron_str FUNORTE
institution FUNORTE
reponame_str Bionorte
collection Bionorte
repository.name.fl_str_mv Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)
repository.mail.fl_str_mv editor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br
_version_ 1797067934896488448