Relato de experiência: intervenção de estímulo ao desenvolvimento infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bionorte |
Texto Completo: | http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/518 |
Resumo: | Objetivo: relatar a experiência vivenciada nas ações de enfermagem na criação de um instrumento de avaliação, estímulo ao desenvolvimento infantil e sensibilização. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência de uma intervenção quanto ao desenvolvimento infantil de crianças de 0 a 3 anos de idade. Tendo em vista a ausência da disponibilização da caderneta no município, foi criado pelas próprias acadêmicas, um folder ilustrativo como instrumento de recurso educacional, abordando os estímulos de desenvolvimento da criança voltado para essa faixa etária. A escolha do conteúdo foi estabelecida após ser pleiteado entre as acadêmicas e a preceptora do Programa de Integração, Serviço, Ensino e Comunidade. Aproveitou-se a criação do instrumento para a realização de uma educação em saúde em domicílio, considerando-se notória a importância da estimulação do desenvolvimento infantil da criança. Resultados: a utilização do folder construído de forma ilustrativa possibilitou uma melhor avaliação do desenvolvimento das crianças, e a compreensão dos pais quanto às formas de estimulo ideal para cada idade com uma facilidade para colocar os exercícios em prática no dia a dia. Esse instrumento permitiu que os profissionais de saúde conseguissem avaliar o desenvolvimento da criança e incentivar os pais a realizar o estímulo em casa. Conclusão: o estímulo no desenvolvimento Infantil é de extrema importância para a potencialização das atividades funcionais da criança, e é preciso levar informações até os pais considerando que a família tem papel primordial no processo de promover um ambiente propício para que o processo natural de desenvolvimento ocorra positivamente e continuamente em casa. |
id |
FUNORTE_82b26b2c31868f7b4e48369ad9b2d5e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.funorte2.hospedagemdesites.ws:article/518 |
network_acronym_str |
FUNORTE |
network_name_str |
Bionorte |
repository_id_str |
|
spelling |
Relato de experiência: intervenção de estímulo ao desenvolvimento infantil Desenvolvimento InfantilSaúde da CriançaEnfermagemObjetivo: relatar a experiência vivenciada nas ações de enfermagem na criação de um instrumento de avaliação, estímulo ao desenvolvimento infantil e sensibilização. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência de uma intervenção quanto ao desenvolvimento infantil de crianças de 0 a 3 anos de idade. Tendo em vista a ausência da disponibilização da caderneta no município, foi criado pelas próprias acadêmicas, um folder ilustrativo como instrumento de recurso educacional, abordando os estímulos de desenvolvimento da criança voltado para essa faixa etária. A escolha do conteúdo foi estabelecida após ser pleiteado entre as acadêmicas e a preceptora do Programa de Integração, Serviço, Ensino e Comunidade. Aproveitou-se a criação do instrumento para a realização de uma educação em saúde em domicílio, considerando-se notória a importância da estimulação do desenvolvimento infantil da criança. Resultados: a utilização do folder construído de forma ilustrativa possibilitou uma melhor avaliação do desenvolvimento das crianças, e a compreensão dos pais quanto às formas de estimulo ideal para cada idade com uma facilidade para colocar os exercícios em prática no dia a dia. Esse instrumento permitiu que os profissionais de saúde conseguissem avaliar o desenvolvimento da criança e incentivar os pais a realizar o estímulo em casa. Conclusão: o estímulo no desenvolvimento Infantil é de extrema importância para a potencialização das atividades funcionais da criança, e é preciso levar informações até os pais considerando que a família tem papel primordial no processo de promover um ambiente propício para que o processo natural de desenvolvimento ocorra positivamente e continuamente em casa.Centro Universitário FUNORTE2022-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/518Bionorte; v. 11 n. S2 (2022): I Mostra de trabalhos de pesquisa: atividades transversais nos cursos de graduação2526-63492175-194310.47822/bn.v11iS2reponame:Bionorteinstname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)instacron:FUNORTEporhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/518/316Copyright (c) 2022 Janine Pereira Meira, Lívia Sabrina da Silva, Pâmela Tainá Florêncio Ferreira, Airan Martins Silva Dantashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMeira, Janine Pereira Silva, Lívia Sabrina da Ferreira, Pâmela Tainá Florêncio Dantas, Airan Martins Silva 2022-11-03T12:55:29Zoai:ojs2.funorte2.hospedagemdesites.ws:article/518Revistahttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/indexPUBhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/oaieditor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br2526-63492526-6349opendoar:2022-11-03T12:55:29Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relato de experiência: intervenção de estímulo ao desenvolvimento infantil |
title |
Relato de experiência: intervenção de estímulo ao desenvolvimento infantil |
spellingShingle |
Relato de experiência: intervenção de estímulo ao desenvolvimento infantil Meira, Janine Pereira Desenvolvimento Infantil Saúde da Criança Enfermagem |
title_short |
Relato de experiência: intervenção de estímulo ao desenvolvimento infantil |
title_full |
Relato de experiência: intervenção de estímulo ao desenvolvimento infantil |
title_fullStr |
Relato de experiência: intervenção de estímulo ao desenvolvimento infantil |
title_full_unstemmed |
Relato de experiência: intervenção de estímulo ao desenvolvimento infantil |
title_sort |
Relato de experiência: intervenção de estímulo ao desenvolvimento infantil |
author |
Meira, Janine Pereira |
author_facet |
Meira, Janine Pereira Silva, Lívia Sabrina da Ferreira, Pâmela Tainá Florêncio Dantas, Airan Martins Silva |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Lívia Sabrina da Ferreira, Pâmela Tainá Florêncio Dantas, Airan Martins Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meira, Janine Pereira Silva, Lívia Sabrina da Ferreira, Pâmela Tainá Florêncio Dantas, Airan Martins Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento Infantil Saúde da Criança Enfermagem |
topic |
Desenvolvimento Infantil Saúde da Criança Enfermagem |
description |
Objetivo: relatar a experiência vivenciada nas ações de enfermagem na criação de um instrumento de avaliação, estímulo ao desenvolvimento infantil e sensibilização. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência de uma intervenção quanto ao desenvolvimento infantil de crianças de 0 a 3 anos de idade. Tendo em vista a ausência da disponibilização da caderneta no município, foi criado pelas próprias acadêmicas, um folder ilustrativo como instrumento de recurso educacional, abordando os estímulos de desenvolvimento da criança voltado para essa faixa etária. A escolha do conteúdo foi estabelecida após ser pleiteado entre as acadêmicas e a preceptora do Programa de Integração, Serviço, Ensino e Comunidade. Aproveitou-se a criação do instrumento para a realização de uma educação em saúde em domicílio, considerando-se notória a importância da estimulação do desenvolvimento infantil da criança. Resultados: a utilização do folder construído de forma ilustrativa possibilitou uma melhor avaliação do desenvolvimento das crianças, e a compreensão dos pais quanto às formas de estimulo ideal para cada idade com uma facilidade para colocar os exercícios em prática no dia a dia. Esse instrumento permitiu que os profissionais de saúde conseguissem avaliar o desenvolvimento da criança e incentivar os pais a realizar o estímulo em casa. Conclusão: o estímulo no desenvolvimento Infantil é de extrema importância para a potencialização das atividades funcionais da criança, e é preciso levar informações até os pais considerando que a família tem papel primordial no processo de promover um ambiente propício para que o processo natural de desenvolvimento ocorra positivamente e continuamente em casa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/518 |
url |
http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/518 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/518/316 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário FUNORTE |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário FUNORTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bionorte; v. 11 n. S2 (2022): I Mostra de trabalhos de pesquisa: atividades transversais nos cursos de graduação 2526-6349 2175-1943 10.47822/bn.v11iS2 reponame:Bionorte instname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) instacron:FUNORTE |
instname_str |
Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) |
instacron_str |
FUNORTE |
institution |
FUNORTE |
reponame_str |
Bionorte |
collection |
Bionorte |
repository.name.fl_str_mv |
Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
editor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br |
_version_ |
1797067934896488448 |