Avaliação da técnica da amamentação por meio de uma escala sistematizada: relato de experiência
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bionorte |
Texto Completo: | http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/862 |
Resumo: | Objetivo: relatar a experiência vivenciada pelos acadêmicos de enfermagem durante a etapa de coleta de dados de uma pesquisa sobre avaliação da técnica da amamentação. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo do tipo relato de experiência vivenciado pelos acadêmicos durante uma pesquisa sobre a técnica da amamentação em uma maternidade do norte de Minas Gerais, usando-se como ferramenta a escala LATCH, com o objetivo de identificar as dificuldades para amamentar vivenciadas pelo binômio mãe e filho, nas primeiras horas de vida dos recém-nascidos. A pesquisa foi submetida à avalição do Comitê de Ética em Pesquisa e autorizada pelo parecer de n° 5.769.558. A amostragem foi construída por conveniência, mas não intencional, a partir da identificação e seleção de puérperas admitidas na maternidade. Resultado: os acadêmicos avaliaram 160 binômios entre janeiro e abril de 2023. Durante esse período, desenvolveram as habilidades de reconhecimento das características da pega correta, identificação de falhas durante a mamada, comunicação com as pacientes e orientação sobre a técnica correta da amamentação. Essa experiência foi valiosa para a formação acadêmica, pois o enfermeiro é um dos profissionais responsáveis pela avaliação do aleitamento materno e pela orientação das puérperas como pela capacitação da equipe de enfermagem que prestará assistência ao binômio. Ademais, por meio dessas habilidades adquiridas, poderão contribuir para o aumento do sucesso na amamentação nessas primeiras horas de vida e consequentemente no aleitamento materno exclusivo. Essas orientações também reduzem o risco de fissuras, mastites e aumentam o vínculo das pacientes com os serviços de saúde. Conclusão: o uso de uma escala sistematizada foi importante para que a avaliação ocorresse de forma padronizada e fundamentasse cada uma das orientações que foram dadas às puérperas, quando identificadas as falhas. Percebeu-se que essa experiência agregou tanto habilidades assistenciais quanto em pesquisa cientificas da área da saúde. |
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Avaliação da técnica da amamentação por meio de uma escala sistematizada: relato de experiênciaSaúde Materno-Infantil.Aleitamento Materno.Período Pós-Parto.Saúde Pública.Objetivo: relatar a experiência vivenciada pelos acadêmicos de enfermagem durante a etapa de coleta de dados de uma pesquisa sobre avaliação da técnica da amamentação. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo do tipo relato de experiência vivenciado pelos acadêmicos durante uma pesquisa sobre a técnica da amamentação em uma maternidade do norte de Minas Gerais, usando-se como ferramenta a escala LATCH, com o objetivo de identificar as dificuldades para amamentar vivenciadas pelo binômio mãe e filho, nas primeiras horas de vida dos recém-nascidos. A pesquisa foi submetida à avalição do Comitê de Ética em Pesquisa e autorizada pelo parecer de n° 5.769.558. A amostragem foi construída por conveniência, mas não intencional, a partir da identificação e seleção de puérperas admitidas na maternidade. Resultado: os acadêmicos avaliaram 160 binômios entre janeiro e abril de 2023. Durante esse período, desenvolveram as habilidades de reconhecimento das características da pega correta, identificação de falhas durante a mamada, comunicação com as pacientes e orientação sobre a técnica correta da amamentação. Essa experiência foi valiosa para a formação acadêmica, pois o enfermeiro é um dos profissionais responsáveis pela avaliação do aleitamento materno e pela orientação das puérperas como pela capacitação da equipe de enfermagem que prestará assistência ao binômio. Ademais, por meio dessas habilidades adquiridas, poderão contribuir para o aumento do sucesso na amamentação nessas primeiras horas de vida e consequentemente no aleitamento materno exclusivo. Essas orientações também reduzem o risco de fissuras, mastites e aumentam o vínculo das pacientes com os serviços de saúde. Conclusão: o uso de uma escala sistematizada foi importante para que a avaliação ocorresse de forma padronizada e fundamentasse cada uma das orientações que foram dadas às puérperas, quando identificadas as falhas. Percebeu-se que essa experiência agregou tanto habilidades assistenciais quanto em pesquisa cientificas da área da saúde.Centro Universitário FUNORTE2023-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/862Bionorte; v. 12 n. Suppl.5 (2023): V Congresso Norte Mineiro de Enfermagem2526-63492175-194310.47822/bn.v12iSuppl.5reponame:Bionorteinstname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)instacron:FUNORTEporhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/862/521Copyright (c) 2023 Anielly Geovanna Santos Leopoldo, Ellen Patricia Fonseca Alves, Victor Guilherme Pereira, Ely Carlos Pereira Lopes, Claudia Danyela Alves Leão Ribeirohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeopoldo, Anielly Geovanna Santos Alves, Ellen Patricia Fonseca Pereira, Victor Guilherme Lopes, Ely Carlos Pereira Ribeiro, Claudia Danyela Alves Leão 2023-09-26T22:36:46Zoai:revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php:article/862Revistahttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/indexPUBhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/oaieditor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br2526-63492526-6349opendoar:2023-09-26T22:36:46Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)false |
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