BOOK-TAX DIFFERENCES E RATING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Josilene da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa, Patrícia de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Universo Contábil
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/8747
Resumo: O estudo tem como objetivo verificar a relação dos diferentes tipos e níveis de Book-Tax Differences (BTD) com as notas de rating. Crabtree e Maher (2009) documentaram relação negativa entre o rating e as BTD total e temporária e conjecturam que as empresas irão gerenciar o resultado de forma a manter uma distância equilibrada entre o lucro contábil e o tributável, para não afetar negativamente as notas de rating. Esses autores analisaram apenas dois tipos de BTD, mas o rating pode ter relação com todos os tipos, principalmente, aqueles relacionados com o gerenciamento de resultados. Assim, o estudo busca ultrapassar as fronteiras do conhecimento acerca da relação entre os diferentes tipos de BTD e o rating. Justifica-se ao demonstrar quais tipos e níveis de BTD podem ser interpretados de forma positiva pelas agências de rating, favorecendo as classificações de crédito, e quais tipos podem ser interpretados como um sinal de alerta, gerando ratings menores. A amostra é composta por 3.737 observações de companhias abertas de 54 países do período de 2001 a 2016. Os dados foram analisados por meio de regressão logística. Os testes econométricos envolveram os diferentes tipos de BTD (total, positiva, negativa, anormal, normal, permanente e temporária) segregados por quintis. Os resultados sugerem que a BTD tem conteúdo informacional útil às agências de rating em suas avaliações de risco de crédito. Demonstram ainda que são os níveis elevados de BTD que afetam negativamente o rating, enquanto a menor distância entre as duas medidas de lucro parece não indicar uma preocupação para as agências de rating, não afetando suas avaliações. Acredita-se que os resultados têm contribuição prática, ao sugerir que a manipulação dos números contábeis pode gerar consequências negativas para as empresas, destacando-se que os gestores precisam ficar atentos quanto aos reflexos das escolhas contábeis, especificamente, no que tange aos valores contábeis que afetam a BTD.
id FURB-5_49a29373e79e83fe98bfbf1ddedaa8e8
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/8747
network_acronym_str FURB-5
network_name_str Revista Universo Contábil
repository_id_str
spelling BOOK-TAX DIFFERENCES E RATINGRatingBook-Tax DifferencesGerenciamento de resultadosIFRS.O estudo tem como objetivo verificar a relação dos diferentes tipos e níveis de Book-Tax Differences (BTD) com as notas de rating. Crabtree e Maher (2009) documentaram relação negativa entre o rating e as BTD total e temporária e conjecturam que as empresas irão gerenciar o resultado de forma a manter uma distância equilibrada entre o lucro contábil e o tributável, para não afetar negativamente as notas de rating. Esses autores analisaram apenas dois tipos de BTD, mas o rating pode ter relação com todos os tipos, principalmente, aqueles relacionados com o gerenciamento de resultados. Assim, o estudo busca ultrapassar as fronteiras do conhecimento acerca da relação entre os diferentes tipos de BTD e o rating. Justifica-se ao demonstrar quais tipos e níveis de BTD podem ser interpretados de forma positiva pelas agências de rating, favorecendo as classificações de crédito, e quais tipos podem ser interpretados como um sinal de alerta, gerando ratings menores. A amostra é composta por 3.737 observações de companhias abertas de 54 países do período de 2001 a 2016. Os dados foram analisados por meio de regressão logística. Os testes econométricos envolveram os diferentes tipos de BTD (total, positiva, negativa, anormal, normal, permanente e temporária) segregados por quintis. Os resultados sugerem que a BTD tem conteúdo informacional útil às agências de rating em suas avaliações de risco de crédito. Demonstram ainda que são os níveis elevados de BTD que afetam negativamente o rating, enquanto a menor distância entre as duas medidas de lucro parece não indicar uma preocupação para as agências de rating, não afetando suas avaliações. Acredita-se que os resultados têm contribuição prática, ao sugerir que a manipulação dos números contábeis pode gerar consequências negativas para as empresas, destacando-se que os gestores precisam ficar atentos quanto aos reflexos das escolhas contábeis, especificamente, no que tange aos valores contábeis que afetam a BTD.Universidade Regional de Blumenau2021-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/874710.4270/ruc.2020208Revista Universo Contábil; v. 16 n. 2 (2020); 26-491809-33371809-3337reponame:Revista Universo Contábilinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/8747/4957Copyright (c) 2020 Revista Universo Contábilinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Josilene da SilvaCosta, Patrícia de Souza2022-07-21T02:56:24Zoai:ojs.bu.furb.br:article/8747Revistahttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/PUBhttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/oai||universocontabil@furb.br1809-33371809-3337opendoar:2022-07-21T02:56:24Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv BOOK-TAX DIFFERENCES E RATING
title BOOK-TAX DIFFERENCES E RATING
spellingShingle BOOK-TAX DIFFERENCES E RATING
Barbosa, Josilene da Silva
Rating
Book-Tax Differences
Gerenciamento de resultados
IFRS.
title_short BOOK-TAX DIFFERENCES E RATING
title_full BOOK-TAX DIFFERENCES E RATING
title_fullStr BOOK-TAX DIFFERENCES E RATING
title_full_unstemmed BOOK-TAX DIFFERENCES E RATING
title_sort BOOK-TAX DIFFERENCES E RATING
author Barbosa, Josilene da Silva
author_facet Barbosa, Josilene da Silva
Costa, Patrícia de Souza
author_role author
author2 Costa, Patrícia de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Josilene da Silva
Costa, Patrícia de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Rating
Book-Tax Differences
Gerenciamento de resultados
IFRS.
topic Rating
Book-Tax Differences
Gerenciamento de resultados
IFRS.
description O estudo tem como objetivo verificar a relação dos diferentes tipos e níveis de Book-Tax Differences (BTD) com as notas de rating. Crabtree e Maher (2009) documentaram relação negativa entre o rating e as BTD total e temporária e conjecturam que as empresas irão gerenciar o resultado de forma a manter uma distância equilibrada entre o lucro contábil e o tributável, para não afetar negativamente as notas de rating. Esses autores analisaram apenas dois tipos de BTD, mas o rating pode ter relação com todos os tipos, principalmente, aqueles relacionados com o gerenciamento de resultados. Assim, o estudo busca ultrapassar as fronteiras do conhecimento acerca da relação entre os diferentes tipos de BTD e o rating. Justifica-se ao demonstrar quais tipos e níveis de BTD podem ser interpretados de forma positiva pelas agências de rating, favorecendo as classificações de crédito, e quais tipos podem ser interpretados como um sinal de alerta, gerando ratings menores. A amostra é composta por 3.737 observações de companhias abertas de 54 países do período de 2001 a 2016. Os dados foram analisados por meio de regressão logística. Os testes econométricos envolveram os diferentes tipos de BTD (total, positiva, negativa, anormal, normal, permanente e temporária) segregados por quintis. Os resultados sugerem que a BTD tem conteúdo informacional útil às agências de rating em suas avaliações de risco de crédito. Demonstram ainda que são os níveis elevados de BTD que afetam negativamente o rating, enquanto a menor distância entre as duas medidas de lucro parece não indicar uma preocupação para as agências de rating, não afetando suas avaliações. Acredita-se que os resultados têm contribuição prática, ao sugerir que a manipulação dos números contábeis pode gerar consequências negativas para as empresas, destacando-se que os gestores precisam ficar atentos quanto aos reflexos das escolhas contábeis, especificamente, no que tange aos valores contábeis que afetam a BTD.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/8747
10.4270/ruc.2020208
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/8747
identifier_str_mv 10.4270/ruc.2020208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/8747/4957
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Universo Contábil
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Universo Contábil
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Revista Universo Contábil; v. 16 n. 2 (2020); 26-49
1809-3337
1809-3337
reponame:Revista Universo Contábil
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Revista Universo Contábil
collection Revista Universo Contábil
repository.name.fl_str_mv Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv ||universocontabil@furb.br
_version_ 1798945117766156288