GOVERNANÇA CORPORATIVA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO FUNDAÇÕES E NÃO-FUNDAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lugoboni, Leonardo Fabris
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sousa, Fabio Luiz Santana de, Silva, Lidiane Moreira da, Nakamura, Wilson Toshio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Universo Contábil
DOI: 10.4270/ruc.2019323
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/8126
Resumo: O objetivo desta pesquisa é a de evidenciar e comparar se os aspectos de governança corporativa utilizados pelas Instituições de ensino superior que são Fundações diferem das demais instituições de ensino superior. Para isso, foi necessário identificar aspectos pertencentes a governança comporativa nos PDIs de diferentes Instituições de ensino superior. A pesquisa documental descritiva analisou 26 PDIs pertencentes às principais Instituições de ensino superior localizadas na região sudeste do Brasil, sendo que 8 tem como natureza jurídica a definição de fundações. A análise de dados foi realizada por meio da leitura dos planos de desenvolvimento institucional e os dados foram tabulados em planilha eletrônica. Percebe-se que os elementos de governança mais evidenciados são os relacionados aos stakeholders e meio ambiente. Elementos como “Prestação de Contas”, “Auditoria Independente” e “Comitê de Auditoria” tiveram pouca ou nenhuma evidenciação tanto nas IES fundações como nas IES não-fundações. Ainda de acordo com os dados da pesquisa há diferença entre as IES fundações e IES não-fundações com relação a quantidade de elementos que são evidenciados e que não são evidenciados. Também se percebe diferença entre as IES fundações e não-fundações com relação a quantidade de vezes que os elementos são mencionados por página. Apresenta-se como maior contribuição desta pesquisa a identificação de que a forma como as IES fundações e não-fundações evidenciam seus elementos de governança se diferem com relação a quantidade de elementos que são evidenciados e que não são evidenciados e a quantidade de vezes que os elementos são mencionados por página.
id FURB-5_905908883941c99cea6c236dc0ac920e
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/8126
network_acronym_str FURB-5
network_name_str Revista Universo Contábil
spelling GOVERNANÇA CORPORATIVA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO FUNDAÇÕES E NÃO-FUNDAÇÕESGovernança CorporativaInstituições de Ensino SuperiorGovernança em Instituições de Ensino Superior.O objetivo desta pesquisa é a de evidenciar e comparar se os aspectos de governança corporativa utilizados pelas Instituições de ensino superior que são Fundações diferem das demais instituições de ensino superior. Para isso, foi necessário identificar aspectos pertencentes a governança comporativa nos PDIs de diferentes Instituições de ensino superior. A pesquisa documental descritiva analisou 26 PDIs pertencentes às principais Instituições de ensino superior localizadas na região sudeste do Brasil, sendo que 8 tem como natureza jurídica a definição de fundações. A análise de dados foi realizada por meio da leitura dos planos de desenvolvimento institucional e os dados foram tabulados em planilha eletrônica. Percebe-se que os elementos de governança mais evidenciados são os relacionados aos stakeholders e meio ambiente. Elementos como “Prestação de Contas”, “Auditoria Independente” e “Comitê de Auditoria” tiveram pouca ou nenhuma evidenciação tanto nas IES fundações como nas IES não-fundações. Ainda de acordo com os dados da pesquisa há diferença entre as IES fundações e IES não-fundações com relação a quantidade de elementos que são evidenciados e que não são evidenciados. Também se percebe diferença entre as IES fundações e não-fundações com relação a quantidade de vezes que os elementos são mencionados por página. Apresenta-se como maior contribuição desta pesquisa a identificação de que a forma como as IES fundações e não-fundações evidenciam seus elementos de governança se diferem com relação a quantidade de elementos que são evidenciados e que não são evidenciados e a quantidade de vezes que os elementos são mencionados por página.Universidade Regional de Blumenau2020-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/812610.4270/ruc.2019323Revista Universo Contábil; v. 15 n. 3 (2019); 114-1321809-33371809-3337reponame:Revista Universo Contábilinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/8126/4730Copyright (c) 2020 Revista Universo Contábilinfo:eu-repo/semantics/openAccessLugoboni, Leonardo FabrisSousa, Fabio Luiz Santana deSilva, Lidiane Moreira daNakamura, Wilson Toshio2022-07-21T03:01:26Zoai:ojs.bu.furb.br:article/8126Revistahttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/PUBhttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/oai||universocontabil@furb.br1809-33371809-3337opendoar:2022-07-21T03:01:26Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv GOVERNANÇA CORPORATIVA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO FUNDAÇÕES E NÃO-FUNDAÇÕES
title GOVERNANÇA CORPORATIVA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO FUNDAÇÕES E NÃO-FUNDAÇÕES
spellingShingle GOVERNANÇA CORPORATIVA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO FUNDAÇÕES E NÃO-FUNDAÇÕES
GOVERNANÇA CORPORATIVA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO FUNDAÇÕES E NÃO-FUNDAÇÕES
Lugoboni, Leonardo Fabris
Governança Corporativa
Instituições de Ensino Superior
Governança em Instituições de Ensino Superior.
Lugoboni, Leonardo Fabris
Governança Corporativa
Instituições de Ensino Superior
Governança em Instituições de Ensino Superior.
title_short GOVERNANÇA CORPORATIVA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO FUNDAÇÕES E NÃO-FUNDAÇÕES
title_full GOVERNANÇA CORPORATIVA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO FUNDAÇÕES E NÃO-FUNDAÇÕES
title_fullStr GOVERNANÇA CORPORATIVA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO FUNDAÇÕES E NÃO-FUNDAÇÕES
GOVERNANÇA CORPORATIVA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO FUNDAÇÕES E NÃO-FUNDAÇÕES
title_full_unstemmed GOVERNANÇA CORPORATIVA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO FUNDAÇÕES E NÃO-FUNDAÇÕES
GOVERNANÇA CORPORATIVA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO FUNDAÇÕES E NÃO-FUNDAÇÕES
title_sort GOVERNANÇA CORPORATIVA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO FUNDAÇÕES E NÃO-FUNDAÇÕES
author Lugoboni, Leonardo Fabris
author_facet Lugoboni, Leonardo Fabris
Lugoboni, Leonardo Fabris
Sousa, Fabio Luiz Santana de
Silva, Lidiane Moreira da
Nakamura, Wilson Toshio
Sousa, Fabio Luiz Santana de
Silva, Lidiane Moreira da
Nakamura, Wilson Toshio
author_role author
author2 Sousa, Fabio Luiz Santana de
Silva, Lidiane Moreira da
Nakamura, Wilson Toshio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lugoboni, Leonardo Fabris
Sousa, Fabio Luiz Santana de
Silva, Lidiane Moreira da
Nakamura, Wilson Toshio
dc.subject.por.fl_str_mv Governança Corporativa
Instituições de Ensino Superior
Governança em Instituições de Ensino Superior.
topic Governança Corporativa
Instituições de Ensino Superior
Governança em Instituições de Ensino Superior.
description O objetivo desta pesquisa é a de evidenciar e comparar se os aspectos de governança corporativa utilizados pelas Instituições de ensino superior que são Fundações diferem das demais instituições de ensino superior. Para isso, foi necessário identificar aspectos pertencentes a governança comporativa nos PDIs de diferentes Instituições de ensino superior. A pesquisa documental descritiva analisou 26 PDIs pertencentes às principais Instituições de ensino superior localizadas na região sudeste do Brasil, sendo que 8 tem como natureza jurídica a definição de fundações. A análise de dados foi realizada por meio da leitura dos planos de desenvolvimento institucional e os dados foram tabulados em planilha eletrônica. Percebe-se que os elementos de governança mais evidenciados são os relacionados aos stakeholders e meio ambiente. Elementos como “Prestação de Contas”, “Auditoria Independente” e “Comitê de Auditoria” tiveram pouca ou nenhuma evidenciação tanto nas IES fundações como nas IES não-fundações. Ainda de acordo com os dados da pesquisa há diferença entre as IES fundações e IES não-fundações com relação a quantidade de elementos que são evidenciados e que não são evidenciados. Também se percebe diferença entre as IES fundações e não-fundações com relação a quantidade de vezes que os elementos são mencionados por página. Apresenta-se como maior contribuição desta pesquisa a identificação de que a forma como as IES fundações e não-fundações evidenciam seus elementos de governança se diferem com relação a quantidade de elementos que são evidenciados e que não são evidenciados e a quantidade de vezes que os elementos são mencionados por página.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/8126
10.4270/ruc.2019323
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/8126
identifier_str_mv 10.4270/ruc.2019323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/8126/4730
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Universo Contábil
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Universo Contábil
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Revista Universo Contábil; v. 15 n. 3 (2019); 114-132
1809-3337
1809-3337
reponame:Revista Universo Contábil
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Revista Universo Contábil
collection Revista Universo Contábil
repository.name.fl_str_mv Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv ||universocontabil@furb.br
_version_ 1822181292742017024
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.4270/ruc.2019323