AÇÕES INSTITUCIONAIS PREPARATÓRIAS PARA O ENADE NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Taís Duarte
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Miranda, Gilberto José, Freitas, Sheizi Calheira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Universo Contábil
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5490
Resumo: O presente estudo teve por objetivo identificar quais ações as instituições de ensino superior que oferecem o curso de Ciências Contábeis realizam visando à melhoria do conceito ENADE do curso. Para tanto, em um primeiro estágio, foram analisados os sites institucionais de 854 IES, sendo identificadas ações voltadas à melhoria do desempenho no ENADE em apenas 75 delas. Posteriormente, por meio da aplicação de questionários, foram obtidas 283 respostas que objetivaram conhecer, além das ações realizadas, a percepção dos discentes acerca da motivação, decorrente de tais ações, para uma melhor performance no referido exame. Os resultados encontrados permitem afirmar que a realização de ações preparatórias nas instituições é frequente, ocorrendo em 74,7% das instituições pesquisadas. Ao analisar as características das ações realizadas, destacam-se as de natureza preparatória (aulões, disciplinas específicas de preparação para o ENADE, cursos ou outros – presentes em 49,5% das instituições participantes) e as de sensibilização (seminários, oficinas, palestras, debates sobre a importância do ENADE – presentes em 42,4% dos casos). Os testes estatísticos realizados evidenciam que as instituições privadas adotam mais ações “imediatistas” do que as instituições públicas. Quanto à motivação percebida pelos estudantes, não houve diferenças expressivas quando comparada às ações realizadas. Também foi constatado que 14,1% das instituições pesquisadas utilizam formas invasivas para comprovação do desempenho obtido pelos discentes (recolhimento do caderno de prova ou exigência de um print da tela com a nota). Esses resultados sugerem a necessidade de observação permanente por parte da sociedade e da academia, no tocante aos processos de avaliação da educação superior no Brasil.
id FURB-5_ff12dd1e4e7407c6a1317b1eb97b321d
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/5490
network_acronym_str FURB-5
network_name_str Revista Universo Contábil
repository_id_str
spelling AÇÕES INSTITUCIONAIS PREPARATÓRIAS PARA O ENADE NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEISEnadeAções InstitucionaisDesempenho AcadêmicoCiências Contábeis.O presente estudo teve por objetivo identificar quais ações as instituições de ensino superior que oferecem o curso de Ciências Contábeis realizam visando à melhoria do conceito ENADE do curso. Para tanto, em um primeiro estágio, foram analisados os sites institucionais de 854 IES, sendo identificadas ações voltadas à melhoria do desempenho no ENADE em apenas 75 delas. Posteriormente, por meio da aplicação de questionários, foram obtidas 283 respostas que objetivaram conhecer, além das ações realizadas, a percepção dos discentes acerca da motivação, decorrente de tais ações, para uma melhor performance no referido exame. Os resultados encontrados permitem afirmar que a realização de ações preparatórias nas instituições é frequente, ocorrendo em 74,7% das instituições pesquisadas. Ao analisar as características das ações realizadas, destacam-se as de natureza preparatória (aulões, disciplinas específicas de preparação para o ENADE, cursos ou outros – presentes em 49,5% das instituições participantes) e as de sensibilização (seminários, oficinas, palestras, debates sobre a importância do ENADE – presentes em 42,4% dos casos). Os testes estatísticos realizados evidenciam que as instituições privadas adotam mais ações “imediatistas” do que as instituições públicas. Quanto à motivação percebida pelos estudantes, não houve diferenças expressivas quando comparada às ações realizadas. Também foi constatado que 14,1% das instituições pesquisadas utilizam formas invasivas para comprovação do desempenho obtido pelos discentes (recolhimento do caderno de prova ou exigência de um print da tela com a nota). Esses resultados sugerem a necessidade de observação permanente por parte da sociedade e da academia, no tocante aos processos de avaliação da educação superior no Brasil.Universidade Regional de Blumenau2017-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5490Revista Universo Contábil; v. 13 n. 1 (2017); 65-841809-33371809-3337reponame:Revista Universo Contábilinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5490/3513Copyright (c) 2017 Revista Universo Contábilinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Taís DuarteMiranda, Gilberto JoséFreitas, Sheizi Calheira2022-07-21T03:19:21Zoai:ojs.bu.furb.br:article/5490Revistahttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/PUBhttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/oai||universocontabil@furb.br1809-33371809-3337opendoar:2022-07-21T03:19:21Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv AÇÕES INSTITUCIONAIS PREPARATÓRIAS PARA O ENADE NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title AÇÕES INSTITUCIONAIS PREPARATÓRIAS PARA O ENADE NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
spellingShingle AÇÕES INSTITUCIONAIS PREPARATÓRIAS PARA O ENADE NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Silva, Taís Duarte
Enade
Ações Institucionais
Desempenho Acadêmico
Ciências Contábeis.
title_short AÇÕES INSTITUCIONAIS PREPARATÓRIAS PARA O ENADE NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_full AÇÕES INSTITUCIONAIS PREPARATÓRIAS PARA O ENADE NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_fullStr AÇÕES INSTITUCIONAIS PREPARATÓRIAS PARA O ENADE NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_full_unstemmed AÇÕES INSTITUCIONAIS PREPARATÓRIAS PARA O ENADE NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_sort AÇÕES INSTITUCIONAIS PREPARATÓRIAS PARA O ENADE NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
author Silva, Taís Duarte
author_facet Silva, Taís Duarte
Miranda, Gilberto José
Freitas, Sheizi Calheira
author_role author
author2 Miranda, Gilberto José
Freitas, Sheizi Calheira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Taís Duarte
Miranda, Gilberto José
Freitas, Sheizi Calheira
dc.subject.por.fl_str_mv Enade
Ações Institucionais
Desempenho Acadêmico
Ciências Contábeis.
topic Enade
Ações Institucionais
Desempenho Acadêmico
Ciências Contábeis.
description O presente estudo teve por objetivo identificar quais ações as instituições de ensino superior que oferecem o curso de Ciências Contábeis realizam visando à melhoria do conceito ENADE do curso. Para tanto, em um primeiro estágio, foram analisados os sites institucionais de 854 IES, sendo identificadas ações voltadas à melhoria do desempenho no ENADE em apenas 75 delas. Posteriormente, por meio da aplicação de questionários, foram obtidas 283 respostas que objetivaram conhecer, além das ações realizadas, a percepção dos discentes acerca da motivação, decorrente de tais ações, para uma melhor performance no referido exame. Os resultados encontrados permitem afirmar que a realização de ações preparatórias nas instituições é frequente, ocorrendo em 74,7% das instituições pesquisadas. Ao analisar as características das ações realizadas, destacam-se as de natureza preparatória (aulões, disciplinas específicas de preparação para o ENADE, cursos ou outros – presentes em 49,5% das instituições participantes) e as de sensibilização (seminários, oficinas, palestras, debates sobre a importância do ENADE – presentes em 42,4% dos casos). Os testes estatísticos realizados evidenciam que as instituições privadas adotam mais ações “imediatistas” do que as instituições públicas. Quanto à motivação percebida pelos estudantes, não houve diferenças expressivas quando comparada às ações realizadas. Também foi constatado que 14,1% das instituições pesquisadas utilizam formas invasivas para comprovação do desempenho obtido pelos discentes (recolhimento do caderno de prova ou exigência de um print da tela com a nota). Esses resultados sugerem a necessidade de observação permanente por parte da sociedade e da academia, no tocante aos processos de avaliação da educação superior no Brasil.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5490
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5490/3513
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Universo Contábil
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Universo Contábil
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Revista Universo Contábil; v. 13 n. 1 (2017); 65-84
1809-3337
1809-3337
reponame:Revista Universo Contábil
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Revista Universo Contábil
collection Revista Universo Contábil
repository.name.fl_str_mv Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv ||universocontabil@furb.br
_version_ 1798945117243965440