Estratégias acadêmicas na avaliação de desempenho dos cursos de ciências contábeis no enade em NATAL - RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Lídia Melo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15091
Resumo: O número de instituições de ensino superior no Brasil vem crescendo bastante nos últimos anos. Com isso a preocupação com a qualidade dos cursos ofertados também tem aumentado. Para avaliar essa qualidade do ensino o governo instituiu formas de avaliação e vem aperfeiçoando a cada ano. As instituições, por sua vez, buscam bons resultados nessas avaliações a fim de utilizar como item de vantagem competitiva, uma vez que as notas obtidas por elas chamam atenção de novos clientes. Dessa forma, o presente trabalho buscou analisar as principais estratégias acadêmicas utilizadas na avaliação de desempenho dos cursos de Ciências Contábeis, da região de Natal-RN, no ENADE. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, e foi aplicado um estudo de caso complementado por um survey. A parte qualitativa foi obtida através de entrevistas semiestruturadas realizadas com os coordenadores dos cursos e a quantitativa foi obtida através da aplicação de um questionário fechado aos alunos aptos a participarem do ENADE no ano de 2012. Foram estudadas todas as instituições em Natal que possuem o curso de Ciências Contábeis, modelo presencial, sendo ao todo 10 (dez) instituições identificadas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo (entrevistas) e do software SPSS® 18 (survey). Foram utilizados os métodos de análise fatorial, através da análise de componentes principais, com rotação Varimax e normalização Kaiser. Em relação à análise da importância do ENADE sob a perspectiva dos estudantes, foi utilizado o teste não paramétrico de Mann-Whitney. Como resultados da pesquisa, foi identificado que tanto os discentes como os coordenadores de curso entendem a importância do ENADE, também observou-se que a satisfação dos discentes com a instituição refletiu nos resultados obtidos por esta, bem como, o momento em que foi iniciada a preparação para o exame também refletiu nas notas recebidas pelas instituições
id UFRN_dd7a2432e0e916f786a30e838982c2af
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/15091
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Batista, Lídia Melohttp://lattes.cnpq.br/7263651045690396http://lattes.cnpq.br/9599726799047515Costa, José Alfredo Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/9745845064013172Alves, Robinson Luis de Souzahttp://lattes.cnpq.br/1430210466857818Araújo, Afrânio Galdino dehttp://lattes.cnpq.br/9062687501625890Hekis, Helio Roberto2014-12-17T14:53:20Z2014-09-232014-12-17T14:53:20Z2014-03-28BATISTA, Lídia Melo. Estratégias acadêmicas na avaliação de desempenho dos cursos de ciências contábeis no enade em NATAL - RN. 2014. 91 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15091application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoUFRNBREstratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e OperaçõesENADE. Estratégia acadêmica. Avaliação de desempenho. Instituições de Ensino Superior. Ciências ContábeisENADE. Academic strategy. Performance evaluation. Higher Education Institutions. AccountingCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOEstratégias acadêmicas na avaliação de desempenho dos cursos de ciências contábeis no enade em NATAL - RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO número de instituições de ensino superior no Brasil vem crescendo bastante nos últimos anos. Com isso a preocupação com a qualidade dos cursos ofertados também tem aumentado. Para avaliar essa qualidade do ensino o governo instituiu formas de avaliação e vem aperfeiçoando a cada ano. As instituições, por sua vez, buscam bons resultados nessas avaliações a fim de utilizar como item de vantagem competitiva, uma vez que as notas obtidas por elas chamam atenção de novos clientes. Dessa forma, o presente trabalho buscou analisar as principais estratégias acadêmicas utilizadas na avaliação de desempenho dos cursos de Ciências Contábeis, da região de Natal-RN, no ENADE. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, e foi aplicado um estudo de caso complementado por um survey. A parte qualitativa foi obtida através de entrevistas semiestruturadas realizadas com os coordenadores dos cursos e a quantitativa foi obtida através da aplicação de um questionário fechado aos alunos aptos a participarem do ENADE no ano de 2012. Foram estudadas todas as instituições em Natal que possuem o curso de Ciências Contábeis, modelo presencial, sendo ao todo 10 (dez) instituições identificadas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo (entrevistas) e do software SPSS® 18 (survey). Foram utilizados os métodos de análise fatorial, através da análise de componentes principais, com rotação Varimax e normalização Kaiser. Em relação à análise da importância do ENADE sob a perspectiva dos estudantes, foi utilizado o teste não paramétrico de Mann-Whitney. Como resultados da pesquisa, foi identificado que tanto os discentes como os coordenadores de curso entendem a importância do ENADE, também observou-se que a satisfação dos discentes com a instituição refletiu nos resultados obtidos por esta, bem como, o momento em que foi iniciada a preparação para o exame também refletiu nas notas recebidas pelas instituiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLidiaMB_DISSERT.pdfapplication/pdf1859804https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15091/1/LidiaMB_DISSERT.pdfaf7e1b4a2d7c7c22a24e0cc27e056f01MD51TEXTLidiaMB_DISSERT.pdf.txtLidiaMB_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain164579https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15091/6/LidiaMB_DISSERT.pdf.txt2e3fb41d45e33f0e57f51f6e5b10a734MD56THUMBNAILLidiaMB_DISSERT.pdf.jpgLidiaMB_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2463https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15091/7/LidiaMB_DISSERT.pdf.jpgdf51c02b85e9e22383c8d846b6d24aecMD57123456789/150912017-11-02 04:08:04.103oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/15091Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T07:08:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Estratégias acadêmicas na avaliação de desempenho dos cursos de ciências contábeis no enade em NATAL - RN
title Estratégias acadêmicas na avaliação de desempenho dos cursos de ciências contábeis no enade em NATAL - RN
spellingShingle Estratégias acadêmicas na avaliação de desempenho dos cursos de ciências contábeis no enade em NATAL - RN
Batista, Lídia Melo
ENADE. Estratégia acadêmica. Avaliação de desempenho. Instituições de Ensino Superior. Ciências Contábeis
ENADE. Academic strategy. Performance evaluation. Higher Education Institutions. Accounting
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
title_short Estratégias acadêmicas na avaliação de desempenho dos cursos de ciências contábeis no enade em NATAL - RN
title_full Estratégias acadêmicas na avaliação de desempenho dos cursos de ciências contábeis no enade em NATAL - RN
title_fullStr Estratégias acadêmicas na avaliação de desempenho dos cursos de ciências contábeis no enade em NATAL - RN
title_full_unstemmed Estratégias acadêmicas na avaliação de desempenho dos cursos de ciências contábeis no enade em NATAL - RN
title_sort Estratégias acadêmicas na avaliação de desempenho dos cursos de ciências contábeis no enade em NATAL - RN
author Batista, Lídia Melo
author_facet Batista, Lídia Melo
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7263651045690396
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9599726799047515
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Costa, José Alfredo Ferreira
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9745845064013172
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Alves, Robinson Luis de Souza
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1430210466857818
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Araújo, Afrânio Galdino de
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9062687501625890
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Lídia Melo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hekis, Helio Roberto
contributor_str_mv Hekis, Helio Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv ENADE. Estratégia acadêmica. Avaliação de desempenho. Instituições de Ensino Superior. Ciências Contábeis
topic ENADE. Estratégia acadêmica. Avaliação de desempenho. Instituições de Ensino Superior. Ciências Contábeis
ENADE. Academic strategy. Performance evaluation. Higher Education Institutions. Accounting
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
dc.subject.eng.fl_str_mv ENADE. Academic strategy. Performance evaluation. Higher Education Institutions. Accounting
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
description O número de instituições de ensino superior no Brasil vem crescendo bastante nos últimos anos. Com isso a preocupação com a qualidade dos cursos ofertados também tem aumentado. Para avaliar essa qualidade do ensino o governo instituiu formas de avaliação e vem aperfeiçoando a cada ano. As instituições, por sua vez, buscam bons resultados nessas avaliações a fim de utilizar como item de vantagem competitiva, uma vez que as notas obtidas por elas chamam atenção de novos clientes. Dessa forma, o presente trabalho buscou analisar as principais estratégias acadêmicas utilizadas na avaliação de desempenho dos cursos de Ciências Contábeis, da região de Natal-RN, no ENADE. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, e foi aplicado um estudo de caso complementado por um survey. A parte qualitativa foi obtida através de entrevistas semiestruturadas realizadas com os coordenadores dos cursos e a quantitativa foi obtida através da aplicação de um questionário fechado aos alunos aptos a participarem do ENADE no ano de 2012. Foram estudadas todas as instituições em Natal que possuem o curso de Ciências Contábeis, modelo presencial, sendo ao todo 10 (dez) instituições identificadas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo (entrevistas) e do software SPSS® 18 (survey). Foram utilizados os métodos de análise fatorial, através da análise de componentes principais, com rotação Varimax e normalização Kaiser. Em relação à análise da importância do ENADE sob a perspectiva dos estudantes, foi utilizado o teste não paramétrico de Mann-Whitney. Como resultados da pesquisa, foi identificado que tanto os discentes como os coordenadores de curso entendem a importância do ENADE, também observou-se que a satisfação dos discentes com a instituição refletiu nos resultados obtidos por esta, bem como, o momento em que foi iniciada a preparação para o exame também refletiu nas notas recebidas pelas instituições
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T14:53:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-09-23
2014-12-17T14:53:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BATISTA, Lídia Melo. Estratégias acadêmicas na avaliação de desempenho dos cursos de ciências contábeis no enade em NATAL - RN. 2014. 91 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15091
identifier_str_mv BATISTA, Lídia Melo. Estratégias acadêmicas na avaliação de desempenho dos cursos de ciências contábeis no enade em NATAL - RN. 2014. 91 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15091/1/LidiaMB_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15091/6/LidiaMB_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15091/7/LidiaMB_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv af7e1b4a2d7c7c22a24e0cc27e056f01
2e3fb41d45e33f0e57f51f6e5b10a734
df51c02b85e9e22383c8d846b6d24aec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832965229740032