Estratégias acadêmicas na avaliação de desempenho dos cursos de ciências contábeis no enade em NATAL - RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15091 |
Resumo: | O número de instituições de ensino superior no Brasil vem crescendo bastante nos últimos anos. Com isso a preocupação com a qualidade dos cursos ofertados também tem aumentado. Para avaliar essa qualidade do ensino o governo instituiu formas de avaliação e vem aperfeiçoando a cada ano. As instituições, por sua vez, buscam bons resultados nessas avaliações a fim de utilizar como item de vantagem competitiva, uma vez que as notas obtidas por elas chamam atenção de novos clientes. Dessa forma, o presente trabalho buscou analisar as principais estratégias acadêmicas utilizadas na avaliação de desempenho dos cursos de Ciências Contábeis, da região de Natal-RN, no ENADE. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, e foi aplicado um estudo de caso complementado por um survey. A parte qualitativa foi obtida através de entrevistas semiestruturadas realizadas com os coordenadores dos cursos e a quantitativa foi obtida através da aplicação de um questionário fechado aos alunos aptos a participarem do ENADE no ano de 2012. Foram estudadas todas as instituições em Natal que possuem o curso de Ciências Contábeis, modelo presencial, sendo ao todo 10 (dez) instituições identificadas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo (entrevistas) e do software SPSS® 18 (survey). Foram utilizados os métodos de análise fatorial, através da análise de componentes principais, com rotação Varimax e normalização Kaiser. Em relação à análise da importância do ENADE sob a perspectiva dos estudantes, foi utilizado o teste não paramétrico de Mann-Whitney. Como resultados da pesquisa, foi identificado que tanto os discentes como os coordenadores de curso entendem a importância do ENADE, também observou-se que a satisfação dos discentes com a instituição refletiu nos resultados obtidos por esta, bem como, o momento em que foi iniciada a preparação para o exame também refletiu nas notas recebidas pelas instituições |
id |
UFRN_dd7a2432e0e916f786a30e838982c2af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/15091 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Batista, Lídia Melohttp://lattes.cnpq.br/7263651045690396http://lattes.cnpq.br/9599726799047515Costa, José Alfredo Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/9745845064013172Alves, Robinson Luis de Souzahttp://lattes.cnpq.br/1430210466857818Araújo, Afrânio Galdino dehttp://lattes.cnpq.br/9062687501625890Hekis, Helio Roberto2014-12-17T14:53:20Z2014-09-232014-12-17T14:53:20Z2014-03-28BATISTA, Lídia Melo. Estratégias acadêmicas na avaliação de desempenho dos cursos de ciências contábeis no enade em NATAL - RN. 2014. 91 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15091application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoUFRNBREstratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e OperaçõesENADE. Estratégia acadêmica. Avaliação de desempenho. Instituições de Ensino Superior. Ciências ContábeisENADE. Academic strategy. Performance evaluation. Higher Education Institutions. AccountingCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOEstratégias acadêmicas na avaliação de desempenho dos cursos de ciências contábeis no enade em NATAL - RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO número de instituições de ensino superior no Brasil vem crescendo bastante nos últimos anos. Com isso a preocupação com a qualidade dos cursos ofertados também tem aumentado. Para avaliar essa qualidade do ensino o governo instituiu formas de avaliação e vem aperfeiçoando a cada ano. As instituições, por sua vez, buscam bons resultados nessas avaliações a fim de utilizar como item de vantagem competitiva, uma vez que as notas obtidas por elas chamam atenção de novos clientes. Dessa forma, o presente trabalho buscou analisar as principais estratégias acadêmicas utilizadas na avaliação de desempenho dos cursos de Ciências Contábeis, da região de Natal-RN, no ENADE. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, e foi aplicado um estudo de caso complementado por um survey. A parte qualitativa foi obtida através de entrevistas semiestruturadas realizadas com os coordenadores dos cursos e a quantitativa foi obtida através da aplicação de um questionário fechado aos alunos aptos a participarem do ENADE no ano de 2012. Foram estudadas todas as instituições em Natal que possuem o curso de Ciências Contábeis, modelo presencial, sendo ao todo 10 (dez) instituições identificadas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo (entrevistas) e do software SPSS® 18 (survey). Foram utilizados os métodos de análise fatorial, através da análise de componentes principais, com rotação Varimax e normalização Kaiser. Em relação à análise da importância do ENADE sob a perspectiva dos estudantes, foi utilizado o teste não paramétrico de Mann-Whitney. Como resultados da pesquisa, foi identificado que tanto os discentes como os coordenadores de curso entendem a importância do ENADE, também observou-se que a satisfação dos discentes com a instituição refletiu nos resultados obtidos por esta, bem como, o momento em que foi iniciada a preparação para o exame também refletiu nas notas recebidas pelas instituiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLidiaMB_DISSERT.pdfapplication/pdf1859804https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15091/1/LidiaMB_DISSERT.pdfaf7e1b4a2d7c7c22a24e0cc27e056f01MD51TEXTLidiaMB_DISSERT.pdf.txtLidiaMB_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain164579https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15091/6/LidiaMB_DISSERT.pdf.txt2e3fb41d45e33f0e57f51f6e5b10a734MD56THUMBNAILLidiaMB_DISSERT.pdf.jpgLidiaMB_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2463https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15091/7/LidiaMB_DISSERT.pdf.jpgdf51c02b85e9e22383c8d846b6d24aecMD57123456789/150912017-11-02 04:08:04.103oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/15091Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T07:08:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Estratégias acadêmicas na avaliação de desempenho dos cursos de ciências contábeis no enade em NATAL - RN |
title |
Estratégias acadêmicas na avaliação de desempenho dos cursos de ciências contábeis no enade em NATAL - RN |
spellingShingle |
Estratégias acadêmicas na avaliação de desempenho dos cursos de ciências contábeis no enade em NATAL - RN Batista, Lídia Melo ENADE. Estratégia acadêmica. Avaliação de desempenho. Instituições de Ensino Superior. Ciências Contábeis ENADE. Academic strategy. Performance evaluation. Higher Education Institutions. Accounting CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
title_short |
Estratégias acadêmicas na avaliação de desempenho dos cursos de ciências contábeis no enade em NATAL - RN |
title_full |
Estratégias acadêmicas na avaliação de desempenho dos cursos de ciências contábeis no enade em NATAL - RN |
title_fullStr |
Estratégias acadêmicas na avaliação de desempenho dos cursos de ciências contábeis no enade em NATAL - RN |
title_full_unstemmed |
Estratégias acadêmicas na avaliação de desempenho dos cursos de ciências contábeis no enade em NATAL - RN |
title_sort |
Estratégias acadêmicas na avaliação de desempenho dos cursos de ciências contábeis no enade em NATAL - RN |
author |
Batista, Lídia Melo |
author_facet |
Batista, Lídia Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7263651045690396 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9599726799047515 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Costa, José Alfredo Ferreira |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9745845064013172 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Alves, Robinson Luis de Souza |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1430210466857818 |
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv |
Araújo, Afrânio Galdino de |
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9062687501625890 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Lídia Melo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hekis, Helio Roberto |
contributor_str_mv |
Hekis, Helio Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ENADE. Estratégia acadêmica. Avaliação de desempenho. Instituições de Ensino Superior. Ciências Contábeis |
topic |
ENADE. Estratégia acadêmica. Avaliação de desempenho. Instituições de Ensino Superior. Ciências Contábeis ENADE. Academic strategy. Performance evaluation. Higher Education Institutions. Accounting CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
ENADE. Academic strategy. Performance evaluation. Higher Education Institutions. Accounting |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
description |
O número de instituições de ensino superior no Brasil vem crescendo bastante nos últimos anos. Com isso a preocupação com a qualidade dos cursos ofertados também tem aumentado. Para avaliar essa qualidade do ensino o governo instituiu formas de avaliação e vem aperfeiçoando a cada ano. As instituições, por sua vez, buscam bons resultados nessas avaliações a fim de utilizar como item de vantagem competitiva, uma vez que as notas obtidas por elas chamam atenção de novos clientes. Dessa forma, o presente trabalho buscou analisar as principais estratégias acadêmicas utilizadas na avaliação de desempenho dos cursos de Ciências Contábeis, da região de Natal-RN, no ENADE. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, e foi aplicado um estudo de caso complementado por um survey. A parte qualitativa foi obtida através de entrevistas semiestruturadas realizadas com os coordenadores dos cursos e a quantitativa foi obtida através da aplicação de um questionário fechado aos alunos aptos a participarem do ENADE no ano de 2012. Foram estudadas todas as instituições em Natal que possuem o curso de Ciências Contábeis, modelo presencial, sendo ao todo 10 (dez) instituições identificadas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo (entrevistas) e do software SPSS® 18 (survey). Foram utilizados os métodos de análise fatorial, através da análise de componentes principais, com rotação Varimax e normalização Kaiser. Em relação à análise da importância do ENADE sob a perspectiva dos estudantes, foi utilizado o teste não paramétrico de Mann-Whitney. Como resultados da pesquisa, foi identificado que tanto os discentes como os coordenadores de curso entendem a importância do ENADE, também observou-se que a satisfação dos discentes com a instituição refletiu nos resultados obtidos por esta, bem como, o momento em que foi iniciada a preparação para o exame também refletiu nas notas recebidas pelas instituições |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T14:53:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-09-23 2014-12-17T14:53:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-03-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BATISTA, Lídia Melo. Estratégias acadêmicas na avaliação de desempenho dos cursos de ciências contábeis no enade em NATAL - RN. 2014. 91 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15091 |
identifier_str_mv |
BATISTA, Lídia Melo. Estratégias acadêmicas na avaliação de desempenho dos cursos de ciências contábeis no enade em NATAL - RN. 2014. 91 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15091 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15091/1/LidiaMB_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15091/6/LidiaMB_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15091/7/LidiaMB_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
af7e1b4a2d7c7c22a24e0cc27e056f01 2e3fb41d45e33f0e57f51f6e5b10a734 df51c02b85e9e22383c8d846b6d24aec |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832965229740032 |