BANDAS DE MÚSICA COMO ESPAÇOS DE ENSINO MUSICAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Fernando Vieira da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9980
Resumo: O tema abordado é a prática do ensino musical no ambiente das bandas de música brasileiras. Apresentamos uma discussão acerca das possibilidades do ensino nas bandas frente ao contexto dos espaços onde, tradicionalmente, a educação musical é discutida no âmbito acadêmico brasileiro, os conservatórios (incluindo escolas especializadas) e as escolas da rede básica de educação. Para realizar esta discussão, tomamos como base teórica a concepção de música enquanto forma de linguagem discursiva. Esta teoria advém da filosofia da linguagem e confere maior carga de significação musical às situações reais de vivência da música de modo socialmente contextualizado. O aporte teórico é fundamental, sobretudo, para pensarmos a concepção de ensino de música nas bandas. Logo, o objetivo deste artigo é apresentar a banda enquanto um espaço viável para ampliação das possibilidades de acesso à Educação Musical no Brasil, isto, posto frente às problemáticas enfrentadas tantos no ensino praticado tanto em conservatórios quanto nas escolas da rede. Assim, através de uma revisão bibliográfica sobre o tema pudemos apontar que existem múltiplas potencialidades para se pensar a banda de música enquanto espaço alternativo de educação musical.
id FURB-7_0264bbd9d03ba61344eedddafdb2d765
oai_identifier_str oai:ojs.proxy.furb.br:article/9980
network_acronym_str FURB-7
network_name_str Linguagens
repository_id_str
spelling BANDAS DE MÚSICA COMO ESPAÇOS DE ENSINO MUSICALlinguagem Artística; Música; Educação Musical; Banda de Música.Educação musical. banda de música. espaços de ensino. música como linguagem.O tema abordado é a prática do ensino musical no ambiente das bandas de música brasileiras. Apresentamos uma discussão acerca das possibilidades do ensino nas bandas frente ao contexto dos espaços onde, tradicionalmente, a educação musical é discutida no âmbito acadêmico brasileiro, os conservatórios (incluindo escolas especializadas) e as escolas da rede básica de educação. Para realizar esta discussão, tomamos como base teórica a concepção de música enquanto forma de linguagem discursiva. Esta teoria advém da filosofia da linguagem e confere maior carga de significação musical às situações reais de vivência da música de modo socialmente contextualizado. O aporte teórico é fundamental, sobretudo, para pensarmos a concepção de ensino de música nas bandas. Logo, o objetivo deste artigo é apresentar a banda enquanto um espaço viável para ampliação das possibilidades de acesso à Educação Musical no Brasil, isto, posto frente às problemáticas enfrentadas tantos no ensino praticado tanto em conservatórios quanto nas escolas da rede. Assim, através de uma revisão bibliográfica sobre o tema pudemos apontar que existem múltiplas potencialidades para se pensar a banda de música enquanto espaço alternativo de educação musical.Fundação Universidade Regional de Blumenau2021-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/998010.7867/1981-9943.2021v15n3p113-126Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 15 n. 3 (2021); 113-1261981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9980/5665Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Fernando Vieira da2021-12-20T20:30:39Zoai:ojs.proxy.furb.br:article/9980Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2021-12-20T20:30:39Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv BANDAS DE MÚSICA COMO ESPAÇOS DE ENSINO MUSICAL
title BANDAS DE MÚSICA COMO ESPAÇOS DE ENSINO MUSICAL
spellingShingle BANDAS DE MÚSICA COMO ESPAÇOS DE ENSINO MUSICAL
Cruz, Fernando Vieira da
linguagem Artística; Música; Educação Musical; Banda de Música.
Educação musical. banda de música. espaços de ensino. música como linguagem.
title_short BANDAS DE MÚSICA COMO ESPAÇOS DE ENSINO MUSICAL
title_full BANDAS DE MÚSICA COMO ESPAÇOS DE ENSINO MUSICAL
title_fullStr BANDAS DE MÚSICA COMO ESPAÇOS DE ENSINO MUSICAL
title_full_unstemmed BANDAS DE MÚSICA COMO ESPAÇOS DE ENSINO MUSICAL
title_sort BANDAS DE MÚSICA COMO ESPAÇOS DE ENSINO MUSICAL
author Cruz, Fernando Vieira da
author_facet Cruz, Fernando Vieira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Fernando Vieira da
dc.subject.por.fl_str_mv linguagem Artística; Música; Educação Musical; Banda de Música.
Educação musical. banda de música. espaços de ensino. música como linguagem.
topic linguagem Artística; Música; Educação Musical; Banda de Música.
Educação musical. banda de música. espaços de ensino. música como linguagem.
description O tema abordado é a prática do ensino musical no ambiente das bandas de música brasileiras. Apresentamos uma discussão acerca das possibilidades do ensino nas bandas frente ao contexto dos espaços onde, tradicionalmente, a educação musical é discutida no âmbito acadêmico brasileiro, os conservatórios (incluindo escolas especializadas) e as escolas da rede básica de educação. Para realizar esta discussão, tomamos como base teórica a concepção de música enquanto forma de linguagem discursiva. Esta teoria advém da filosofia da linguagem e confere maior carga de significação musical às situações reais de vivência da música de modo socialmente contextualizado. O aporte teórico é fundamental, sobretudo, para pensarmos a concepção de ensino de música nas bandas. Logo, o objetivo deste artigo é apresentar a banda enquanto um espaço viável para ampliação das possibilidades de acesso à Educação Musical no Brasil, isto, posto frente às problemáticas enfrentadas tantos no ensino praticado tanto em conservatórios quanto nas escolas da rede. Assim, através de uma revisão bibliográfica sobre o tema pudemos apontar que existem múltiplas potencialidades para se pensar a banda de música enquanto espaço alternativo de educação musical.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9980
10.7867/1981-9943.2021v15n3p113-126
url https://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9980
identifier_str_mv 10.7867/1981-9943.2021v15n3p113-126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9980/5665
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 15 n. 3 (2021); 113-126
1981-9943
reponame:Linguagens
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Linguagens
collection Linguagens
repository.name.fl_str_mv Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com
_version_ 1754204016627154944