FOTOGRAFIA E MODA: REFLEXÕES SOBRE O TER NA CONSUMAÇÃO DO SER
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9029 |
Resumo: | A efemeridade e o excesso do consumo na moda atendem às necessidades do mercado e do sistema econômico vigente, uma vez que este demanda a rotatividade de produtos. Neste sentido, cumpre eficiente papel a obsolescência programada que pode vir instaurada tanto em aspectos de qualidade física, quanto em aspectos de qualidade estética que é um precípuo da moda. A identificação com os padrões excessivos de consumo torna-se um aporte central para a indústria da moda que historicamente utiliza a imagem fotográfica para este fim. Desta forma, o presente trabalho propõe reflexões sobre os valores inseridos no consumo, a partir de uma revisão bibliográfica subsidiada pela criação de um catálogo de fotografias que faz uso da própria linguagem publicitária. O estudo nos permite inferir a necessidade de questionar o consumo irracional e reconhecer a fotografia de moda como instrumento também de transformação da realidade social e autoconhecimento do sujeito no mundo. |
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FOTOGRAFIA E MODA: REFLEXÕES SOBRE O TER NA CONSUMAÇÃO DO SERFotografia de moda. Consumo. Estética.A efemeridade e o excesso do consumo na moda atendem às necessidades do mercado e do sistema econômico vigente, uma vez que este demanda a rotatividade de produtos. Neste sentido, cumpre eficiente papel a obsolescência programada que pode vir instaurada tanto em aspectos de qualidade física, quanto em aspectos de qualidade estética que é um precípuo da moda. A identificação com os padrões excessivos de consumo torna-se um aporte central para a indústria da moda que historicamente utiliza a imagem fotográfica para este fim. Desta forma, o presente trabalho propõe reflexões sobre os valores inseridos no consumo, a partir de uma revisão bibliográfica subsidiada pela criação de um catálogo de fotografias que faz uso da própria linguagem publicitária. O estudo nos permite inferir a necessidade de questionar o consumo irracional e reconhecer a fotografia de moda como instrumento também de transformação da realidade social e autoconhecimento do sujeito no mundo.Fundação Universidade Regional de Blumenau2020-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/902910.7867/1981-9943.2020v14n2p128-143Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 14 n. 2 (2020); 128-1421981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9029/4870Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Santos, AthosFerreira Pinto, ViniciusBraga Capovilla, Marcia2022-07-14T14:57:06Zoai:ojs.bu.furb.br:article/9029Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2022-07-14T14:57:06Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
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