A motivação profissional dos professores de língua espanhola nos estados do Ceará e Piauí: uma análise após a revogação da lei 11.161/2005
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8405 |
Resumo: | A motivação de um(a) professor(a) como profissional na área de ensino de língua espanhola pode refletir nas suas ações, metodologias, estratégias de ensino e aprendizagem de seus alunos. Nesse contexto, considerando que a revogação da lei de obrigatoriedade da oferta de espanhol no Brasil, este artigo busca investigar as atuais motivações de professores de espanhol dos Estados do Ceará e do Piauí acerca dessa língua e das perspectivas para o seu ensino nos estados antes mencionado. Para tanto, baseia-se em estudos sobre motivação, situados na área de Linguística Aplicada. Além disso, para a obtenção dos dados, parte-se da observação direta extensiva, mediante a aplicação de questionário com professores de espanhol da rede pública estadual e/ou escolas de idiomas. Como resultado, averiguamos que a maioria dos professores investigados opta por valorizar o ensino e a oferta desta língua na rede estadual de ensino, portanto, não se mostram favoráveis à exclusão da disciplina de espanhol do currículo escolar por uma questão política e sem a devida discussão com os profissionais da área. |
id |
FURB-7_0e0ae82b3f2e3ca20bf51b8f9fd4a4a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/8405 |
network_acronym_str |
FURB-7 |
network_name_str |
Linguagens |
repository_id_str |
|
spelling |
A motivação profissional dos professores de língua espanhola nos estados do Ceará e Piauí: uma análise após a revogação da lei 11.161/2005Motivação ProfissionalProfessores cearenses e piauiensesLíngua Espanhola.A motivação de um(a) professor(a) como profissional na área de ensino de língua espanhola pode refletir nas suas ações, metodologias, estratégias de ensino e aprendizagem de seus alunos. Nesse contexto, considerando que a revogação da lei de obrigatoriedade da oferta de espanhol no Brasil, este artigo busca investigar as atuais motivações de professores de espanhol dos Estados do Ceará e do Piauí acerca dessa língua e das perspectivas para o seu ensino nos estados antes mencionado. Para tanto, baseia-se em estudos sobre motivação, situados na área de Linguística Aplicada. Além disso, para a obtenção dos dados, parte-se da observação direta extensiva, mediante a aplicação de questionário com professores de espanhol da rede pública estadual e/ou escolas de idiomas. Como resultado, averiguamos que a maioria dos professores investigados opta por valorizar o ensino e a oferta desta língua na rede estadual de ensino, portanto, não se mostram favoráveis à exclusão da disciplina de espanhol do currículo escolar por uma questão política e sem a devida discussão com os profissionais da área.Fundação Universidade Regional de Blumenau2019-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/840510.7867/1981-9943.2019v13n1p179-194Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 13 n. 1 (2019); 179-1941981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8405/4550Copyright (c) 2020 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Glauber LimaPontes, Valdecy de OliveiraPereira, Livya Lea de Oliveira2022-07-14T14:57:59Zoai:ojs.bu.furb.br:article/8405Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2022-07-14T14:57:59Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A motivação profissional dos professores de língua espanhola nos estados do Ceará e Piauí: uma análise após a revogação da lei 11.161/2005 |
title |
A motivação profissional dos professores de língua espanhola nos estados do Ceará e Piauí: uma análise após a revogação da lei 11.161/2005 |
spellingShingle |
A motivação profissional dos professores de língua espanhola nos estados do Ceará e Piauí: uma análise após a revogação da lei 11.161/2005 Moreira, Glauber Lima Motivação Profissional Professores cearenses e piauienses Língua Espanhola. |
title_short |
A motivação profissional dos professores de língua espanhola nos estados do Ceará e Piauí: uma análise após a revogação da lei 11.161/2005 |
title_full |
A motivação profissional dos professores de língua espanhola nos estados do Ceará e Piauí: uma análise após a revogação da lei 11.161/2005 |
title_fullStr |
A motivação profissional dos professores de língua espanhola nos estados do Ceará e Piauí: uma análise após a revogação da lei 11.161/2005 |
title_full_unstemmed |
A motivação profissional dos professores de língua espanhola nos estados do Ceará e Piauí: uma análise após a revogação da lei 11.161/2005 |
title_sort |
A motivação profissional dos professores de língua espanhola nos estados do Ceará e Piauí: uma análise após a revogação da lei 11.161/2005 |
author |
Moreira, Glauber Lima |
author_facet |
Moreira, Glauber Lima Pontes, Valdecy de Oliveira Pereira, Livya Lea de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Pontes, Valdecy de Oliveira Pereira, Livya Lea de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Glauber Lima Pontes, Valdecy de Oliveira Pereira, Livya Lea de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação Profissional Professores cearenses e piauienses Língua Espanhola. |
topic |
Motivação Profissional Professores cearenses e piauienses Língua Espanhola. |
description |
A motivação de um(a) professor(a) como profissional na área de ensino de língua espanhola pode refletir nas suas ações, metodologias, estratégias de ensino e aprendizagem de seus alunos. Nesse contexto, considerando que a revogação da lei de obrigatoriedade da oferta de espanhol no Brasil, este artigo busca investigar as atuais motivações de professores de espanhol dos Estados do Ceará e do Piauí acerca dessa língua e das perspectivas para o seu ensino nos estados antes mencionado. Para tanto, baseia-se em estudos sobre motivação, situados na área de Linguística Aplicada. Além disso, para a obtenção dos dados, parte-se da observação direta extensiva, mediante a aplicação de questionário com professores de espanhol da rede pública estadual e/ou escolas de idiomas. Como resultado, averiguamos que a maioria dos professores investigados opta por valorizar o ensino e a oferta desta língua na rede estadual de ensino, portanto, não se mostram favoráveis à exclusão da disciplina de espanhol do currículo escolar por uma questão política e sem a devida discussão com os profissionais da área. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8405 10.7867/1981-9943.2019v13n1p179-194 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8405 |
identifier_str_mv |
10.7867/1981-9943.2019v13n1p179-194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8405/4550 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 13 n. 1 (2019); 179-194 1981-9943 reponame:Linguagens instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Linguagens |
collection |
Linguagens |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945199594930176 |