A motivação profissional dos professores de língua espanhola nos estados do Ceará e Piauí: uma análise após a revogação da lei 11.161/2005

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Glauber Lima
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pontes, Valdecy de Oliveira, Pereira, Livya Lea de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8405
Resumo: A motivação de um(a) professor(a) como profissional na área de ensino de língua espanhola pode refletir nas suas ações, metodologias, estratégias de ensino e aprendizagem de seus alunos. Nesse contexto, considerando que a revogação da lei de obrigatoriedade da oferta de espanhol no Brasil, este artigo busca investigar as atuais motivações de professores de espanhol dos Estados do Ceará e do Piauí acerca dessa língua e das perspectivas para o seu ensino nos estados antes mencionado. Para tanto, baseia-se em estudos sobre motivação, situados na área de Linguística Aplicada. Além disso, para a obtenção dos dados, parte-se da observação direta extensiva, mediante a aplicação de questionário com professores de espanhol da rede pública estadual e/ou escolas de idiomas. Como resultado, averiguamos que a maioria dos professores investigados opta por valorizar o ensino e a oferta desta língua na rede estadual de ensino, portanto, não se mostram favoráveis à exclusão da disciplina de espanhol do currículo escolar por uma questão política e sem a devida discussão com os profissionais da área.
id FURB-7_0e0ae82b3f2e3ca20bf51b8f9fd4a4a6
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/8405
network_acronym_str FURB-7
network_name_str Linguagens
repository_id_str
spelling A motivação profissional dos professores de língua espanhola nos estados do Ceará e Piauí: uma análise após a revogação da lei 11.161/2005Motivação ProfissionalProfessores cearenses e piauiensesLíngua Espanhola.A motivação de um(a) professor(a) como profissional na área de ensino de língua espanhola pode refletir nas suas ações, metodologias, estratégias de ensino e aprendizagem de seus alunos. Nesse contexto, considerando que a revogação da lei de obrigatoriedade da oferta de espanhol no Brasil, este artigo busca investigar as atuais motivações de professores de espanhol dos Estados do Ceará e do Piauí acerca dessa língua e das perspectivas para o seu ensino nos estados antes mencionado. Para tanto, baseia-se em estudos sobre motivação, situados na área de Linguística Aplicada. Além disso, para a obtenção dos dados, parte-se da observação direta extensiva, mediante a aplicação de questionário com professores de espanhol da rede pública estadual e/ou escolas de idiomas. Como resultado, averiguamos que a maioria dos professores investigados opta por valorizar o ensino e a oferta desta língua na rede estadual de ensino, portanto, não se mostram favoráveis à exclusão da disciplina de espanhol do currículo escolar por uma questão política e sem a devida discussão com os profissionais da área.Fundação Universidade Regional de Blumenau2019-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/840510.7867/1981-9943.2019v13n1p179-194Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 13 n. 1 (2019); 179-1941981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8405/4550Copyright (c) 2020 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Glauber LimaPontes, Valdecy de OliveiraPereira, Livya Lea de Oliveira2022-07-14T14:57:59Zoai:ojs.bu.furb.br:article/8405Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2022-07-14T14:57:59Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv A motivação profissional dos professores de língua espanhola nos estados do Ceará e Piauí: uma análise após a revogação da lei 11.161/2005
title A motivação profissional dos professores de língua espanhola nos estados do Ceará e Piauí: uma análise após a revogação da lei 11.161/2005
spellingShingle A motivação profissional dos professores de língua espanhola nos estados do Ceará e Piauí: uma análise após a revogação da lei 11.161/2005
Moreira, Glauber Lima
Motivação Profissional
Professores cearenses e piauienses
Língua Espanhola.
title_short A motivação profissional dos professores de língua espanhola nos estados do Ceará e Piauí: uma análise após a revogação da lei 11.161/2005
title_full A motivação profissional dos professores de língua espanhola nos estados do Ceará e Piauí: uma análise após a revogação da lei 11.161/2005
title_fullStr A motivação profissional dos professores de língua espanhola nos estados do Ceará e Piauí: uma análise após a revogação da lei 11.161/2005
title_full_unstemmed A motivação profissional dos professores de língua espanhola nos estados do Ceará e Piauí: uma análise após a revogação da lei 11.161/2005
title_sort A motivação profissional dos professores de língua espanhola nos estados do Ceará e Piauí: uma análise após a revogação da lei 11.161/2005
author Moreira, Glauber Lima
author_facet Moreira, Glauber Lima
Pontes, Valdecy de Oliveira
Pereira, Livya Lea de Oliveira
author_role author
author2 Pontes, Valdecy de Oliveira
Pereira, Livya Lea de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Glauber Lima
Pontes, Valdecy de Oliveira
Pereira, Livya Lea de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação Profissional
Professores cearenses e piauienses
Língua Espanhola.
topic Motivação Profissional
Professores cearenses e piauienses
Língua Espanhola.
description A motivação de um(a) professor(a) como profissional na área de ensino de língua espanhola pode refletir nas suas ações, metodologias, estratégias de ensino e aprendizagem de seus alunos. Nesse contexto, considerando que a revogação da lei de obrigatoriedade da oferta de espanhol no Brasil, este artigo busca investigar as atuais motivações de professores de espanhol dos Estados do Ceará e do Piauí acerca dessa língua e das perspectivas para o seu ensino nos estados antes mencionado. Para tanto, baseia-se em estudos sobre motivação, situados na área de Linguística Aplicada. Além disso, para a obtenção dos dados, parte-se da observação direta extensiva, mediante a aplicação de questionário com professores de espanhol da rede pública estadual e/ou escolas de idiomas. Como resultado, averiguamos que a maioria dos professores investigados opta por valorizar o ensino e a oferta desta língua na rede estadual de ensino, portanto, não se mostram favoráveis à exclusão da disciplina de espanhol do currículo escolar por uma questão política e sem a devida discussão com os profissionais da área.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8405
10.7867/1981-9943.2019v13n1p179-194
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8405
identifier_str_mv 10.7867/1981-9943.2019v13n1p179-194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8405/4550
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 13 n. 1 (2019); 179-194
1981-9943
reponame:Linguagens
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Linguagens
collection Linguagens
repository.name.fl_str_mv Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com
_version_ 1798945199594930176