A Lei no 11.161/2005 e sua aplicabilidade no município de Ponta Grossa–PR
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2183 |
Resumo: | IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 |
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A Lei no 11.161/2005 e sua aplicabilidade no município de Ponta Grossa–PRBrasil. Lei no 11.161/2005 - dispõe sobre o ensino da língua espanholaPonta Grossa (PR) – BrasilUniversidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado defendida no ano de 2011 na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e suas contribuições para a efetivação da Lei no 11.161/2005 no município de Ponta Grossa no Paraná. Esta pesquisa procurou mostrar os desafios para a real aplicabilidade da Lei do espanhol nos estabelecimentos de ensino de Ponta Grossa –PR. A través de um resgate histórico do ensino de línguas estrangeiras (LES) no Brasil, bem como uma reflexão sobre o papel da língua estrangeira como disciplina curricular foi possível investigar e analisar o processo de implantação da língua espanhola na matriz curricular de algumas escolas de Ponta Grossa. A partir dos dados relatados na referida pesquisa, em uma parceria com a UEPG, alguns professores de língua espanhola iniciaram uma mobilização para a implantação do espanhol na Rede Pública de Ensino em Ponta Grossa, de maneira a cumprir com a Lei no 11.161/2005. Algumas ações foram realizadas pelo Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa (NREPG) até ocorrer o processo de votação para a escolha da língua estrangeira a compor a matriz curricular do Ensino Fundamental e Médio das escolas pertencentes a este NRE. A realização do processo não foi unânime, mas podemos evidenciar um grande avanço com relação à aplicabilidade da Lei no 11.161/2005, em um período de quatro anos (desde a apresentação da pesquisa de mestrado até a conclusão do processo de votação nas escolas), realizada com a presença da comunidade escolar para garantir a efetivação de maneira justaUNILA-UNIOESTE2016-08info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2183porinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Daniela Terezinha Estechereponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:28:16Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2183Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:28:16Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
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