CORPO, DISCURSO E EDUCAÇÃO PERFORMATIVA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/11465 |
Resumo: | O estudo proposto nesta pesquisa discute a seguinte questão: Quais as potencialidades da relação entre corpo, discurso e educação e, suas contribuições para a ampliação do conhecimento do tema em diferentes áreas de formação? O corpus da pesquisa é composto por relatos de partilhas e discussões orais, a partir das experiências dos participantes, alunas(os) dos cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas, Comunicação institucional, Pós-graduação em Educação. Ao total foram 14 oficinas/aulas ministradas ao longo do período de 2020, 2021, 2022 e 2023 em diferentes cursos e eventos, na modalidade on-line (durante a pandemia do Covid-19) e presencial (antes e após a pandemia). A estrutura teórica das oficinas/aulas foi sustentada pela teoria da Análise de Discurso francesa, pelos estudos sobre performance na educação e amparados por disparadores audiovisuais e práticas teatrais. Por fim, este estudo aponta relações discursivas entre os sujeitos participantes frente ao conteúdo teórico e prático disponibilizados, que possibilitam um trabalho pedagógico com maior foco maior sugerem uma ampliação de brechas que possibilitem maior foco aos estudos do corpo no contexto educacional, seja ele formal, informal ou não-formal. |
id |
FURB-7_107488ca90d896b30f450cdcd2e6b0d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/11465 |
network_acronym_str |
FURB-7 |
network_name_str |
Linguagens |
repository_id_str |
|
spelling |
CORPO, DISCURSO E EDUCAÇÃO PERFORMATIVA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINARO estudo proposto nesta pesquisa discute a seguinte questão: Quais as potencialidades da relação entre corpo, discurso e educação e, suas contribuições para a ampliação do conhecimento do tema em diferentes áreas de formação? O corpus da pesquisa é composto por relatos de partilhas e discussões orais, a partir das experiências dos participantes, alunas(os) dos cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas, Comunicação institucional, Pós-graduação em Educação. Ao total foram 14 oficinas/aulas ministradas ao longo do período de 2020, 2021, 2022 e 2023 em diferentes cursos e eventos, na modalidade on-line (durante a pandemia do Covid-19) e presencial (antes e após a pandemia). A estrutura teórica das oficinas/aulas foi sustentada pela teoria da Análise de Discurso francesa, pelos estudos sobre performance na educação e amparados por disparadores audiovisuais e práticas teatrais. Por fim, este estudo aponta relações discursivas entre os sujeitos participantes frente ao conteúdo teórico e prático disponibilizados, que possibilitam um trabalho pedagógico com maior foco maior sugerem uma ampliação de brechas que possibilitem maior foco aos estudos do corpo no contexto educacional, seja ele formal, informal ou não-formal. Fundação Universidade Regional de Blumenau2023-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/1146510.7867/1981-9943.2023v17n3p038-050Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 17 n. 3 (2023); 038-0501981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/11465/6046Copyright (c) 2023 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Michelle BocchiCosta, Sheurily Santos2023-12-13T19:10:45Zoai:ojs.bu.furb.br:article/11465Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2023-12-13T19:10:45Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CORPO, DISCURSO E EDUCAÇÃO PERFORMATIVA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR |
title |
CORPO, DISCURSO E EDUCAÇÃO PERFORMATIVA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR |
spellingShingle |
CORPO, DISCURSO E EDUCAÇÃO PERFORMATIVA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR Gonçalves, Michelle Bocchi |
title_short |
CORPO, DISCURSO E EDUCAÇÃO PERFORMATIVA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR |
title_full |
CORPO, DISCURSO E EDUCAÇÃO PERFORMATIVA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR |
title_fullStr |
CORPO, DISCURSO E EDUCAÇÃO PERFORMATIVA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR |
title_full_unstemmed |
CORPO, DISCURSO E EDUCAÇÃO PERFORMATIVA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR |
title_sort |
CORPO, DISCURSO E EDUCAÇÃO PERFORMATIVA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR |
author |
Gonçalves, Michelle Bocchi |
author_facet |
Gonçalves, Michelle Bocchi Costa, Sheurily Santos |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Sheurily Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Michelle Bocchi Costa, Sheurily Santos |
description |
O estudo proposto nesta pesquisa discute a seguinte questão: Quais as potencialidades da relação entre corpo, discurso e educação e, suas contribuições para a ampliação do conhecimento do tema em diferentes áreas de formação? O corpus da pesquisa é composto por relatos de partilhas e discussões orais, a partir das experiências dos participantes, alunas(os) dos cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas, Comunicação institucional, Pós-graduação em Educação. Ao total foram 14 oficinas/aulas ministradas ao longo do período de 2020, 2021, 2022 e 2023 em diferentes cursos e eventos, na modalidade on-line (durante a pandemia do Covid-19) e presencial (antes e após a pandemia). A estrutura teórica das oficinas/aulas foi sustentada pela teoria da Análise de Discurso francesa, pelos estudos sobre performance na educação e amparados por disparadores audiovisuais e práticas teatrais. Por fim, este estudo aponta relações discursivas entre os sujeitos participantes frente ao conteúdo teórico e prático disponibilizados, que possibilitam um trabalho pedagógico com maior foco maior sugerem uma ampliação de brechas que possibilitem maior foco aos estudos do corpo no contexto educacional, seja ele formal, informal ou não-formal. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/11465 10.7867/1981-9943.2023v17n3p038-050 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/11465 |
identifier_str_mv |
10.7867/1981-9943.2023v17n3p038-050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/11465/6046 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 17 n. 3 (2023); 038-050 1981-9943 reponame:Linguagens instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Linguagens |
collection |
Linguagens |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945200142286848 |