CORPO, DISCURSO E EDUCAÇÃO PERFORMATIVA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Michelle Bocchi
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Costa, Sheurily Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/11465
Resumo: O estudo proposto nesta pesquisa discute a seguinte questão: Quais as potencialidades da relação entre corpo, discurso e educação e, suas contribuições para a ampliação do conhecimento do tema em diferentes áreas de formação? O corpus da pesquisa é composto por relatos de partilhas e discussões orais, a partir das experiências dos participantes, alunas(os) dos cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas, Comunicação institucional, Pós-graduação em Educação. Ao total foram 14 oficinas/aulas ministradas ao longo do período de 2020, 2021, 2022 e 2023 em diferentes cursos e eventos, na modalidade on-line (durante a pandemia do Covid-19) e presencial (antes e após a pandemia). A estrutura teórica das oficinas/aulas foi sustentada pela teoria da Análise de Discurso francesa, pelos estudos sobre performance na educação e amparados por disparadores audiovisuais e práticas teatrais. Por fim, este estudo aponta relações discursivas entre os sujeitos participantes frente ao conteúdo teórico e prático disponibilizados, que possibilitam um trabalho pedagógico com maior foco maior sugerem uma ampliação de brechas que possibilitem maior foco aos estudos do corpo no contexto educacional, seja ele formal, informal ou não-formal.  
id FURB-7_107488ca90d896b30f450cdcd2e6b0d3
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/11465
network_acronym_str FURB-7
network_name_str Linguagens
repository_id_str
spelling CORPO, DISCURSO E EDUCAÇÃO PERFORMATIVA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINARO estudo proposto nesta pesquisa discute a seguinte questão: Quais as potencialidades da relação entre corpo, discurso e educação e, suas contribuições para a ampliação do conhecimento do tema em diferentes áreas de formação? O corpus da pesquisa é composto por relatos de partilhas e discussões orais, a partir das experiências dos participantes, alunas(os) dos cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas, Comunicação institucional, Pós-graduação em Educação. Ao total foram 14 oficinas/aulas ministradas ao longo do período de 2020, 2021, 2022 e 2023 em diferentes cursos e eventos, na modalidade on-line (durante a pandemia do Covid-19) e presencial (antes e após a pandemia). A estrutura teórica das oficinas/aulas foi sustentada pela teoria da Análise de Discurso francesa, pelos estudos sobre performance na educação e amparados por disparadores audiovisuais e práticas teatrais. Por fim, este estudo aponta relações discursivas entre os sujeitos participantes frente ao conteúdo teórico e prático disponibilizados, que possibilitam um trabalho pedagógico com maior foco maior sugerem uma ampliação de brechas que possibilitem maior foco aos estudos do corpo no contexto educacional, seja ele formal, informal ou não-formal.  Fundação Universidade Regional de Blumenau2023-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/1146510.7867/1981-9943.2023v17n3p038-050Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 17 n. 3 (2023); 038-0501981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/11465/6046Copyright (c) 2023 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Michelle BocchiCosta, Sheurily Santos2023-12-13T19:10:45Zoai:ojs.bu.furb.br:article/11465Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2023-12-13T19:10:45Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv CORPO, DISCURSO E EDUCAÇÃO PERFORMATIVA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR
title CORPO, DISCURSO E EDUCAÇÃO PERFORMATIVA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR
spellingShingle CORPO, DISCURSO E EDUCAÇÃO PERFORMATIVA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR
Gonçalves, Michelle Bocchi
title_short CORPO, DISCURSO E EDUCAÇÃO PERFORMATIVA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR
title_full CORPO, DISCURSO E EDUCAÇÃO PERFORMATIVA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR
title_fullStr CORPO, DISCURSO E EDUCAÇÃO PERFORMATIVA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR
title_full_unstemmed CORPO, DISCURSO E EDUCAÇÃO PERFORMATIVA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR
title_sort CORPO, DISCURSO E EDUCAÇÃO PERFORMATIVA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR
author Gonçalves, Michelle Bocchi
author_facet Gonçalves, Michelle Bocchi
Costa, Sheurily Santos
author_role author
author2 Costa, Sheurily Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Michelle Bocchi
Costa, Sheurily Santos
description O estudo proposto nesta pesquisa discute a seguinte questão: Quais as potencialidades da relação entre corpo, discurso e educação e, suas contribuições para a ampliação do conhecimento do tema em diferentes áreas de formação? O corpus da pesquisa é composto por relatos de partilhas e discussões orais, a partir das experiências dos participantes, alunas(os) dos cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas, Comunicação institucional, Pós-graduação em Educação. Ao total foram 14 oficinas/aulas ministradas ao longo do período de 2020, 2021, 2022 e 2023 em diferentes cursos e eventos, na modalidade on-line (durante a pandemia do Covid-19) e presencial (antes e após a pandemia). A estrutura teórica das oficinas/aulas foi sustentada pela teoria da Análise de Discurso francesa, pelos estudos sobre performance na educação e amparados por disparadores audiovisuais e práticas teatrais. Por fim, este estudo aponta relações discursivas entre os sujeitos participantes frente ao conteúdo teórico e prático disponibilizados, que possibilitam um trabalho pedagógico com maior foco maior sugerem uma ampliação de brechas que possibilitem maior foco aos estudos do corpo no contexto educacional, seja ele formal, informal ou não-formal.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/11465
10.7867/1981-9943.2023v17n3p038-050
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/11465
identifier_str_mv 10.7867/1981-9943.2023v17n3p038-050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/11465/6046
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 17 n. 3 (2023); 038-050
1981-9943
reponame:Linguagens
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Linguagens
collection Linguagens
repository.name.fl_str_mv Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com
_version_ 1798945200142286848