Entre portas e passagens : educação performativa e corpo na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Anne Caroline Pereira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/89107
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Michelle Bocchi Gonçalves
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGonçalves, Michelle Bocchi, 1980-Arruda, Anne Caroline Pereira2024-07-31T11:05:48Z2024-07-31T11:05:48Z2024https://hdl.handle.net/1884/89107Orientadora: Profa. Dra. Michelle Bocchi GonçalvesTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 25/04/2024Inclui referênciasÁrea de concentração: EducaçãoResumo: A presente pesquisa, vinculada ao grupo de estudos Labelite (UFPR/CNPq) – Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades, tem como objetivo geral compreender quais sentidos de corpo podem ser atribuídos por crianças pequenas a partir de processos de mediação, realizados sob a ótica da Educação Performativa. Os objetivos específicos buscam experienciar a Educação Performativa como mediadora e referencial teórico-prático para a elaboração de vivências estéticocorporais na Educação Infantil; desvelar quais tensões, representações sociais e interfaces sobre corpo são comunicados por meio das materialidades discursivas produzidas durante os encontros da oficina performativa: desenhos e discurso oral das crianças; e compreender, a partir das materialidades das crianças, as potencialidades e limitações de seus próprios corpos no ambiente escolar. O quadro teórico está ancorado na Educação Performativa com a ênfase no corpo como cerne do processo educativo; Sociologia do Corpo, por meio de Le Breton, respaldando que a existência humana é corporal; a Sociologia da infância com os conceitos de criança e infância, além de oferecer considerações concernentes à metodologia de pesquisas com crianças pequenas, dando visibilidade às vozes das crianças e, por fim, a teoria da Psicogênese da pessoa completa de Henri Wallon orientou quanto ao desenvolvimento infantil, por meio dos campos funcionais da afetividade, cognição e movimento e como eles são inter-relacionados na aprendizagem das crianças. Como percurso metodológico, foi planejada uma oficina performativa que contou com uma sucessão de encontros ocorridos durante o segundo semestre de 2021 (entre os meses de agosto e dezembro). Participaram da pesquisa 17 crianças de 5 anos de uma turma da Educação Infantil, oriundos de uma escola da rede privada do município de Curitiba. A partir de critérios estabelecidos, foram selecionadas as materialidades de quatro crianças participantes para compor o corpus de análise. A análise das materialidades desvelou sentidos de corpos ritualizados pela rotina escolar. Além disso, inicialmente a escola não se faz presente, no discurso das crianças, como um local que privilegia a corporeidade infantil. Na análise da última produção gráfica das crianças, é notório que, ao longo da oficina performativa, elas começaram a reconhecer a potencialidade de seus corpos no contexto escolar. Ao representar brincadeiras que envolvem movimento e interação, elas mostram que percebem seus corpos não apenas como vetores passivos, mas como agentes ativos, capazes de agir, reagir e transformar o ambiente ao seu redor. Essa transformação é um indicativo da potencialidade da Educação Performativa como uma abordagem pedagógica na Educação Infantil. As materialidades apresentadas reafirmam a necessidade de uma abordagem educacional que valorize e englobe a corporeidade como um componente central do processo de aprendizagem, o que corrobora com a premissa que defendemos nesta tese de que a Educação Performativa pode propiciar uma abordagem mais holística e integrada do desenvolvimento infantil. Desse modo, os resultados apresentados aludem à Educação Performativa como um conceito de educação que possibilita a aprendizagem com centralidade no corpo e propõe o desenvolvimento de forma integral, evidenciando sentidos de corpo livres, criativos e brincantes.Abstract: The present research, linked to the Labelite study group (UFPR/CNPq) – Laboratory of Studies in Education, Language and Theatricalities, aims to understand which senses of the body can be attributed by young children through mediation processes, carried out under the perspective of Performative Education. The specific objectives seek to experience Performative Education as a mediator and theoretical-practical reference for the elaboration of aesthetic-corporeal experiences in Early Childhood Education; to unveil which tensions, social representations and interfaces regarding the body are communicated through the discursive materialities produced during the performative workshop meetings: children's drawings and oral speech; and to understand, based on the children's materialities, the potentialities and limitations of their own bodies in the school environment. The theoretical framework is anchored in the Performative Education with an emphasis on the body as the core of the educational process; Sociology of the Body, through Le Breton, supporting that human existence is corporeal; Sociology of childhood with the concepts of child and childhood, as well as offering considerations concerning research methodology with young children, giving visibility to children's voices; and finally, the theory of Psychogenesis of the complete person by Henri Wallon, regarding child development through the functional fields of affectivity, cognition and movement and how they are interrelated in children's learning. As a methodological route, a performative workshop was planned, consisting of a series of meetings that took place during the second semester of 2021 (between the months of August and December). Seventeen 5-year-old children from a preschool class participated in the research, from a private school in the city of Curitiba. Based on established criteria, the materialities of four participating children were selected to compose the corpus of analysis. The analysis of materialities revealed senses of bodies ritualized by the school routine. Furthermore, initially, the school is not present in the children's discourse as a place that privileges child corporeality. In the analysis of the children's latest graphic production, it is noticeable that, throughout the performative workshop, they began to recognize the potentiality of their bodies in the school context. By playing games that involve movement and interaction, they show that they perceive their bodies not only as passive vectors but as active agents capable of acting, reacting, and transforming the environment around them. This transformation is an indication of the potential of Performative Education as a pedagogical approach in Preschool Education. The presented materialities reaffirm the need for an educational approach that values and encompasses corporeality as a central component of the learning process, which corroborates the premise we defend in this thesis, that Performative Education can provide a more holistic and integrated approach to child development. In this way, the presented results allude to Performative Education as an educational concept that enables learning centered on the body and proposes development in an integral way, highlighting free, creative and playful senses of the body.RESUMEN: La presente investigación, vinculada al grupo de estudios Labelite (UFPR/CNPq) – Laboratorio de Estudios en Educación, Lenguaje y Teatralidades, tiene como objetivo general comprender qué significados de cuerpo pueden ser atribuidos por niños pequeños a partir de procesos de mediación, realizados desde la perspectiva de la Educación Performativa. Los objetivos específicos buscan experimentar la Educación Performativa como mediadora y referencial teórico-práctico para la elaboración de experiencias estético-corporales en la Educación Infantil; desvelar qué tensiones, representaciones sociales e interfaces sobre el cuerpo son comunicados a través de las materialidades discursivas producidas durante los encuentros del taller performativo: dibujos y discurso oral de los niños; y comprender, a partir de las materialidades de los niños, las potencialidades y limitaciones de sus propios cuerpos en el ambiente escolar. El marco teórico está fundamentado en la Educación Performativa con énfasis en el cuerpo como núcleo del proceso educativo; Sociología del Cuerpo, a través de Le Breton, respaldando que la existencia humana es corporal; la Sociología de la infancia con los conceptos de niño e infancia, además de ofrecer consideraciones concernientes a la metodología de investigaciones con niños pequeños, dando visibilidad a las voces de los niños y, por último, la teoría de la Psicogénesis de la persona completa de Henri Wallon orientó en cuanto al desarrollo infantil, a través de los campos funcionales de la afectividad, cognición y movimiento y cómo están interrelacionados en el aprendizaje de los niños. Como recorrido metodológico, se planificó un taller performativo que contó con una sucesión de encuentros ocurridos durante el segundo semestre de 2021 (entre los meses de agosto y diciembre). Participaron en la investigación 17 niños de 5 años de una clase de Educación Infantil, provenientes de una escuela de la red privada del municipio de Curitiba. A partir de criterios establecidos, se seleccionaron las materialidades de cuatro niños participantes para componer el corpus de análisis. El análisis de las materialidades desveló sentidos de cuerpos ritualizados por la rutina escolar. Además, inicialmente la escuela no se hace presente, en el discurso de los niños, como un lugar que privilegia la corporeidad infantil. En el análisis de la última producción gráfica de los niños, es notable que, a lo largo del taller performativo, ellas comenzaron a reconocer la potencialidad de sus cuerpos en el contexto escolar. Al representar juegos que implican movimiento e interacción, muestran que perciben sus cuerpos no solo como vectores pasivos, sino como agentes activos, capaces de actuar, reaccionar y transformar el ambiente a su alrededor. Esta transformación es un indicativo de la potencialidad de la Educación Performativa como un enfoque pedagógico en la Educación Infantil. Las materialidades presentadas reafirman la necesidad de un enfoque educativo que valore e incluya la corporeidad como un componente central del proceso de aprendizaje, lo que corrobora con la premisa que defendemos en esta tesis de que la Educación Performativa puede propiciar un enfoque más holístico e integrado del desarrollo infantil. De este modo, los resultados presentados aluden a la Educación Performativa como un concepto de educación que posibilita el aprendizaje con centralidad en el cuerpo y propone el desarrollo de forma integral, evidenciando sentidos de cuerpo libres, creativos y lúdicos.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação pelo movimentoCriançasPerformance (Arte)InfânciaSentidos e sensações em criançasEducaçãoEntre portas e passagens : educação performativa e corpo na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ANNE CAROLINE PEREIRA ARRUDA ROJAS.pdfapplication/pdf29071757https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/89107/1/R%20-%20T%20-%20ANNE%20CAROLINE%20PEREIRA%20ARRUDA%20ROJAS.pdf159d5b69e6ad9d5e4142e2a447de960fMD51open access1884/891072024-07-31 08:05:48.547open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/89107Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-07-31T11:05:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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