BANDAS DE MÚSICA COMO ESPAÇOS DE ENSINO MUSICAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Fernando Vieira da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9980
Resumo: O tema abordado é a prática do ensino musical no ambiente das bandas de música brasileiras. Apresentamos uma discussão acerca das possibilidades do ensino nas bandas frente ao contexto dos espaços onde, tradicionalmente, a educação musical é discutida no âmbito acadêmico brasileiro, os conservatórios (incluindo escolas especializadas) e as escolas da rede básica de educação. Para realizar esta discussão, tomamos como base teórica a concepção de música enquanto forma de linguagem discursiva. Esta teoria advém da filosofia da linguagem e confere maior carga de significação musical às situações reais de vivência da música de modo socialmente contextualizado. O aporte teórico é fundamental, sobretudo, para pensarmos a concepção de ensino de música nas bandas. Logo, o objetivo deste artigo é apresentar a banda enquanto um espaço viável para ampliação das possibilidades de acesso à Educação Musical no Brasil, isto, posto frente às problemáticas enfrentadas tantos no ensino praticado tanto em conservatórios quanto nas escolas da rede. Assim, através de uma revisão bibliográfica sobre o tema pudemos apontar que existem múltiplas potencialidades para se pensar a banda de música enquanto espaço alternativo de educação musical.
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