UMA REFLEXÃO ACERCA DAS ARTES VISUAIS SOBRE A SEGUNDA VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Carla
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5981
Resumo: Este texto tem como tema a análise da segunda versão do documento nacional intitulado Base Nacional Comum Curricular na área da Arte Visual. É síntese de uma fala apresentada no IV Encontro Sul do Arte na Escola realizado na FURB, Blumenau, SC. Apresenta-se a seguinte estrutura: a formação dos professores e o perfil desses profissionais; as vivências em ensino da Arte nos últimos anos e os processos legais implicados; os processos de escolha, seleção e organização curricular; o que a BNCC sinaliza acerca das artes visuais; e, por fim, reflete-se como as práticas atuais sinalizam processos de resistência na realidade escolar. Compreende-se que os documentos curriculares são parte do processo curricular, mas que, na prática, os professores apoiam suas escolhas em outros aspectos relacionados ao cotidiano escolar, ao contexto e ao que conhecem e compreendem por arte. Ainda, a BNCC compreende a Arte como linguagem e o documento acena algumas fragilidades em relação à formação polivalente no que tange aos anos iniciais. Em relação aos objetivos, o documento articula temas integradores que limitam, na maneira como são apresentados, a compreensão da arte. Os elementos metodológicos não são claros, fragilizando, assim, a compreensão dos professores em relação à epistemologia que permeia o documento na área das Artes Visuais. 
id FURB-7_20c1b555c3d8bf9be8a1d83b0e5040ad
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/5981
network_acronym_str FURB-7
network_name_str Linguagens
repository_id_str
spelling UMA REFLEXÃO ACERCA DAS ARTES VISUAIS SOBRE A SEGUNDA VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULARBNCC. Formação Docente em Arte. Currículo de Artes Visuais.Este texto tem como tema a análise da segunda versão do documento nacional intitulado Base Nacional Comum Curricular na área da Arte Visual. É síntese de uma fala apresentada no IV Encontro Sul do Arte na Escola realizado na FURB, Blumenau, SC. Apresenta-se a seguinte estrutura: a formação dos professores e o perfil desses profissionais; as vivências em ensino da Arte nos últimos anos e os processos legais implicados; os processos de escolha, seleção e organização curricular; o que a BNCC sinaliza acerca das artes visuais; e, por fim, reflete-se como as práticas atuais sinalizam processos de resistência na realidade escolar. Compreende-se que os documentos curriculares são parte do processo curricular, mas que, na prática, os professores apoiam suas escolhas em outros aspectos relacionados ao cotidiano escolar, ao contexto e ao que conhecem e compreendem por arte. Ainda, a BNCC compreende a Arte como linguagem e o documento acena algumas fragilidades em relação à formação polivalente no que tange aos anos iniciais. Em relação aos objetivos, o documento articula temas integradores que limitam, na maneira como são apresentados, a compreensão da arte. Os elementos metodológicos não são claros, fragilizando, assim, a compreensão dos professores em relação à epistemologia que permeia o documento na área das Artes Visuais. Fundação Universidade Regional de Blumenau2016-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/598110.7867/1981-9943.2016v10n3p502-521Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 10 n. 3 (2016); 502-5211981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5981/3412Copyright (c) 2016 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Carla2016-11-16T16:08:07Zoai:ojs.bu.furb.br:article/5981Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2016-11-16T16:08:07Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA REFLEXÃO ACERCA DAS ARTES VISUAIS SOBRE A SEGUNDA VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title UMA REFLEXÃO ACERCA DAS ARTES VISUAIS SOBRE A SEGUNDA VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
spellingShingle UMA REFLEXÃO ACERCA DAS ARTES VISUAIS SOBRE A SEGUNDA VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Carvalho, Carla
BNCC. Formação Docente em Arte. Currículo de Artes Visuais.
title_short UMA REFLEXÃO ACERCA DAS ARTES VISUAIS SOBRE A SEGUNDA VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title_full UMA REFLEXÃO ACERCA DAS ARTES VISUAIS SOBRE A SEGUNDA VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title_fullStr UMA REFLEXÃO ACERCA DAS ARTES VISUAIS SOBRE A SEGUNDA VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title_full_unstemmed UMA REFLEXÃO ACERCA DAS ARTES VISUAIS SOBRE A SEGUNDA VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title_sort UMA REFLEXÃO ACERCA DAS ARTES VISUAIS SOBRE A SEGUNDA VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
author Carvalho, Carla
author_facet Carvalho, Carla
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv BNCC. Formação Docente em Arte. Currículo de Artes Visuais.
topic BNCC. Formação Docente em Arte. Currículo de Artes Visuais.
description Este texto tem como tema a análise da segunda versão do documento nacional intitulado Base Nacional Comum Curricular na área da Arte Visual. É síntese de uma fala apresentada no IV Encontro Sul do Arte na Escola realizado na FURB, Blumenau, SC. Apresenta-se a seguinte estrutura: a formação dos professores e o perfil desses profissionais; as vivências em ensino da Arte nos últimos anos e os processos legais implicados; os processos de escolha, seleção e organização curricular; o que a BNCC sinaliza acerca das artes visuais; e, por fim, reflete-se como as práticas atuais sinalizam processos de resistência na realidade escolar. Compreende-se que os documentos curriculares são parte do processo curricular, mas que, na prática, os professores apoiam suas escolhas em outros aspectos relacionados ao cotidiano escolar, ao contexto e ao que conhecem e compreendem por arte. Ainda, a BNCC compreende a Arte como linguagem e o documento acena algumas fragilidades em relação à formação polivalente no que tange aos anos iniciais. Em relação aos objetivos, o documento articula temas integradores que limitam, na maneira como são apresentados, a compreensão da arte. Os elementos metodológicos não são claros, fragilizando, assim, a compreensão dos professores em relação à epistemologia que permeia o documento na área das Artes Visuais. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5981
10.7867/1981-9943.2016v10n3p502-521
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5981
identifier_str_mv 10.7867/1981-9943.2016v10n3p502-521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5981/3412
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 10 n. 3 (2016); 502-521
1981-9943
reponame:Linguagens
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Linguagens
collection Linguagens
repository.name.fl_str_mv Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com
_version_ 1798945199527821312