UMA REFLEXÃO ACERCA DAS ARTES VISUAIS SOBRE A SEGUNDA VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5981 |
Resumo: | Este texto tem como tema a análise da segunda versão do documento nacional intitulado Base Nacional Comum Curricular na área da Arte Visual. É síntese de uma fala apresentada no IV Encontro Sul do Arte na Escola realizado na FURB, Blumenau, SC. Apresenta-se a seguinte estrutura: a formação dos professores e o perfil desses profissionais; as vivências em ensino da Arte nos últimos anos e os processos legais implicados; os processos de escolha, seleção e organização curricular; o que a BNCC sinaliza acerca das artes visuais; e, por fim, reflete-se como as práticas atuais sinalizam processos de resistência na realidade escolar. Compreende-se que os documentos curriculares são parte do processo curricular, mas que, na prática, os professores apoiam suas escolhas em outros aspectos relacionados ao cotidiano escolar, ao contexto e ao que conhecem e compreendem por arte. Ainda, a BNCC compreende a Arte como linguagem e o documento acena algumas fragilidades em relação à formação polivalente no que tange aos anos iniciais. Em relação aos objetivos, o documento articula temas integradores que limitam, na maneira como são apresentados, a compreensão da arte. Os elementos metodológicos não são claros, fragilizando, assim, a compreensão dos professores em relação à epistemologia que permeia o documento na área das Artes Visuais. |
id |
FURB-7_20c1b555c3d8bf9be8a1d83b0e5040ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/5981 |
network_acronym_str |
FURB-7 |
network_name_str |
Linguagens |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA REFLEXÃO ACERCA DAS ARTES VISUAIS SOBRE A SEGUNDA VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULARBNCC. Formação Docente em Arte. Currículo de Artes Visuais.Este texto tem como tema a análise da segunda versão do documento nacional intitulado Base Nacional Comum Curricular na área da Arte Visual. É síntese de uma fala apresentada no IV Encontro Sul do Arte na Escola realizado na FURB, Blumenau, SC. Apresenta-se a seguinte estrutura: a formação dos professores e o perfil desses profissionais; as vivências em ensino da Arte nos últimos anos e os processos legais implicados; os processos de escolha, seleção e organização curricular; o que a BNCC sinaliza acerca das artes visuais; e, por fim, reflete-se como as práticas atuais sinalizam processos de resistência na realidade escolar. Compreende-se que os documentos curriculares são parte do processo curricular, mas que, na prática, os professores apoiam suas escolhas em outros aspectos relacionados ao cotidiano escolar, ao contexto e ao que conhecem e compreendem por arte. Ainda, a BNCC compreende a Arte como linguagem e o documento acena algumas fragilidades em relação à formação polivalente no que tange aos anos iniciais. Em relação aos objetivos, o documento articula temas integradores que limitam, na maneira como são apresentados, a compreensão da arte. Os elementos metodológicos não são claros, fragilizando, assim, a compreensão dos professores em relação à epistemologia que permeia o documento na área das Artes Visuais. Fundação Universidade Regional de Blumenau2016-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/598110.7867/1981-9943.2016v10n3p502-521Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 10 n. 3 (2016); 502-5211981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5981/3412Copyright (c) 2016 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Carla2016-11-16T16:08:07Zoai:ojs.bu.furb.br:article/5981Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2016-11-16T16:08:07Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA REFLEXÃO ACERCA DAS ARTES VISUAIS SOBRE A SEGUNDA VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
title |
UMA REFLEXÃO ACERCA DAS ARTES VISUAIS SOBRE A SEGUNDA VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
spellingShingle |
UMA REFLEXÃO ACERCA DAS ARTES VISUAIS SOBRE A SEGUNDA VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Carvalho, Carla BNCC. Formação Docente em Arte. Currículo de Artes Visuais. |
title_short |
UMA REFLEXÃO ACERCA DAS ARTES VISUAIS SOBRE A SEGUNDA VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
title_full |
UMA REFLEXÃO ACERCA DAS ARTES VISUAIS SOBRE A SEGUNDA VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
title_fullStr |
UMA REFLEXÃO ACERCA DAS ARTES VISUAIS SOBRE A SEGUNDA VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
title_full_unstemmed |
UMA REFLEXÃO ACERCA DAS ARTES VISUAIS SOBRE A SEGUNDA VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
title_sort |
UMA REFLEXÃO ACERCA DAS ARTES VISUAIS SOBRE A SEGUNDA VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
author |
Carvalho, Carla |
author_facet |
Carvalho, Carla |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Carla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BNCC. Formação Docente em Arte. Currículo de Artes Visuais. |
topic |
BNCC. Formação Docente em Arte. Currículo de Artes Visuais. |
description |
Este texto tem como tema a análise da segunda versão do documento nacional intitulado Base Nacional Comum Curricular na área da Arte Visual. É síntese de uma fala apresentada no IV Encontro Sul do Arte na Escola realizado na FURB, Blumenau, SC. Apresenta-se a seguinte estrutura: a formação dos professores e o perfil desses profissionais; as vivências em ensino da Arte nos últimos anos e os processos legais implicados; os processos de escolha, seleção e organização curricular; o que a BNCC sinaliza acerca das artes visuais; e, por fim, reflete-se como as práticas atuais sinalizam processos de resistência na realidade escolar. Compreende-se que os documentos curriculares são parte do processo curricular, mas que, na prática, os professores apoiam suas escolhas em outros aspectos relacionados ao cotidiano escolar, ao contexto e ao que conhecem e compreendem por arte. Ainda, a BNCC compreende a Arte como linguagem e o documento acena algumas fragilidades em relação à formação polivalente no que tange aos anos iniciais. Em relação aos objetivos, o documento articula temas integradores que limitam, na maneira como são apresentados, a compreensão da arte. Os elementos metodológicos não são claros, fragilizando, assim, a compreensão dos professores em relação à epistemologia que permeia o documento na área das Artes Visuais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5981 10.7867/1981-9943.2016v10n3p502-521 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5981 |
identifier_str_mv |
10.7867/1981-9943.2016v10n3p502-521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5981/3412 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 10 n. 3 (2016); 502-521 1981-9943 reponame:Linguagens instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Linguagens |
collection |
Linguagens |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945199527821312 |