PRODUTIVIDADE E CRIATIVIDADE LEXICAL NA ESCOLA BÃSICA: O QUE DIZ O MATERIAL DIDÃTICO
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9702 |
Resumo: | A escolha do modelo teórico de gramática adotado pode ser o diferencial em relação às concepções de ensino e, consequentemente, pode ser o diferencial em relação às questões de aprendizagem. Este trabalho revisita o modelo teórico gerativista para dele extrair a abordagem da chamada gramática subjacente, que, grosso modo, diz respeito à gramática internalizada dos falantes de uma dada língua. Para esse modelo teórico, os processos de formação de palavras envolvem muito mais que a mera “decoreba” de morfemas e de outros segmentos estruturais, uma vez que o usuário da língua passa a ser visto como um interventor, tanto em termos de produtividade quanto em questões de criatividade lexical. Para uma compreensão didática a respeito da produtividade/criatividade lexical, analisa-se o conteúdo de um livro didático (destinado a turmas de 1º ano de Ensino Médio) e chega-se à urgente discussão: pouco se investe na chamada motivação nos processos de formação de palavras na escola básica. |
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PRODUTIVIDADE E CRIATIVIDADE LEXICAL NA ESCOLA BÃSICA: O QUE DIZ O MATERIAL DIDÃTICOLexicalismo. Teoria Gerativa. Morfologia. Educação Básica. Pedagogia Crítica.A escolha do modelo teórico de gramática adotado pode ser o diferencial em relação às concepções de ensino e, consequentemente, pode ser o diferencial em relação às questões de aprendizagem. Este trabalho revisita o modelo teórico gerativista para dele extrair a abordagem da chamada gramática subjacente, que, grosso modo, diz respeito à gramática internalizada dos falantes de uma dada língua. Para esse modelo teórico, os processos de formação de palavras envolvem muito mais que a mera “decoreba” de morfemas e de outros segmentos estruturais, uma vez que o usuário da língua passa a ser visto como um interventor, tanto em termos de produtividade quanto em questões de criatividade lexical. Para uma compreensão didática a respeito da produtividade/criatividade lexical, analisa-se o conteúdo de um livro didático (destinado a turmas de 1º ano de Ensino Médio) e chega-se à urgente discussão: pouco se investe na chamada motivação nos processos de formação de palavras na escola básica. Fundação Universidade Regional de Blumenau2021-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/970210.7867/1981-9943.2021v15n1p032-051Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 15 n. 1 (2021); 032-0511981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9702/5612Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Carlos Gustavo CamilloConstancio, Felipe de Andrade2022-07-14T14:55:53Zoai:ojs.bu.furb.br:article/9702Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2022-07-14T14:55:53Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
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