DO OBJETIVISMO À CONCEPTUALIZAÇÃO SOCIOCOGNITIVA: HISTÓRICO E PERSPECTIVAS SOBRE O ESTUDO DO SIGNIFICADO
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5312 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo refletir sobre a noção de significado em uma perspectiva ampla, abrangendo concepções filosóficas, linguísticas e culturais. Para isso, contrasta-se a visão tradicional ou objetivista do significado com a visão experiencialista, na qual se insere o paradigma da Linguística Cognitiva e sua proposta de estudo do significado como conceptualização. Verifica-se que, conforme o objetivismo, a produção de significado está totalmente dissociada de características sociais, culturais e subjetivas dos falantes. Já o experiencialismo coloca em evidência os processos cognitivos, imaginativos e intersubjetivos que permeiam o significado. Em vista disso, conclui-se que a agenda dos estudos do significado na atualidade, no que se refere a abordagens experiencialistas e sociocognitivas, têm valorizado cada vez mais os processos de significação em seus contextos sociais, culturais e interacionais. |
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DO OBJETIVISMO À CONCEPTUALIZAÇÃO SOCIOCOGNITIVA: HISTÓRICO E PERSPECTIVAS SOBRE O ESTUDO DO SIGNIFICADOEste artigo tem como objetivo refletir sobre a noção de significado em uma perspectiva ampla, abrangendo concepções filosóficas, linguísticas e culturais. Para isso, contrasta-se a visão tradicional ou objetivista do significado com a visão experiencialista, na qual se insere o paradigma da Linguística Cognitiva e sua proposta de estudo do significado como conceptualização. Verifica-se que, conforme o objetivismo, a produção de significado está totalmente dissociada de características sociais, culturais e subjetivas dos falantes. Já o experiencialismo coloca em evidência os processos cognitivos, imaginativos e intersubjetivos que permeiam o significado. Em vista disso, conclui-se que a agenda dos estudos do significado na atualidade, no que se refere a abordagens experiencialistas e sociocognitivas, têm valorizado cada vez mais os processos de significação em seus contextos sociais, culturais e interacionais.Fundação Universidade Regional de Blumenau2016-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/531210.7867/1981-9943.2016v10n1p124-143Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 10 n. 1 (2016); 124-1431981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5312/3260Copyright (c) 2016 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Aline NardesChishman, Rove Luiza de Oliveira2016-04-26T10:04:56Zoai:ojs.bu.furb.br:article/5312Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2016-04-26T10:04:56Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
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Este artigo tem como objetivo refletir sobre a noção de significado em uma perspectiva ampla, abrangendo concepções filosóficas, linguísticas e culturais. Para isso, contrasta-se a visão tradicional ou objetivista do significado com a visão experiencialista, na qual se insere o paradigma da Linguística Cognitiva e sua proposta de estudo do significado como conceptualização. Verifica-se que, conforme o objetivismo, a produção de significado está totalmente dissociada de características sociais, culturais e subjetivas dos falantes. Já o experiencialismo coloca em evidência os processos cognitivos, imaginativos e intersubjetivos que permeiam o significado. Em vista disso, conclui-se que a agenda dos estudos do significado na atualidade, no que se refere a abordagens experiencialistas e sociocognitivas, têm valorizado cada vez mais os processos de significação em seus contextos sociais, culturais e interacionais. |
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