A conceptualização visual da violência em histórias em quadrinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes (UECE), Languisner
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Antares (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/1547
Resumo: Neste artigo, discutimos os efeitos do sentido de VIOLÊNCIA promovido por imagens, tendo como corpus a história em quadrinhos (HQ) do Mickey. A análise da construção conceptual da VIOLÊNCIA nos leva à conclusão de que a composição visual dirige a leitura e os leitores para a interpretação de fatos do cotidiano. Essa análise traz parâmetros que podem ser úteis quando do ensino de leituras de imagens. Os dados mostram que as metáforas O CORPO É UM RECIPIENTE e A VIOLÊNCIA É UMA AÇÃO DIRIGIDA guardam uma forte influência na conceptualização da criança. Assim, os cenários apresentados nas HQs aparentam ser particularmente proeminentes com inputs para a exploração da VIOLÊNCIA. A construção deste domínio é inspirada na Teoria da Metáfora Conceptual, de Lakoff e Johnson (1980), assim como em Kress e van Leeuwen, (1996). Como discutimos ao longo do artigo, a conceptualização da VIOLÊNCIA tem sua própria estrutura e semântica, que traz à tona problemas de interpretação e validação de conceitos emergentes.
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