A BUSCA DO SENTIDO DA OBRA DE ARTE NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS: RECONSTRUÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/4260 |
Resumo: | O presente artigo trata de uma experiência estética a partir do contato com a obra Bat Cave, instalação do artista Tony Smith, remontada em 2013 para a 9ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, que foi ampliada semanticamente com o uso de um instrumento criado para ser utilizado por um espectador ou professor de artes visuais na ressignificação da obra de arte contemporânea enfocada no ensino da arte. Utiliza-se como referencial teórico a fenomenologia de Bachelard no resgate poético dos espaços, a hermenêutica de Gadamer na ressignificação da arte vista como jogo e a semiótica de Greimas, presente em seu último livro Da Imperfeição, na tentativa de construir um percurso semiótico de significação, afirmando que o sentido da obra de arte contemporânea se apresenta na experiência sensível construída a partir da experiência da obra. A experiência estética utilizada como referência inicial para a elaboração do instrumento educativo deu-se quando me deparei com a obra Bat Cave e tive dois sentimentos. Questiona-se sobre a possibilidade de haver um encadeamento entre os dois sentimentos: o de proteção e o de ludicidade, e com esses conceitos foi construído o desenvolvimento do texto. A ideia de jogo infantil foi associada à ideia de proteção na figura de um ninho a partir de uma abordagem fenomenológica, associando a poética presente na própria obra. A partir de então se trata da ampliação da experiência estética no campo da educação com a construção de um instrumento que faz referência à óptica e pode ser utilizado em sala de aula como estratégia para a ressignificação do olhar sobre a obra de arte contemporânea, possibilitando a percepção de detalhes que passam despercebidos. O dispositivo serve para observar atentamente a obra e suas peculiaridades ao possibilitar um percurso de sentido, ressignificando a obra nessa proposta de encontro estético. Por fim, propõe-se relacionar o ordinário e o extraordinário na produção de novos sentidos, incentivando o professor a estimular seus alunos para a percepção das qualidades sensíveis dos objetos que nos cercam. |
id |
FURB-7_76592413fe9e249cc1d6a98b662a9f6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/4260 |
network_acronym_str |
FURB-7 |
network_name_str |
Linguagens |
repository_id_str |
|
spelling |
A BUSCA DO SENTIDO DA OBRA DE ARTE NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS: RECONSTRUÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICALinguagensArtesSemióticaEducaçãoO presente artigo trata de uma experiência estética a partir do contato com a obra Bat Cave, instalação do artista Tony Smith, remontada em 2013 para a 9ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, que foi ampliada semanticamente com o uso de um instrumento criado para ser utilizado por um espectador ou professor de artes visuais na ressignificação da obra de arte contemporânea enfocada no ensino da arte. Utiliza-se como referencial teórico a fenomenologia de Bachelard no resgate poético dos espaços, a hermenêutica de Gadamer na ressignificação da arte vista como jogo e a semiótica de Greimas, presente em seu último livro Da Imperfeição, na tentativa de construir um percurso semiótico de significação, afirmando que o sentido da obra de arte contemporânea se apresenta na experiência sensível construída a partir da experiência da obra. A experiência estética utilizada como referência inicial para a elaboração do instrumento educativo deu-se quando me deparei com a obra Bat Cave e tive dois sentimentos. Questiona-se sobre a possibilidade de haver um encadeamento entre os dois sentimentos: o de proteção e o de ludicidade, e com esses conceitos foi construído o desenvolvimento do texto. A ideia de jogo infantil foi associada à ideia de proteção na figura de um ninho a partir de uma abordagem fenomenológica, associando a poética presente na própria obra. A partir de então se trata da ampliação da experiência estética no campo da educação com a construção de um instrumento que faz referência à óptica e pode ser utilizado em sala de aula como estratégia para a ressignificação do olhar sobre a obra de arte contemporânea, possibilitando a percepção de detalhes que passam despercebidos. O dispositivo serve para observar atentamente a obra e suas peculiaridades ao possibilitar um percurso de sentido, ressignificando a obra nessa proposta de encontro estético. Por fim, propõe-se relacionar o ordinário e o extraordinário na produção de novos sentidos, incentivando o professor a estimular seus alunos para a percepção das qualidades sensíveis dos objetos que nos cercam.Fundação Universidade Regional de Blumenau2014-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/426010.7867/1981-9943.2014v8n3p208-220Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 8 n. 3 (2014); 208-2201981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/4260/2798Copyright (c) 2014 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Pollyanna Motta2014-12-16T10:43:38Zoai:ojs.bu.furb.br:article/4260Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2014-12-16T10:43:38Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A BUSCA DO SENTIDO DA OBRA DE ARTE NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS: RECONSTRUÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA |
title |
A BUSCA DO SENTIDO DA OBRA DE ARTE NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS: RECONSTRUÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA |
spellingShingle |
A BUSCA DO SENTIDO DA OBRA DE ARTE NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS: RECONSTRUÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA Martins, Pollyanna Motta Linguagens Artes Semiótica Educação |
title_short |
A BUSCA DO SENTIDO DA OBRA DE ARTE NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS: RECONSTRUÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA |
title_full |
A BUSCA DO SENTIDO DA OBRA DE ARTE NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS: RECONSTRUÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA |
title_fullStr |
A BUSCA DO SENTIDO DA OBRA DE ARTE NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS: RECONSTRUÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA |
title_full_unstemmed |
A BUSCA DO SENTIDO DA OBRA DE ARTE NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS: RECONSTRUÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA |
title_sort |
A BUSCA DO SENTIDO DA OBRA DE ARTE NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS: RECONSTRUÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA |
author |
Martins, Pollyanna Motta |
author_facet |
Martins, Pollyanna Motta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Pollyanna Motta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagens Artes Semiótica Educação |
topic |
Linguagens Artes Semiótica Educação |
description |
O presente artigo trata de uma experiência estética a partir do contato com a obra Bat Cave, instalação do artista Tony Smith, remontada em 2013 para a 9ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, que foi ampliada semanticamente com o uso de um instrumento criado para ser utilizado por um espectador ou professor de artes visuais na ressignificação da obra de arte contemporânea enfocada no ensino da arte. Utiliza-se como referencial teórico a fenomenologia de Bachelard no resgate poético dos espaços, a hermenêutica de Gadamer na ressignificação da arte vista como jogo e a semiótica de Greimas, presente em seu último livro Da Imperfeição, na tentativa de construir um percurso semiótico de significação, afirmando que o sentido da obra de arte contemporânea se apresenta na experiência sensível construída a partir da experiência da obra. A experiência estética utilizada como referência inicial para a elaboração do instrumento educativo deu-se quando me deparei com a obra Bat Cave e tive dois sentimentos. Questiona-se sobre a possibilidade de haver um encadeamento entre os dois sentimentos: o de proteção e o de ludicidade, e com esses conceitos foi construído o desenvolvimento do texto. A ideia de jogo infantil foi associada à ideia de proteção na figura de um ninho a partir de uma abordagem fenomenológica, associando a poética presente na própria obra. A partir de então se trata da ampliação da experiência estética no campo da educação com a construção de um instrumento que faz referência à óptica e pode ser utilizado em sala de aula como estratégia para a ressignificação do olhar sobre a obra de arte contemporânea, possibilitando a percepção de detalhes que passam despercebidos. O dispositivo serve para observar atentamente a obra e suas peculiaridades ao possibilitar um percurso de sentido, ressignificando a obra nessa proposta de encontro estético. Por fim, propõe-se relacionar o ordinário e o extraordinário na produção de novos sentidos, incentivando o professor a estimular seus alunos para a percepção das qualidades sensíveis dos objetos que nos cercam. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/4260 10.7867/1981-9943.2014v8n3p208-220 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/4260 |
identifier_str_mv |
10.7867/1981-9943.2014v8n3p208-220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/4260/2798 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 8 n. 3 (2014); 208-220 1981-9943 reponame:Linguagens instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Linguagens |
collection |
Linguagens |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945199093710848 |