O ENSINO DE FRANCÊS NO CONTEXTO DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias da Silva, Sara
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Laus Pereira Oliveira, Clarissa, Inês Poyer, Iane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9329
Resumo: Este artigo apresenta um relato de experiência no contexto da prática do Estágio Obrigatório Supervisionado I e II do curso de Licenciatura em Letras – Língua Francesa e Literaturas, da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi a primeira vez que o Estágio supervisionado de francês, deste curso de Letras, se realizou no âmbito do programa Idiomas sem Fronteiras, desenvolvido pelo Governo Federal para oferecer aulas de língua francesa à comunidade universitária intencionada em participar de projetos de mobilidade internacional. Assim, o objetivo deste trabalho é discutir o aspecto didático de duas atividades desenvolvidas de acordo com a metodologia do Francês para Objetivo Universitário e ministradas para três turmas no decorrer do ano de 2019, com nível B1, com estudantes, em sua maioria, mestrandos e doutorandos da Universidade. Apresentaremos os resultados obtidos nessa prática com o intuito de contribuir com o campo da formação docente e com as discussões sobre ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira no contexto do Francês para Objetivo Universitário. 
id FURB-7_8538a071a6156b70caba5e95b4b0c51d
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/9329
network_acronym_str FURB-7
network_name_str Linguagens
repository_id_str
spelling O ENSINO DE FRANCÊS NO CONTEXTO DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAEstágio Supervisionado Francês. Idiomas sem Fronteiras. Francês para Objetivo Universitário.Este artigo apresenta um relato de experiência no contexto da prática do Estágio Obrigatório Supervisionado I e II do curso de Licenciatura em Letras – Língua Francesa e Literaturas, da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi a primeira vez que o Estágio supervisionado de francês, deste curso de Letras, se realizou no âmbito do programa Idiomas sem Fronteiras, desenvolvido pelo Governo Federal para oferecer aulas de língua francesa à comunidade universitária intencionada em participar de projetos de mobilidade internacional. Assim, o objetivo deste trabalho é discutir o aspecto didático de duas atividades desenvolvidas de acordo com a metodologia do Francês para Objetivo Universitário e ministradas para três turmas no decorrer do ano de 2019, com nível B1, com estudantes, em sua maioria, mestrandos e doutorandos da Universidade. Apresentaremos os resultados obtidos nessa prática com o intuito de contribuir com o campo da formação docente e com as discussões sobre ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira no contexto do Francês para Objetivo Universitário. Fundação Universidade Regional de Blumenau2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/932910.7867/1981-9943.2019v13n2p368-387Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 13 n. 2 (2019); 368-3871981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9329/4744Copyright (c) 2020 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias da Silva, SaraLaus Pereira Oliveira, ClarissaInês Poyer, Iane2022-07-14T14:57:44Zoai:ojs.bu.furb.br:article/9329Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2022-07-14T14:57:44Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE FRANCÊS NO CONTEXTO DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title O ENSINO DE FRANCÊS NO CONTEXTO DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
spellingShingle O ENSINO DE FRANCÊS NO CONTEXTO DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Farias da Silva, Sara
Estágio Supervisionado Francês. Idiomas sem Fronteiras. Francês para Objetivo Universitário.
title_short O ENSINO DE FRANCÊS NO CONTEXTO DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full O ENSINO DE FRANCÊS NO CONTEXTO DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr O ENSINO DE FRANCÊS NO CONTEXTO DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed O ENSINO DE FRANCÊS NO CONTEXTO DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort O ENSINO DE FRANCÊS NO CONTEXTO DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
author Farias da Silva, Sara
author_facet Farias da Silva, Sara
Laus Pereira Oliveira, Clarissa
Inês Poyer, Iane
author_role author
author2 Laus Pereira Oliveira, Clarissa
Inês Poyer, Iane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias da Silva, Sara
Laus Pereira Oliveira, Clarissa
Inês Poyer, Iane
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Supervisionado Francês. Idiomas sem Fronteiras. Francês para Objetivo Universitário.
topic Estágio Supervisionado Francês. Idiomas sem Fronteiras. Francês para Objetivo Universitário.
description Este artigo apresenta um relato de experiência no contexto da prática do Estágio Obrigatório Supervisionado I e II do curso de Licenciatura em Letras – Língua Francesa e Literaturas, da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi a primeira vez que o Estágio supervisionado de francês, deste curso de Letras, se realizou no âmbito do programa Idiomas sem Fronteiras, desenvolvido pelo Governo Federal para oferecer aulas de língua francesa à comunidade universitária intencionada em participar de projetos de mobilidade internacional. Assim, o objetivo deste trabalho é discutir o aspecto didático de duas atividades desenvolvidas de acordo com a metodologia do Francês para Objetivo Universitário e ministradas para três turmas no decorrer do ano de 2019, com nível B1, com estudantes, em sua maioria, mestrandos e doutorandos da Universidade. Apresentaremos os resultados obtidos nessa prática com o intuito de contribuir com o campo da formação docente e com as discussões sobre ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira no contexto do Francês para Objetivo Universitário. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9329
10.7867/1981-9943.2019v13n2p368-387
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9329
identifier_str_mv 10.7867/1981-9943.2019v13n2p368-387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9329/4744
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 13 n. 2 (2019); 368-387
1981-9943
reponame:Linguagens
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Linguagens
collection Linguagens
repository.name.fl_str_mv Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com
_version_ 1798945199962980352