O ECO DA ESCRITA EM "QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA" (1960) E "PRECIOSA" (2009)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sirino-Rezende, Tallyssa Izabella Machado
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Acir Dias da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5472
Resumo: Fazendo eco ao que Gilles Deleuze apresenta em seu O ato da criação (1989), quando afirma que, quando um cineasta decide adaptar uma obra literária, é porque ele tem ideias em cinema que fazem eco àquilo que o romance apresenta como ideias em romance, pretende-se, aqui, esboçar reflexões sobre o eco presente nas obras – literária e fílmica – Quarto de despejo (1960), da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus, e Preciosa (2009), longa-metragem do diretor estadunidense Lee Daniels. Preciosa não é uma adaptação direta de Quarto de despejo, porém, é a adaptação de Push (1996), da norte-americana Sapphire, romance inspirado nas nuances da escrita assumidas na obra de Carolina Maria de Jesus, e, o elo que une as duas obras literárias é a forma como a escrita muda a vida das personagens centrais: Carolina e Preciosa. Deste modo, buscar-se-á, neste estudo, refletir sobre o eco da escrita em Quarto de despejo e no longa Preciosa.
id FURB-7_8c5ed3cceb6149bc9b2dba1c8ded14f7
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/5472
network_acronym_str FURB-7
network_name_str Linguagens
repository_id_str
spelling O ECO DA ESCRITA EM "QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA" (1960) E "PRECIOSA" (2009)Quarto de despejoPreciosaadaptação fílmicaperformance.Fazendo eco ao que Gilles Deleuze apresenta em seu O ato da criação (1989), quando afirma que, quando um cineasta decide adaptar uma obra literária, é porque ele tem ideias em cinema que fazem eco àquilo que o romance apresenta como ideias em romance, pretende-se, aqui, esboçar reflexões sobre o eco presente nas obras – literária e fílmica – Quarto de despejo (1960), da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus, e Preciosa (2009), longa-metragem do diretor estadunidense Lee Daniels. Preciosa não é uma adaptação direta de Quarto de despejo, porém, é a adaptação de Push (1996), da norte-americana Sapphire, romance inspirado nas nuances da escrita assumidas na obra de Carolina Maria de Jesus, e, o elo que une as duas obras literárias é a forma como a escrita muda a vida das personagens centrais: Carolina e Preciosa. Deste modo, buscar-se-á, neste estudo, refletir sobre o eco da escrita em Quarto de despejo e no longa Preciosa.Fundação Universidade Regional de Blumenau2017-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/547210.7867/1981-9943.2017v11n1p028-042Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 11 n. 1 (2017); 028-0421981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5472/3555Copyright (c) 2017 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSirino-Rezende, Tallyssa Izabella MachadoSilva, Acir Dias da2017-06-17T23:30:32Zoai:ojs.bu.furb.br:article/5472Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2017-06-17T23:30:32Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv O ECO DA ESCRITA EM "QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA" (1960) E "PRECIOSA" (2009)
title O ECO DA ESCRITA EM "QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA" (1960) E "PRECIOSA" (2009)
spellingShingle O ECO DA ESCRITA EM "QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA" (1960) E "PRECIOSA" (2009)
Sirino-Rezende, Tallyssa Izabella Machado
Quarto de despejo
Preciosa
adaptação fílmica
performance.
title_short O ECO DA ESCRITA EM "QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA" (1960) E "PRECIOSA" (2009)
title_full O ECO DA ESCRITA EM "QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA" (1960) E "PRECIOSA" (2009)
title_fullStr O ECO DA ESCRITA EM "QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA" (1960) E "PRECIOSA" (2009)
title_full_unstemmed O ECO DA ESCRITA EM "QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA" (1960) E "PRECIOSA" (2009)
title_sort O ECO DA ESCRITA EM "QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA" (1960) E "PRECIOSA" (2009)
author Sirino-Rezende, Tallyssa Izabella Machado
author_facet Sirino-Rezende, Tallyssa Izabella Machado
Silva, Acir Dias da
author_role author
author2 Silva, Acir Dias da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sirino-Rezende, Tallyssa Izabella Machado
Silva, Acir Dias da
dc.subject.por.fl_str_mv Quarto de despejo
Preciosa
adaptação fílmica
performance.
topic Quarto de despejo
Preciosa
adaptação fílmica
performance.
description Fazendo eco ao que Gilles Deleuze apresenta em seu O ato da criação (1989), quando afirma que, quando um cineasta decide adaptar uma obra literária, é porque ele tem ideias em cinema que fazem eco àquilo que o romance apresenta como ideias em romance, pretende-se, aqui, esboçar reflexões sobre o eco presente nas obras – literária e fílmica – Quarto de despejo (1960), da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus, e Preciosa (2009), longa-metragem do diretor estadunidense Lee Daniels. Preciosa não é uma adaptação direta de Quarto de despejo, porém, é a adaptação de Push (1996), da norte-americana Sapphire, romance inspirado nas nuances da escrita assumidas na obra de Carolina Maria de Jesus, e, o elo que une as duas obras literárias é a forma como a escrita muda a vida das personagens centrais: Carolina e Preciosa. Deste modo, buscar-se-á, neste estudo, refletir sobre o eco da escrita em Quarto de despejo e no longa Preciosa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5472
10.7867/1981-9943.2017v11n1p028-042
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5472
identifier_str_mv 10.7867/1981-9943.2017v11n1p028-042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5472/3555
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 11 n. 1 (2017); 028-042
1981-9943
reponame:Linguagens
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Linguagens
collection Linguagens
repository.name.fl_str_mv Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com
_version_ 1798945199471198208