MACHADO DE ASSIS, A CRÍTICA E O JORNALISMO: O PAPEL DO JORNAL SEGUNDO A CRÍTICA MACHADIANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Leandro de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5414
Resumo: O artigo traça um breve panorama da relação existente entre jornalismo e literatura pondo em destaque a importância de a crítica machadiana – normalmente dedicada a arte literária e ao teatro – ser também considerada, analiticamente, pelos estudos jornalísticos. Traz um ligeiro perfil do crítico Machado de Assis e evidencia através da apresentação e análise de passagens de “O jornal e o livro” (1859a) e “A reforma pelo jornal”(1859b), dois de seus primeiros textos críticos, a visão do jovem Machado a respeito do papel do jornal e, por conseguinte, do jornalismo. Por fim, em paralelo com o que o crítico concluiu ainda no momento de sua juventude, dá destaque ao embate jornal versus livro; vencido, na opinião de Machado, pelo primeiro. Este artigo, resultado de estudos voltados às análises dos textos críticos de Machado de Assis, objetiva unir jornalismo e literatura noutra frente de aproximação: o pensamento crítico de um dos mais importantes escritores brasileiros, mais comumente voltado às coisas das artes, a serviço do jornal e do jornalismo, dando-lhes a possibilidade, como disse Machado de Assis num de seus textos críticos, de “elevar a sua qualidade”. Machado de Assis, quando jovem, depositava no jornal suas esperanças de intervenção em melhoria de todos. É neste mesmo viés, através das análises de passagens dos dois artigos supracitados, que este artigo busca fomentar a discussão a respeito da importância de um jornalismo crítico e atuante.
id FURB-7_96edd5b2ee99c324884aa6c5caa77c7d
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/5414
network_acronym_str FURB-7
network_name_str Linguagens
repository_id_str
spelling MACHADO DE ASSIS, A CRÍTICA E O JORNALISMO: O PAPEL DO JORNAL SEGUNDO A CRÍTICA MACHADIANAcrítica machadianapapel do jornaljornalismodiscurso jornalísticoMachado de Assis.O artigo traça um breve panorama da relação existente entre jornalismo e literatura pondo em destaque a importância de a crítica machadiana – normalmente dedicada a arte literária e ao teatro – ser também considerada, analiticamente, pelos estudos jornalísticos. Traz um ligeiro perfil do crítico Machado de Assis e evidencia através da apresentação e análise de passagens de “O jornal e o livro” (1859a) e “A reforma pelo jornal”(1859b), dois de seus primeiros textos críticos, a visão do jovem Machado a respeito do papel do jornal e, por conseguinte, do jornalismo. Por fim, em paralelo com o que o crítico concluiu ainda no momento de sua juventude, dá destaque ao embate jornal versus livro; vencido, na opinião de Machado, pelo primeiro. Este artigo, resultado de estudos voltados às análises dos textos críticos de Machado de Assis, objetiva unir jornalismo e literatura noutra frente de aproximação: o pensamento crítico de um dos mais importantes escritores brasileiros, mais comumente voltado às coisas das artes, a serviço do jornal e do jornalismo, dando-lhes a possibilidade, como disse Machado de Assis num de seus textos críticos, de “elevar a sua qualidade”. Machado de Assis, quando jovem, depositava no jornal suas esperanças de intervenção em melhoria de todos. É neste mesmo viés, através das análises de passagens dos dois artigos supracitados, que este artigo busca fomentar a discussão a respeito da importância de um jornalismo crítico e atuante.Fundação Universidade Regional de Blumenau2018-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/541410.7867/1981-9943.2017v11n3p599-611Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 11 n. 3 (2017); 586-5981981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5414/3731Copyright (c) 2018 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Leandro de Oliveira2018-01-31T00:39:51Zoai:ojs.bu.furb.br:article/5414Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2018-01-31T00:39:51Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv MACHADO DE ASSIS, A CRÍTICA E O JORNALISMO: O PAPEL DO JORNAL SEGUNDO A CRÍTICA MACHADIANA
title MACHADO DE ASSIS, A CRÍTICA E O JORNALISMO: O PAPEL DO JORNAL SEGUNDO A CRÍTICA MACHADIANA
spellingShingle MACHADO DE ASSIS, A CRÍTICA E O JORNALISMO: O PAPEL DO JORNAL SEGUNDO A CRÍTICA MACHADIANA
Lopes, Leandro de Oliveira
crítica machadiana
papel do jornal
jornalismo
discurso jornalístico
Machado de Assis.
title_short MACHADO DE ASSIS, A CRÍTICA E O JORNALISMO: O PAPEL DO JORNAL SEGUNDO A CRÍTICA MACHADIANA
title_full MACHADO DE ASSIS, A CRÍTICA E O JORNALISMO: O PAPEL DO JORNAL SEGUNDO A CRÍTICA MACHADIANA
title_fullStr MACHADO DE ASSIS, A CRÍTICA E O JORNALISMO: O PAPEL DO JORNAL SEGUNDO A CRÍTICA MACHADIANA
title_full_unstemmed MACHADO DE ASSIS, A CRÍTICA E O JORNALISMO: O PAPEL DO JORNAL SEGUNDO A CRÍTICA MACHADIANA
title_sort MACHADO DE ASSIS, A CRÍTICA E O JORNALISMO: O PAPEL DO JORNAL SEGUNDO A CRÍTICA MACHADIANA
author Lopes, Leandro de Oliveira
author_facet Lopes, Leandro de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Leandro de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv crítica machadiana
papel do jornal
jornalismo
discurso jornalístico
Machado de Assis.
topic crítica machadiana
papel do jornal
jornalismo
discurso jornalístico
Machado de Assis.
description O artigo traça um breve panorama da relação existente entre jornalismo e literatura pondo em destaque a importância de a crítica machadiana – normalmente dedicada a arte literária e ao teatro – ser também considerada, analiticamente, pelos estudos jornalísticos. Traz um ligeiro perfil do crítico Machado de Assis e evidencia através da apresentação e análise de passagens de “O jornal e o livro” (1859a) e “A reforma pelo jornal”(1859b), dois de seus primeiros textos críticos, a visão do jovem Machado a respeito do papel do jornal e, por conseguinte, do jornalismo. Por fim, em paralelo com o que o crítico concluiu ainda no momento de sua juventude, dá destaque ao embate jornal versus livro; vencido, na opinião de Machado, pelo primeiro. Este artigo, resultado de estudos voltados às análises dos textos críticos de Machado de Assis, objetiva unir jornalismo e literatura noutra frente de aproximação: o pensamento crítico de um dos mais importantes escritores brasileiros, mais comumente voltado às coisas das artes, a serviço do jornal e do jornalismo, dando-lhes a possibilidade, como disse Machado de Assis num de seus textos críticos, de “elevar a sua qualidade”. Machado de Assis, quando jovem, depositava no jornal suas esperanças de intervenção em melhoria de todos. É neste mesmo viés, através das análises de passagens dos dois artigos supracitados, que este artigo busca fomentar a discussão a respeito da importância de um jornalismo crítico e atuante.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5414
10.7867/1981-9943.2017v11n3p599-611
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5414
identifier_str_mv 10.7867/1981-9943.2017v11n3p599-611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5414/3731
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 11 n. 3 (2017); 586-598
1981-9943
reponame:Linguagens
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Linguagens
collection Linguagens
repository.name.fl_str_mv Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com
_version_ 1798945199199617024