RESSONÂNCIAS ENTRE PSICANÁLISE E ARTE: INTERVALOS, DESMONTAGENS E REARTICULAÇÕES
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
DOI: | 10.7867/1981-9943.2010v4n2p152-170 |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/2525 |
Resumo: | Este trabalho procura aproximar e entrelaçar alguns conceitos das áreas da psicanálise e da arte, buscando ressonâncias entre os mesmos, com especial atenção aos conceitos de “intervalo” ou “espaço intervalar” utilizados por teóricos como Dorfles, Pareyson, Blanchot, Bhabha, Lacan e Harari. Uma variedade de vozes de diversas áreas do conhecimento, utilizando diferentes conceitos de “intervalo”, parece ressoar e apontar para o espaço da “falta”, lugar de emergência do sujeito do desejo. Podemos encontrar eco destas noções a respeito do “intervalo” em alguns textos de Clarice Lispector que evocam o lugar do vazio, o encontro do inominável que permite ao sujeito a invenção de si, assim como ocorre nas rearticulações de sentido propiciadas pela clínica psicanalítica e pelo fazer artístico. |
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RESSONÂNCIAS ENTRE PSICANÁLISE E ARTE: INTERVALOS, DESMONTAGENS E REARTICULAÇÕESPsicanálisearteintervalofaltarearticulaçõesinvençãoEste trabalho procura aproximar e entrelaçar alguns conceitos das áreas da psicanálise e da arte, buscando ressonâncias entre os mesmos, com especial atenção aos conceitos de “intervalo” ou “espaço intervalar” utilizados por teóricos como Dorfles, Pareyson, Blanchot, Bhabha, Lacan e Harari. Uma variedade de vozes de diversas áreas do conhecimento, utilizando diferentes conceitos de “intervalo”, parece ressoar e apontar para o espaço da “falta”, lugar de emergência do sujeito do desejo. Podemos encontrar eco destas noções a respeito do “intervalo” em alguns textos de Clarice Lispector que evocam o lugar do vazio, o encontro do inominável que permite ao sujeito a invenção de si, assim como ocorre nas rearticulações de sentido propiciadas pela clínica psicanalítica e pelo fazer artístico.Fundação Universidade Regional de Blumenau2011-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/252510.7867/1981-9943.2010v4n2p152-170Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 4 n. 2 (2010): Linguagem e Psicanálise; 152-1701981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/2525/1778Copyright (c) 2014 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKaminski, Ana Luisa2011-11-16T12:16:31Zoai:ojs.bu.furb.br:article/2525Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2011-11-16T12:16:31Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
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