EDUCAR NA E PARA A DIVERSIDADE: O TRABALHO COM A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9842 |
Resumo: | É objetivo deste estudo analisar o trabalho com a literatura afro-brasileira no contexto escolar da Educação Infantil. Apresenta a referida literatura como suporte pedagógico na desconstrução de estereótipos e preconceitos para com as crianças negras na escola e no meio social no qual estão inseridas. De abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada em uma escola de educação infantil da rede municipal de ensino da cidade de Salvador/BA. O estudo, grosso modo, evidenciou que é de suma importância que as instituições de educação infantil proporcionem ações educativas que contemplem a diversidade e as diferenças, neste sentido a literatura afro-brasileira se constitui em um dos recursos pedagógicos para esse fim. Evidenciou que quando inserida no cotidiano escolar auxilia no direcionamento das crianças na valorização, respeito e contemplação das diversidades e das diferenças. |
id |
FURB-7_c2367e9101276b741365a5cc20251305 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/9842 |
network_acronym_str |
FURB-7 |
network_name_str |
Linguagens |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAR NA E PARA A DIVERSIDADE: O TRABALHO COM A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTILLiteratura. Diversidade. Educação Infantil.É objetivo deste estudo analisar o trabalho com a literatura afro-brasileira no contexto escolar da Educação Infantil. Apresenta a referida literatura como suporte pedagógico na desconstrução de estereótipos e preconceitos para com as crianças negras na escola e no meio social no qual estão inseridas. De abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada em uma escola de educação infantil da rede municipal de ensino da cidade de Salvador/BA. O estudo, grosso modo, evidenciou que é de suma importância que as instituições de educação infantil proporcionem ações educativas que contemplem a diversidade e as diferenças, neste sentido a literatura afro-brasileira se constitui em um dos recursos pedagógicos para esse fim. Evidenciou que quando inserida no cotidiano escolar auxilia no direcionamento das crianças na valorização, respeito e contemplação das diversidades e das diferenças.Fundação Universidade Regional de Blumenau2021-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/984210.7867/1981-9943.2021v15n2p058-075Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 15 n. 2 (2021); 058-0751981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9842/5648Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues de Oliveira, Bernadetedos Santos de Oliveira, Paula Grasielade Almeida Araújo, Jurandir2022-07-14T14:42:10Zoai:ojs.bu.furb.br:article/9842Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2022-07-14T14:42:10Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAR NA E PARA A DIVERSIDADE: O TRABALHO COM A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
EDUCAR NA E PARA A DIVERSIDADE: O TRABALHO COM A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
EDUCAR NA E PARA A DIVERSIDADE: O TRABALHO COM A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Rodrigues de Oliveira, Bernadete Literatura. Diversidade. Educação Infantil. |
title_short |
EDUCAR NA E PARA A DIVERSIDADE: O TRABALHO COM A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
EDUCAR NA E PARA A DIVERSIDADE: O TRABALHO COM A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
EDUCAR NA E PARA A DIVERSIDADE: O TRABALHO COM A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
EDUCAR NA E PARA A DIVERSIDADE: O TRABALHO COM A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
EDUCAR NA E PARA A DIVERSIDADE: O TRABALHO COM A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
Rodrigues de Oliveira, Bernadete |
author_facet |
Rodrigues de Oliveira, Bernadete dos Santos de Oliveira, Paula Grasiela de Almeida Araújo, Jurandir |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos de Oliveira, Paula Grasiela de Almeida Araújo, Jurandir |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues de Oliveira, Bernadete dos Santos de Oliveira, Paula Grasiela de Almeida Araújo, Jurandir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura. Diversidade. Educação Infantil. |
topic |
Literatura. Diversidade. Educação Infantil. |
description |
É objetivo deste estudo analisar o trabalho com a literatura afro-brasileira no contexto escolar da Educação Infantil. Apresenta a referida literatura como suporte pedagógico na desconstrução de estereótipos e preconceitos para com as crianças negras na escola e no meio social no qual estão inseridas. De abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada em uma escola de educação infantil da rede municipal de ensino da cidade de Salvador/BA. O estudo, grosso modo, evidenciou que é de suma importância que as instituições de educação infantil proporcionem ações educativas que contemplem a diversidade e as diferenças, neste sentido a literatura afro-brasileira se constitui em um dos recursos pedagógicos para esse fim. Evidenciou que quando inserida no cotidiano escolar auxilia no direcionamento das crianças na valorização, respeito e contemplação das diversidades e das diferenças. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9842 10.7867/1981-9943.2021v15n2p058-075 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9842 |
identifier_str_mv |
10.7867/1981-9943.2021v15n2p058-075 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9842/5648 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 15 n. 2 (2021); 058-075 1981-9943 reponame:Linguagens instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Linguagens |
collection |
Linguagens |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945200010166272 |