ISOTOPIA TEXTUAL E O MEIO PUBLICITÁRIO: OS CAMINHOS PARA A GERAÇÃO DE SENTIDO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9233 |
Resumo: | Tomando como base a perspectiva da Semiótica Discursiva, fundada por Algirdas Julien Greimas, o presente trabalho tem como objetivo analisar as estratégias textuais isotópicas utilizadas em um comercial da Rede Americana de Fast Food Burger King como artifício para o alcance de um determinado público-alvo. Sob esse prisma teórico, faz-se necessário um diálogo metodológico baseado em Barros (2005), Fiorin (1999) e Henn (2006), dentre outros autores que discorrem sobre as temáticas concernentes a esse campo de estudo. Uma peça publicitária produzida pela Burger King comporá o corpus e será tomada como objeto de significação e cultural, de interação entre os sujeitos, evidenciando possíveis relações ideológicas entre interlocutores. |
id |
FURB-7_cbd2e928c074c4fda50071c0ce692e49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/9233 |
network_acronym_str |
FURB-7 |
network_name_str |
Linguagens |
repository_id_str |
|
spelling |
ISOTOPIA TEXTUAL E O MEIO PUBLICITÁRIO: OS CAMINHOS PARA A GERAÇÃO DE SENTIDOSemiótica Discursiva. Isotopia Textual. Memória de Enquadramento.Tomando como base a perspectiva da Semiótica Discursiva, fundada por Algirdas Julien Greimas, o presente trabalho tem como objetivo analisar as estratégias textuais isotópicas utilizadas em um comercial da Rede Americana de Fast Food Burger King como artifício para o alcance de um determinado público-alvo. Sob esse prisma teórico, faz-se necessário um diálogo metodológico baseado em Barros (2005), Fiorin (1999) e Henn (2006), dentre outros autores que discorrem sobre as temáticas concernentes a esse campo de estudo. Uma peça publicitária produzida pela Burger King comporá o corpus e será tomada como objeto de significação e cultural, de interação entre os sujeitos, evidenciando possíveis relações ideológicas entre interlocutores. Fundação Universidade Regional de Blumenau2020-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/923310.7867/1981-9943.2020v14n2p143-163Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 14 n. 2 (2020); 143-1631981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9233/4884Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves Farias, AlcioneCosta Mouzinho, AndréiaMelo das Neves, BrendaDiego Carmin Lavareda, Welton2022-07-14T14:57:06Zoai:ojs.bu.furb.br:article/9233Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2022-07-14T14:57:06Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ISOTOPIA TEXTUAL E O MEIO PUBLICITÁRIO: OS CAMINHOS PARA A GERAÇÃO DE SENTIDO |
title |
ISOTOPIA TEXTUAL E O MEIO PUBLICITÁRIO: OS CAMINHOS PARA A GERAÇÃO DE SENTIDO |
spellingShingle |
ISOTOPIA TEXTUAL E O MEIO PUBLICITÁRIO: OS CAMINHOS PARA A GERAÇÃO DE SENTIDO Alves Farias, Alcione Semiótica Discursiva. Isotopia Textual. Memória de Enquadramento. |
title_short |
ISOTOPIA TEXTUAL E O MEIO PUBLICITÁRIO: OS CAMINHOS PARA A GERAÇÃO DE SENTIDO |
title_full |
ISOTOPIA TEXTUAL E O MEIO PUBLICITÁRIO: OS CAMINHOS PARA A GERAÇÃO DE SENTIDO |
title_fullStr |
ISOTOPIA TEXTUAL E O MEIO PUBLICITÁRIO: OS CAMINHOS PARA A GERAÇÃO DE SENTIDO |
title_full_unstemmed |
ISOTOPIA TEXTUAL E O MEIO PUBLICITÁRIO: OS CAMINHOS PARA A GERAÇÃO DE SENTIDO |
title_sort |
ISOTOPIA TEXTUAL E O MEIO PUBLICITÁRIO: OS CAMINHOS PARA A GERAÇÃO DE SENTIDO |
author |
Alves Farias, Alcione |
author_facet |
Alves Farias, Alcione Costa Mouzinho, Andréia Melo das Neves, Brenda Diego Carmin Lavareda, Welton |
author_role |
author |
author2 |
Costa Mouzinho, Andréia Melo das Neves, Brenda Diego Carmin Lavareda, Welton |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves Farias, Alcione Costa Mouzinho, Andréia Melo das Neves, Brenda Diego Carmin Lavareda, Welton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Semiótica Discursiva. Isotopia Textual. Memória de Enquadramento. |
topic |
Semiótica Discursiva. Isotopia Textual. Memória de Enquadramento. |
description |
Tomando como base a perspectiva da Semiótica Discursiva, fundada por Algirdas Julien Greimas, o presente trabalho tem como objetivo analisar as estratégias textuais isotópicas utilizadas em um comercial da Rede Americana de Fast Food Burger King como artifício para o alcance de um determinado público-alvo. Sob esse prisma teórico, faz-se necessário um diálogo metodológico baseado em Barros (2005), Fiorin (1999) e Henn (2006), dentre outros autores que discorrem sobre as temáticas concernentes a esse campo de estudo. Uma peça publicitária produzida pela Burger King comporá o corpus e será tomada como objeto de significação e cultural, de interação entre os sujeitos, evidenciando possíveis relações ideológicas entre interlocutores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9233 10.7867/1981-9943.2020v14n2p143-163 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9233 |
identifier_str_mv |
10.7867/1981-9943.2020v14n2p143-163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9233/4884 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 14 n. 2 (2020); 143-163 1981-9943 reponame:Linguagens instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Linguagens |
collection |
Linguagens |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945199928377344 |