A CONFIGURAÇÃO DA TELENOVELA NO BRASIL: A SUPERAÇÃO DO MODELO MELODRAMÁTICO
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/4547 |
Resumo: | É inegável que a ficção seriada participa ativamente do processo de representação de identidades. Assim, a telenovela, que sempre esteve presente na televisão brasileira e passou a ocupar lugar privilegiado, tanto na programação televisiva, quanto nos estudos acadêmicos, estando a serviço do entretenimento ou do viés emancipatório, responde por um processo de interação e representação diante do cotidiano. Dessa forma, o presente artigo tece considerações acerca da constituição do gênero televisivo de maior sucesso no país, a telenovela. Para tanto, utilizará postulações de Lopes, Borelli, Alencar, Sadek, Hamburger, Távola e outros teóricos que se ocupam de reflexões acerca desse gênero. Acredita-se que este trabalho seja importante devido às especificidades de um gênero considerado híbrido, que tem na literatura e nas manifestações de massa sua gênese. Ademais, estudar a história da telenovela é se debruçar sobre a evolução e os dilemas sócio-históricos e político-econômicos do Brasil. |
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A CONFIGURAÇÃO DA TELENOVELA NO BRASIL: A SUPERAÇÃO DO MODELO MELODRAMÁTICOPalavras-chaveTelenovela. Ficção. Representação. Folhetim.É inegável que a ficção seriada participa ativamente do processo de representação de identidades. Assim, a telenovela, que sempre esteve presente na televisão brasileira e passou a ocupar lugar privilegiado, tanto na programação televisiva, quanto nos estudos acadêmicos, estando a serviço do entretenimento ou do viés emancipatório, responde por um processo de interação e representação diante do cotidiano. Dessa forma, o presente artigo tece considerações acerca da constituição do gênero televisivo de maior sucesso no país, a telenovela. Para tanto, utilizará postulações de Lopes, Borelli, Alencar, Sadek, Hamburger, Távola e outros teóricos que se ocupam de reflexões acerca desse gênero. Acredita-se que este trabalho seja importante devido às especificidades de um gênero considerado híbrido, que tem na literatura e nas manifestações de massa sua gênese. Ademais, estudar a história da telenovela é se debruçar sobre a evolução e os dilemas sócio-históricos e político-econômicos do Brasil.Fundação Universidade Regional de Blumenau2015-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/454710.7867/1981-9943.2015v9n2p177-189Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 9 n. 2 (2015); 177-1891981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/4547/3017Copyright (c) 2015 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Rondinele Aparecido2015-08-18T11:02:47Zoai:ojs.bu.furb.br:article/4547Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2015-08-18T11:02:47Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
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