A CONFIGURAÇÃO DA TELENOVELA NO BRASIL: A SUPERAÇÃO DO MODELO MELODRAMÁTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Rondinele Aparecido
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/4547
Resumo: É inegável que a ficção seriada participa ativamente do processo de representação de identidades. Assim, a telenovela, que sempre esteve presente na televisão brasileira e passou a ocupar lugar privilegiado, tanto na programação televisiva, quanto nos estudos acadêmicos, estando a serviço do entretenimento ou do viés emancipatório, responde por um processo de interação e representação diante do cotidiano. Dessa forma, o presente artigo tece considerações acerca da constituição do gênero televisivo de maior sucesso no país, a telenovela. Para tanto, utilizará postulações de Lopes, Borelli, Alencar, Sadek, Hamburger, Távola e outros teóricos que se ocupam de reflexões acerca desse gênero. Acredita-se que este trabalho seja importante devido às especificidades de um gênero considerado híbrido, que tem na literatura e nas manifestações de massa sua gênese. Ademais, estudar a história da telenovela é se debruçar sobre a evolução e os dilemas sócio-históricos e político-econômicos do Brasil.
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