A TELENOVELA NO BRASIL: UM GÊNERO POR EXCELÊNCIA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Zygmunt Bauman |
Texto Completo: | https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/4312 |
Resumo: | Resumo: O ideário da humanidade é cada vez mais dependente do audiovisual, mostrando que o homem passou a depender cada vez mais das mídias para ter acesso à ficção. Dessa forma, explica-se a importância da televisão, produto que foi implantado no Brasil em 1950, para a sociedade brasileira. Como suporte, esse veículo de comunicação apresenta vários gêneros e formatos calcados na ficção. Dentre eles, o mais importante é a telenovela, produto de mídia onipresente no Brasil cuja inspiração provém dos romances folhetinescos, do melodramae do rádio. De origem melodramática e presente no país desde 1951, pode-se dizer que o gênero alterou seu formato, abandonando a extensa carga de sentimentalidade. Nos últimos 40 anos, ganhou reconhecimento da crítica especializada como produto artístico e cultural. Na atualidade, pode-se falar que a novela pode ser vista como um agente propiciador acerca dos debates sobre a cultura e identidade brasileira. Assim, o presente artigo objetiva tecer considerações acerca da importância desse produto midiático para o Brasil. |
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A TELENOVELA NO BRASIL: UM GÊNERO POR EXCELÊNCIATelenovela.Produto de mídia. Ficção.Resumo: O ideário da humanidade é cada vez mais dependente do audiovisual, mostrando que o homem passou a depender cada vez mais das mídias para ter acesso à ficção. Dessa forma, explica-se a importância da televisão, produto que foi implantado no Brasil em 1950, para a sociedade brasileira. Como suporte, esse veículo de comunicação apresenta vários gêneros e formatos calcados na ficção. Dentre eles, o mais importante é a telenovela, produto de mídia onipresente no Brasil cuja inspiração provém dos romances folhetinescos, do melodramae do rádio. De origem melodramática e presente no país desde 1951, pode-se dizer que o gênero alterou seu formato, abandonando a extensa carga de sentimentalidade. Nos últimos 40 anos, ganhou reconhecimento da crítica especializada como produto artístico e cultural. Na atualidade, pode-se falar que a novela pode ser vista como um agente propiciador acerca dos debates sobre a cultura e identidade brasileira. Assim, o presente artigo objetiva tecer considerações acerca da importância desse produto midiático para o Brasil.Universidade Federal do Maranhão2016-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/4312Cadernos Zygmunt Bauman; v. 6 n. 11 (2016): A política da contingência e da técnica na modernidade2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/4312/3135Copyright (c) 2016 Cadernos Zygmunt Baumaninfo:eu-repo/semantics/openAccessribeiro, Rondinele aparecidoMarques, Francisco Claudio Alves2016-12-22T13:55:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4312Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2016-12-22T13:55:32Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false |
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Resumo: O ideário da humanidade é cada vez mais dependente do audiovisual, mostrando que o homem passou a depender cada vez mais das mídias para ter acesso à ficção. Dessa forma, explica-se a importância da televisão, produto que foi implantado no Brasil em 1950, para a sociedade brasileira. Como suporte, esse veículo de comunicação apresenta vários gêneros e formatos calcados na ficção. Dentre eles, o mais importante é a telenovela, produto de mídia onipresente no Brasil cuja inspiração provém dos romances folhetinescos, do melodramae do rádio. De origem melodramática e presente no país desde 1951, pode-se dizer que o gênero alterou seu formato, abandonando a extensa carga de sentimentalidade. Nos últimos 40 anos, ganhou reconhecimento da crítica especializada como produto artístico e cultural. Na atualidade, pode-se falar que a novela pode ser vista como um agente propiciador acerca dos debates sobre a cultura e identidade brasileira. Assim, o presente artigo objetiva tecer considerações acerca da importância desse produto midiático para o Brasil. |
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