PNAIC: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pottmeier, Sandra
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliva Donida, Lais, Helena Cúrio de Caetano, Marta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9084
Resumo: Este trabalho objetiva analisar produções acadêmicas publicadas entre 2013 e 2017 sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. A partir de uma revisão bibliográfica realizada nas bases de dados: Repositório da UFSC, CAPES, Scielo e Redalyc, 14 trabalhos foram selecionados. A discussão revelada, a partir de análise de dados, evidencia que os cadernos de estudo do PNAIC vêm contemplando os usos sociais de leitura, escrita, oralidade e análise linguística. Considera-se, contudo, que ainda há necessidade de um aprofundamento quanto às concepções de leitura, assim como na caracterização do leitor pautadas em uma fundamentação teórico-metodológica consistente, em função da presença de diferentes compreensões teóricas que são apresentadas, muitas vezes, de modo superficial e, até mesmo, conflitivos entre si nos cadernos do PNAIC.
id FURB-7_fd4429729b3ed1affeb6d71f46f1137d
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/9084
network_acronym_str FURB-7
network_name_str Linguagens
repository_id_str
spelling PNAIC: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICALinguagem. Formação. PNAIC.Este trabalho objetiva analisar produções acadêmicas publicadas entre 2013 e 2017 sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. A partir de uma revisão bibliográfica realizada nas bases de dados: Repositório da UFSC, CAPES, Scielo e Redalyc, 14 trabalhos foram selecionados. A discussão revelada, a partir de análise de dados, evidencia que os cadernos de estudo do PNAIC vêm contemplando os usos sociais de leitura, escrita, oralidade e análise linguística. Considera-se, contudo, que ainda há necessidade de um aprofundamento quanto às concepções de leitura, assim como na caracterização do leitor pautadas em uma fundamentação teórico-metodológica consistente, em função da presença de diferentes compreensões teóricas que são apresentadas, muitas vezes, de modo superficial e, até mesmo, conflitivos entre si nos cadernos do PNAIC.Fundação Universidade Regional de Blumenau2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/908410.7867/1981-9943.2019v13n2p301-319Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 13 n. 2 (2019); 301-3191981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9084/4721Copyright (c) 2020 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPottmeier, SandraOliva Donida, LaisHelena Cúrio de Caetano, Marta2022-07-14T14:57:44Zoai:ojs.bu.furb.br:article/9084Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2022-07-14T14:57:44Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv PNAIC: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
title PNAIC: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
spellingShingle PNAIC: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Pottmeier, Sandra
Linguagem. Formação. PNAIC.
title_short PNAIC: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
title_full PNAIC: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
title_fullStr PNAIC: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
title_full_unstemmed PNAIC: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
title_sort PNAIC: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
author Pottmeier, Sandra
author_facet Pottmeier, Sandra
Oliva Donida, Lais
Helena Cúrio de Caetano, Marta
author_role author
author2 Oliva Donida, Lais
Helena Cúrio de Caetano, Marta
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pottmeier, Sandra
Oliva Donida, Lais
Helena Cúrio de Caetano, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem. Formação. PNAIC.
topic Linguagem. Formação. PNAIC.
description Este trabalho objetiva analisar produções acadêmicas publicadas entre 2013 e 2017 sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. A partir de uma revisão bibliográfica realizada nas bases de dados: Repositório da UFSC, CAPES, Scielo e Redalyc, 14 trabalhos foram selecionados. A discussão revelada, a partir de análise de dados, evidencia que os cadernos de estudo do PNAIC vêm contemplando os usos sociais de leitura, escrita, oralidade e análise linguística. Considera-se, contudo, que ainda há necessidade de um aprofundamento quanto às concepções de leitura, assim como na caracterização do leitor pautadas em uma fundamentação teórico-metodológica consistente, em função da presença de diferentes compreensões teóricas que são apresentadas, muitas vezes, de modo superficial e, até mesmo, conflitivos entre si nos cadernos do PNAIC.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9084
10.7867/1981-9943.2019v13n2p301-319
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9084
identifier_str_mv 10.7867/1981-9943.2019v13n2p301-319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9084/4721
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 13 n. 2 (2019); 301-319
1981-9943
reponame:Linguagens
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Linguagens
collection Linguagens
repository.name.fl_str_mv Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com
_version_ 1798945199923134464