PNAIC: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9084 |
Resumo: | Este trabalho objetiva analisar produções acadêmicas publicadas entre 2013 e 2017 sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. A partir de uma revisão bibliográfica realizada nas bases de dados: Repositório da UFSC, CAPES, Scielo e Redalyc, 14 trabalhos foram selecionados. A discussão revelada, a partir de análise de dados, evidencia que os cadernos de estudo do PNAIC vêm contemplando os usos sociais de leitura, escrita, oralidade e análise linguística. Considera-se, contudo, que ainda há necessidade de um aprofundamento quanto às concepções de leitura, assim como na caracterização do leitor pautadas em uma fundamentação teórico-metodológica consistente, em função da presença de diferentes compreensões teóricas que são apresentadas, muitas vezes, de modo superficial e, até mesmo, conflitivos entre si nos cadernos do PNAIC. |
id |
FURB-7_fd4429729b3ed1affeb6d71f46f1137d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/9084 |
network_acronym_str |
FURB-7 |
network_name_str |
Linguagens |
repository_id_str |
|
spelling |
PNAIC: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICALinguagem. Formação. PNAIC.Este trabalho objetiva analisar produções acadêmicas publicadas entre 2013 e 2017 sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. A partir de uma revisão bibliográfica realizada nas bases de dados: Repositório da UFSC, CAPES, Scielo e Redalyc, 14 trabalhos foram selecionados. A discussão revelada, a partir de análise de dados, evidencia que os cadernos de estudo do PNAIC vêm contemplando os usos sociais de leitura, escrita, oralidade e análise linguística. Considera-se, contudo, que ainda há necessidade de um aprofundamento quanto às concepções de leitura, assim como na caracterização do leitor pautadas em uma fundamentação teórico-metodológica consistente, em função da presença de diferentes compreensões teóricas que são apresentadas, muitas vezes, de modo superficial e, até mesmo, conflitivos entre si nos cadernos do PNAIC.Fundação Universidade Regional de Blumenau2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/908410.7867/1981-9943.2019v13n2p301-319Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 13 n. 2 (2019); 301-3191981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9084/4721Copyright (c) 2020 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPottmeier, SandraOliva Donida, LaisHelena Cúrio de Caetano, Marta2022-07-14T14:57:44Zoai:ojs.bu.furb.br:article/9084Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2022-07-14T14:57:44Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PNAIC: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
title |
PNAIC: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
spellingShingle |
PNAIC: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Pottmeier, Sandra Linguagem. Formação. PNAIC. |
title_short |
PNAIC: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
title_full |
PNAIC: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
title_fullStr |
PNAIC: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
title_full_unstemmed |
PNAIC: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
title_sort |
PNAIC: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
author |
Pottmeier, Sandra |
author_facet |
Pottmeier, Sandra Oliva Donida, Lais Helena Cúrio de Caetano, Marta |
author_role |
author |
author2 |
Oliva Donida, Lais Helena Cúrio de Caetano, Marta |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pottmeier, Sandra Oliva Donida, Lais Helena Cúrio de Caetano, Marta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem. Formação. PNAIC. |
topic |
Linguagem. Formação. PNAIC. |
description |
Este trabalho objetiva analisar produções acadêmicas publicadas entre 2013 e 2017 sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. A partir de uma revisão bibliográfica realizada nas bases de dados: Repositório da UFSC, CAPES, Scielo e Redalyc, 14 trabalhos foram selecionados. A discussão revelada, a partir de análise de dados, evidencia que os cadernos de estudo do PNAIC vêm contemplando os usos sociais de leitura, escrita, oralidade e análise linguística. Considera-se, contudo, que ainda há necessidade de um aprofundamento quanto às concepções de leitura, assim como na caracterização do leitor pautadas em uma fundamentação teórico-metodológica consistente, em função da presença de diferentes compreensões teóricas que são apresentadas, muitas vezes, de modo superficial e, até mesmo, conflitivos entre si nos cadernos do PNAIC. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9084 10.7867/1981-9943.2019v13n2p301-319 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9084 |
identifier_str_mv |
10.7867/1981-9943.2019v13n2p301-319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9084/4721 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 13 n. 2 (2019); 301-319 1981-9943 reponame:Linguagens instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Linguagens |
collection |
Linguagens |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945199923134464 |