REDAÇÃO OU PRODUÇÃO TEXTUAL? PROPOSTAS DE ESCRITA DE ESCOLAS PÚBLICAS DE IRATI, PARANÁ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5492 |
Resumo: | Esta pesquisa, ancorada em Geraldi (1997), Antunes (2003) e Menegassi (2013), procurou analisar se as propostas de produções textuais trabalhadas em um colégio de Irati, Paraná, estão em consonância com os princípios elencados nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, DCEs, (ter o que dizer, razão para dizer, destinatários e adequação ao gênero textual escolhido). Por meio da pesquisa procurou-se obter uma amostragem acerca de como os professores e alunos estão desenvolvendo trabalhos que envolvam a produção escrita na atualidade. A metodologia adotada consistiu na análise de comandos de produção textual de dois livros didáticos adotados pela escola pública analisada e na aplicação de sondagem em duas turmas do 2º. e do 3º. ano, ambas do ensino médio, com um total de 92 alunos investigados. Descobriuse que nem todas as propostas atendem aos preceitos estabelecidos pelas DCEs. |
id |
FURB-7_fd65f3089e0a1480895223c42959c6b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/5492 |
network_acronym_str |
FURB-7 |
network_name_str |
Linguagens |
repository_id_str |
|
spelling |
REDAÇÃO OU PRODUÇÃO TEXTUAL? PROPOSTAS DE ESCRITA DE ESCOLAS PÚBLICAS DE IRATI, PARANÁProdução escritapropostaslivros didáticosprofessoresEsta pesquisa, ancorada em Geraldi (1997), Antunes (2003) e Menegassi (2013), procurou analisar se as propostas de produções textuais trabalhadas em um colégio de Irati, Paraná, estão em consonância com os princípios elencados nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, DCEs, (ter o que dizer, razão para dizer, destinatários e adequação ao gênero textual escolhido). Por meio da pesquisa procurou-se obter uma amostragem acerca de como os professores e alunos estão desenvolvendo trabalhos que envolvam a produção escrita na atualidade. A metodologia adotada consistiu na análise de comandos de produção textual de dois livros didáticos adotados pela escola pública analisada e na aplicação de sondagem em duas turmas do 2º. e do 3º. ano, ambas do ensino médio, com um total de 92 alunos investigados. Descobriuse que nem todas as propostas atendem aos preceitos estabelecidos pelas DCEs.Fundação Universidade Regional de Blumenau2021-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/549210.7867/1981-9943.2021v15n1p167-181Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 15 n. 1 (2021); 167-1811981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5492/5615Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRebesco, Lorena Reck PortelaPenkal, Loremi Loregian2022-07-14T14:55:53Zoai:ojs.bu.furb.br:article/5492Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2022-07-14T14:55:53Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REDAÇÃO OU PRODUÇÃO TEXTUAL? PROPOSTAS DE ESCRITA DE ESCOLAS PÚBLICAS DE IRATI, PARANÁ |
title |
REDAÇÃO OU PRODUÇÃO TEXTUAL? PROPOSTAS DE ESCRITA DE ESCOLAS PÚBLICAS DE IRATI, PARANÁ |
spellingShingle |
REDAÇÃO OU PRODUÇÃO TEXTUAL? PROPOSTAS DE ESCRITA DE ESCOLAS PÚBLICAS DE IRATI, PARANÁ Rebesco, Lorena Reck Portela Produção escrita propostas livros didáticos professores |
title_short |
REDAÇÃO OU PRODUÇÃO TEXTUAL? PROPOSTAS DE ESCRITA DE ESCOLAS PÚBLICAS DE IRATI, PARANÁ |
title_full |
REDAÇÃO OU PRODUÇÃO TEXTUAL? PROPOSTAS DE ESCRITA DE ESCOLAS PÚBLICAS DE IRATI, PARANÁ |
title_fullStr |
REDAÇÃO OU PRODUÇÃO TEXTUAL? PROPOSTAS DE ESCRITA DE ESCOLAS PÚBLICAS DE IRATI, PARANÁ |
title_full_unstemmed |
REDAÇÃO OU PRODUÇÃO TEXTUAL? PROPOSTAS DE ESCRITA DE ESCOLAS PÚBLICAS DE IRATI, PARANÁ |
title_sort |
REDAÇÃO OU PRODUÇÃO TEXTUAL? PROPOSTAS DE ESCRITA DE ESCOLAS PÚBLICAS DE IRATI, PARANÁ |
author |
Rebesco, Lorena Reck Portela |
author_facet |
Rebesco, Lorena Reck Portela Penkal, Loremi Loregian |
author_role |
author |
author2 |
Penkal, Loremi Loregian |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebesco, Lorena Reck Portela Penkal, Loremi Loregian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção escrita propostas livros didáticos professores |
topic |
Produção escrita propostas livros didáticos professores |
description |
Esta pesquisa, ancorada em Geraldi (1997), Antunes (2003) e Menegassi (2013), procurou analisar se as propostas de produções textuais trabalhadas em um colégio de Irati, Paraná, estão em consonância com os princípios elencados nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, DCEs, (ter o que dizer, razão para dizer, destinatários e adequação ao gênero textual escolhido). Por meio da pesquisa procurou-se obter uma amostragem acerca de como os professores e alunos estão desenvolvendo trabalhos que envolvam a produção escrita na atualidade. A metodologia adotada consistiu na análise de comandos de produção textual de dois livros didáticos adotados pela escola pública analisada e na aplicação de sondagem em duas turmas do 2º. e do 3º. ano, ambas do ensino médio, com um total de 92 alunos investigados. Descobriuse que nem todas as propostas atendem aos preceitos estabelecidos pelas DCEs. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5492 10.7867/1981-9943.2021v15n1p167-181 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5492 |
identifier_str_mv |
10.7867/1981-9943.2021v15n1p167-181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5492/5615 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 15 n. 1 (2021); 167-181 1981-9943 reponame:Linguagens instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Linguagens |
collection |
Linguagens |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945199478538240 |