REDAÇÃO OU PRODUÇÃO TEXTUAL? PROPOSTAS DE ESCRITA DE ESCOLAS PÚBLICAS DE IRATI, PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebesco, Lorena Reck Portela
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Penkal, Loremi Loregian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5492
Resumo: Esta pesquisa, ancorada em Geraldi (1997), Antunes (2003) e Menegassi (2013), procurou analisar se as propostas de produções textuais trabalhadas em um colégio de Irati, Paraná, estão em consonância com os princípios elencados nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, DCEs, (ter o que dizer, razão para dizer, destinatários e adequação ao gênero textual escolhido). Por meio da pesquisa procurou-se obter uma amostragem acerca de como os professores e alunos estão desenvolvendo trabalhos que envolvam a produção escrita na atualidade. A metodologia adotada consistiu na análise de comandos de produção textual de dois livros didáticos adotados pela escola pública analisada e na aplicação de sondagem em duas turmas do 2º. e do 3º. ano, ambas do ensino médio, com um total de 92 alunos investigados. Descobriuse que nem todas as propostas atendem aos preceitos estabelecidos pelas DCEs.
id FURB-7_fd65f3089e0a1480895223c42959c6b3
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/5492
network_acronym_str FURB-7
network_name_str Linguagens
repository_id_str
spelling REDAÇÃO OU PRODUÇÃO TEXTUAL? PROPOSTAS DE ESCRITA DE ESCOLAS PÚBLICAS DE IRATI, PARANÁProdução escritapropostaslivros didáticosprofessoresEsta pesquisa, ancorada em Geraldi (1997), Antunes (2003) e Menegassi (2013), procurou analisar se as propostas de produções textuais trabalhadas em um colégio de Irati, Paraná, estão em consonância com os princípios elencados nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, DCEs, (ter o que dizer, razão para dizer, destinatários e adequação ao gênero textual escolhido). Por meio da pesquisa procurou-se obter uma amostragem acerca de como os professores e alunos estão desenvolvendo trabalhos que envolvam a produção escrita na atualidade. A metodologia adotada consistiu na análise de comandos de produção textual de dois livros didáticos adotados pela escola pública analisada e na aplicação de sondagem em duas turmas do 2º. e do 3º. ano, ambas do ensino médio, com um total de 92 alunos investigados. Descobriuse que nem todas as propostas atendem aos preceitos estabelecidos pelas DCEs.Fundação Universidade Regional de Blumenau2021-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/549210.7867/1981-9943.2021v15n1p167-181Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 15 n. 1 (2021); 167-1811981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5492/5615Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRebesco, Lorena Reck PortelaPenkal, Loremi Loregian2022-07-14T14:55:53Zoai:ojs.bu.furb.br:article/5492Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2022-07-14T14:55:53Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv REDAÇÃO OU PRODUÇÃO TEXTUAL? PROPOSTAS DE ESCRITA DE ESCOLAS PÚBLICAS DE IRATI, PARANÁ
title REDAÇÃO OU PRODUÇÃO TEXTUAL? PROPOSTAS DE ESCRITA DE ESCOLAS PÚBLICAS DE IRATI, PARANÁ
spellingShingle REDAÇÃO OU PRODUÇÃO TEXTUAL? PROPOSTAS DE ESCRITA DE ESCOLAS PÚBLICAS DE IRATI, PARANÁ
Rebesco, Lorena Reck Portela
Produção escrita
propostas
livros didáticos
professores
title_short REDAÇÃO OU PRODUÇÃO TEXTUAL? PROPOSTAS DE ESCRITA DE ESCOLAS PÚBLICAS DE IRATI, PARANÁ
title_full REDAÇÃO OU PRODUÇÃO TEXTUAL? PROPOSTAS DE ESCRITA DE ESCOLAS PÚBLICAS DE IRATI, PARANÁ
title_fullStr REDAÇÃO OU PRODUÇÃO TEXTUAL? PROPOSTAS DE ESCRITA DE ESCOLAS PÚBLICAS DE IRATI, PARANÁ
title_full_unstemmed REDAÇÃO OU PRODUÇÃO TEXTUAL? PROPOSTAS DE ESCRITA DE ESCOLAS PÚBLICAS DE IRATI, PARANÁ
title_sort REDAÇÃO OU PRODUÇÃO TEXTUAL? PROPOSTAS DE ESCRITA DE ESCOLAS PÚBLICAS DE IRATI, PARANÁ
author Rebesco, Lorena Reck Portela
author_facet Rebesco, Lorena Reck Portela
Penkal, Loremi Loregian
author_role author
author2 Penkal, Loremi Loregian
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebesco, Lorena Reck Portela
Penkal, Loremi Loregian
dc.subject.por.fl_str_mv Produção escrita
propostas
livros didáticos
professores
topic Produção escrita
propostas
livros didáticos
professores
description Esta pesquisa, ancorada em Geraldi (1997), Antunes (2003) e Menegassi (2013), procurou analisar se as propostas de produções textuais trabalhadas em um colégio de Irati, Paraná, estão em consonância com os princípios elencados nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, DCEs, (ter o que dizer, razão para dizer, destinatários e adequação ao gênero textual escolhido). Por meio da pesquisa procurou-se obter uma amostragem acerca de como os professores e alunos estão desenvolvendo trabalhos que envolvam a produção escrita na atualidade. A metodologia adotada consistiu na análise de comandos de produção textual de dois livros didáticos adotados pela escola pública analisada e na aplicação de sondagem em duas turmas do 2º. e do 3º. ano, ambas do ensino médio, com um total de 92 alunos investigados. Descobriuse que nem todas as propostas atendem aos preceitos estabelecidos pelas DCEs.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5492
10.7867/1981-9943.2021v15n1p167-181
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5492
identifier_str_mv 10.7867/1981-9943.2021v15n1p167-181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5492/5615
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 15 n. 1 (2021); 167-181
1981-9943
reponame:Linguagens
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Linguagens
collection Linguagens
repository.name.fl_str_mv Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com
_version_ 1798945199478538240