A escrita colaborativa em propostas de produção textual do livro didático de português.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NOBERTO, Sandra Carla.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2423
Resumo: Nesta dissertação, investigamos a escrita colaborativa a partir das propostas de produção de texto presentes em uma coleção de Livro Didático de Língua Portuguesa. A questão de pesquisa que norteou nosso estudo foi: De que modo o ensino da escrita colaborativa é orientado nas propostas de produção textual em uma coleção de Livro Didático de Língua Portuguesa? A fim de respondermos ao nosso questionamento, tivemos, como objetivo geral: Investigar o modo como o ensino da escrita colaborativa é orientado nas propostas de produção textual em uma coleção de Livro Didático de Língua Portuguesa. Como objetivos específicos buscamos: 1) Identificar as atividades de produção textual colaborativa na coleção de Livro Didático de Língua Portuguesa; e 2) Verificar e analisar como as atividades de produção textual da coleção didática orientam para o ensino da escrita colaborativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivointerpretativista, situada na área da Línguística Aplicada, na qual confrontamos os dados das orientações do Livro Didático, do Manual do Professor e das Orientações ao Professor, a fim de compreendermos sobre como a escrita colaborativa se revela nas propostas de produção de textos. Para a análise de dados, selecionamos a coleção Português: Linguagens, de Cereja e Magalhães (2012), aprovada pelo PNLD para o triênio 2014, 2015 e 2016. Como aporte teórico da presente dissertação utilizamos, dentre outros estudiosos: Bunzen (2006); Koch e Elias (2009) e Marcuschi (2010), que apresentam um panorama sobre o ensino de escrita nas escolas do Brasil durante o século XX e início do século XXI; Bakhtin/Voloshinov (2009 [1929-1930]), sobre interação verbal; e estudiosos que discutem o conceito de colaboração e de escrita colaborativa, a saber: Collis (1993); Grosz (1996); Panitz (1996), Barroso e Coutinho (2009); Pinheiro (2011) e Riberio (2012). Os dados analisados revelaram que as propostas de produção textual da coleção orientam para o ensino da escrita colaborativa, mas que não há discussão teórica sobre esta modalidade de produção de texto, tampouco orientações metodológicas adequadas sobre como conduzir o seu ensino para o desenvolvimento de um trabalho efetivo com a escrita colaborativa
id UFCG_cf6b6ddb0c4ae0ca7dc3e3569abd7ce4
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/2423
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A escrita colaborativa em propostas de produção textual do livro didático de português.Escrita ColaborativaProdução TextualLivro Didático de PortuguêsCollaborative WritingLetrasNesta dissertação, investigamos a escrita colaborativa a partir das propostas de produção de texto presentes em uma coleção de Livro Didático de Língua Portuguesa. A questão de pesquisa que norteou nosso estudo foi: De que modo o ensino da escrita colaborativa é orientado nas propostas de produção textual em uma coleção de Livro Didático de Língua Portuguesa? A fim de respondermos ao nosso questionamento, tivemos, como objetivo geral: Investigar o modo como o ensino da escrita colaborativa é orientado nas propostas de produção textual em uma coleção de Livro Didático de Língua Portuguesa. Como objetivos específicos buscamos: 1) Identificar as atividades de produção textual colaborativa na coleção de Livro Didático de Língua Portuguesa; e 2) Verificar e analisar como as atividades de produção textual da coleção didática orientam para o ensino da escrita colaborativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivointerpretativista, situada na área da Línguística Aplicada, na qual confrontamos os dados das orientações do Livro Didático, do Manual do Professor e das Orientações ao Professor, a fim de compreendermos sobre como a escrita colaborativa se revela nas propostas de produção de textos. Para a análise de dados, selecionamos a coleção Português: Linguagens, de Cereja e Magalhães (2012), aprovada pelo PNLD para o triênio 2014, 2015 e 2016. Como aporte teórico da presente dissertação utilizamos, dentre outros estudiosos: Bunzen (2006); Koch e Elias (2009) e Marcuschi (2010), que apresentam um panorama sobre o ensino de escrita nas escolas do Brasil durante o século XX e início do século XXI; Bakhtin/Voloshinov (2009 [1929-1930]), sobre interação verbal; e estudiosos que discutem o conceito de colaboração e de escrita colaborativa, a saber: Collis (1993); Grosz (1996); Panitz (1996), Barroso e Coutinho (2009); Pinheiro (2011) e Riberio (2012). Os dados analisados revelaram que as propostas de produção textual da coleção orientam para o ensino da escrita colaborativa, mas que não há discussão teórica sobre esta modalidade de produção de texto, tampouco orientações metodológicas adequadas sobre como conduzir o seu ensino para o desenvolvimento de um trabalho efetivo com a escrita colaborativaIn this dissertation, we investigated the collaborative writing from text production proposals present in a Textbook Collection of Portuguese Language. The research question that guided our study was: How does the collaborative writing teaching is oriented on textual production proposals in a Textbook Collection of Portuguese Language? In order to respond to our question, we have as a general objective: to investigate how the collaborative writing teaching is oriented in textual production proposals in a collection of Textbook of Portuguese Language. As specific objectives we seek to: 1) Identify the collaborative textual production activities in the Textbook Collection of Portuguese Language; and 2) Verify and analyze how the textual production activities from the Textbook Collection oriented to the collaborative writing teaching. It is a qualitative research, whose nature is descriptive and interpretive, located in the area of Applied Linguistics, which confront the data from the Textbook guidelines, the Teacher's Guide and the Guidelines to the teacher in order to understand how the collaborative writing is revealed in texts production proposals. For data analysis, we selected the Textbook Collection Português: Linguagens, by Cereja e Magalhães (2012), approved by PNLD for the triennium 2014, 2015 and 2016. As theoretical contribution of this dissertation we use, among other researchers: Bunzen (2006); Koch and Elias (2009) and Marcuschi (2010), who presented an overview about the writing teaching on Brazilian schools during the 20th century and beginning of the 21st century; Bakhtin/Voloshinov (2009 [1929-1930]), about verbal interaction; and researcher who discourse about the concept of collaboration and collaborative writing, namely: : Collis (1993); Grosz (1996); Panitz (1996), Barroso and Coutinho (2009); Pinheiro (2011) and Riberio (2012). The data analyzed reveal that the text production proposals of the collection guide for collaborative writing teaching, but does not find a theoretical discussion of this form of textual production, neither adequate methodological guidelines about how to conduct their teaching for developing an effective work with collaborative writing.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima.ARCOVERDE, Rossanahttp://lattes.cnpq.br/2543323475176747REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.RODRIGUES, Linduarte Pereira.NOBERTO, Sandra Carla.2015-082018-12-20T12:48:48Z2018-12-202018-12-20T12:48:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2423NOBERTO, S. C. A escrita colaborativa em propostas de produção textual do livro didático de português. 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2423porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-15T20:22:49Zoai:localhost:riufcg/2423Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-15T20:22:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A escrita colaborativa em propostas de produção textual do livro didático de português.
title A escrita colaborativa em propostas de produção textual do livro didático de português.
spellingShingle A escrita colaborativa em propostas de produção textual do livro didático de português.
NOBERTO, Sandra Carla.
Escrita Colaborativa
Produção Textual
Livro Didático de Português
Collaborative Writing
Letras
title_short A escrita colaborativa em propostas de produção textual do livro didático de português.
title_full A escrita colaborativa em propostas de produção textual do livro didático de português.
title_fullStr A escrita colaborativa em propostas de produção textual do livro didático de português.
title_full_unstemmed A escrita colaborativa em propostas de produção textual do livro didático de português.
title_sort A escrita colaborativa em propostas de produção textual do livro didático de português.
author NOBERTO, Sandra Carla.
author_facet NOBERTO, Sandra Carla.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima.
ARCOVERDE, Rossana
http://lattes.cnpq.br/2543323475176747
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
RODRIGUES, Linduarte Pereira.
dc.contributor.author.fl_str_mv NOBERTO, Sandra Carla.
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita Colaborativa
Produção Textual
Livro Didático de Português
Collaborative Writing
Letras
topic Escrita Colaborativa
Produção Textual
Livro Didático de Português
Collaborative Writing
Letras
description Nesta dissertação, investigamos a escrita colaborativa a partir das propostas de produção de texto presentes em uma coleção de Livro Didático de Língua Portuguesa. A questão de pesquisa que norteou nosso estudo foi: De que modo o ensino da escrita colaborativa é orientado nas propostas de produção textual em uma coleção de Livro Didático de Língua Portuguesa? A fim de respondermos ao nosso questionamento, tivemos, como objetivo geral: Investigar o modo como o ensino da escrita colaborativa é orientado nas propostas de produção textual em uma coleção de Livro Didático de Língua Portuguesa. Como objetivos específicos buscamos: 1) Identificar as atividades de produção textual colaborativa na coleção de Livro Didático de Língua Portuguesa; e 2) Verificar e analisar como as atividades de produção textual da coleção didática orientam para o ensino da escrita colaborativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivointerpretativista, situada na área da Línguística Aplicada, na qual confrontamos os dados das orientações do Livro Didático, do Manual do Professor e das Orientações ao Professor, a fim de compreendermos sobre como a escrita colaborativa se revela nas propostas de produção de textos. Para a análise de dados, selecionamos a coleção Português: Linguagens, de Cereja e Magalhães (2012), aprovada pelo PNLD para o triênio 2014, 2015 e 2016. Como aporte teórico da presente dissertação utilizamos, dentre outros estudiosos: Bunzen (2006); Koch e Elias (2009) e Marcuschi (2010), que apresentam um panorama sobre o ensino de escrita nas escolas do Brasil durante o século XX e início do século XXI; Bakhtin/Voloshinov (2009 [1929-1930]), sobre interação verbal; e estudiosos que discutem o conceito de colaboração e de escrita colaborativa, a saber: Collis (1993); Grosz (1996); Panitz (1996), Barroso e Coutinho (2009); Pinheiro (2011) e Riberio (2012). Os dados analisados revelaram que as propostas de produção textual da coleção orientam para o ensino da escrita colaborativa, mas que não há discussão teórica sobre esta modalidade de produção de texto, tampouco orientações metodológicas adequadas sobre como conduzir o seu ensino para o desenvolvimento de um trabalho efetivo com a escrita colaborativa
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08
2018-12-20T12:48:48Z
2018-12-20
2018-12-20T12:48:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2423
NOBERTO, S. C. A escrita colaborativa em propostas de produção textual do livro didático de português. 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2423
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2423
identifier_str_mv NOBERTO, S. C. A escrita colaborativa em propostas de produção textual do livro didático de português. 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744363880710144