La escritura como diseminación y composición a partir de Derrida y Mallarmé

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fisgativa, Carlos Mario
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos literários
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/9379
Resumo: Os textos que Jacques Derrida dedica a Sthéphane Mallarmé permitem expor uma noção de escritura como operação disseminante que exerce uma dispersão espacial e temporal (diffèrance) sobre o livro, o sentido, o sujeito. A disseminação vai acompanhada de procedimentos de composição que não seguem critérios necessariamente semânticos, já que são procedimentos espaciais e contingentes. Ele se remete a Um golpe de dados jamais abolirá o acaso, a Mímica e às leituras que Derrida propõe a respeito destes textos, já que questionam a leitura temática suportada em núcleos de significado, a redução a unidades indivisíveis ou substanciais. Com esse propósito, inicialmente, se tratará a questão do livro, da impossibilidade de sua totalização ou fechamento. Na continuação, se destaca que a escritura opera como reiteração de rastros, como redobramento de marcas. Finalmente, se mostra como está em marcha esta noção da escritura no poema Um golpe jamais abolirá o acaso.RESUMENLos textos que Jacques Derrida dedica a Sthéphane Mallarmé permiten plantear una noción de escritura como operación diseminante que ejerce dispersión espacial y temporal (diffèrance) sobre el libro, el sentido, el sujeto. La diseminación va acompañada de procedimientos de composición que no siguen criterios necesariamente semánticos, puesto que son espaciales y contingentes. Se remite a Un golpe de dados jamás abolirá el azar, a Mímica y a las lecturas que Derrida propone al respecto de estos textos, ya que cuestionan la lectura temática soportada en núcleos de significado, la reducción a unidades indivisibles o sustanciales. Con ese propósito, inicialmente, se tratará la cuestión del libro, de la imposibilidad de su totalización y clausura. A continuación, se destaca que la escritura opera como reiteración de huellas, como redoblamiento de marcas. Finalmente, se muestra cómo está en marcha esta noción de la escritura diseminante en el poema Un golpe de dados jamás abolirá el azar
id FURG-10_08af051a4b5115a9b4fe99cf215a9ff9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/9379
network_acronym_str FURG-10
network_name_str Cadernos literários
repository_id_str
spelling La escritura como diseminación y composición a partir de Derrida y MallarmédisseminaçãodestinerrancecomposiçãoescrituradiseminacióncomposiciónOs textos que Jacques Derrida dedica a Sthéphane Mallarmé permitem expor uma noção de escritura como operação disseminante que exerce uma dispersão espacial e temporal (diffèrance) sobre o livro, o sentido, o sujeito. A disseminação vai acompanhada de procedimentos de composição que não seguem critérios necessariamente semânticos, já que são procedimentos espaciais e contingentes. Ele se remete a Um golpe de dados jamais abolirá o acaso, a Mímica e às leituras que Derrida propõe a respeito destes textos, já que questionam a leitura temática suportada em núcleos de significado, a redução a unidades indivisíveis ou substanciais. Com esse propósito, inicialmente, se tratará a questão do livro, da impossibilidade de sua totalização ou fechamento. Na continuação, se destaca que a escritura opera como reiteração de rastros, como redobramento de marcas. Finalmente, se mostra como está em marcha esta noção da escritura no poema Um golpe jamais abolirá o acaso.RESUMENLos textos que Jacques Derrida dedica a Sthéphane Mallarmé permiten plantear una noción de escritura como operación diseminante que ejerce dispersión espacial y temporal (diffèrance) sobre el libro, el sentido, el sujeto. La diseminación va acompañada de procedimientos de composición que no siguen criterios necesariamente semánticos, puesto que son espaciales y contingentes. Se remite a Un golpe de dados jamás abolirá el azar, a Mímica y a las lecturas que Derrida propone al respecto de estos textos, ya que cuestionan la lectura temática soportada en núcleos de significado, la reducción a unidades indivisibles o sustanciales. Con ese propósito, inicialmente, se tratará la cuestión del libro, de la imposibilidad de su totalización y clausura. A continuación, se destaca que la escritura opera como reiteración de huellas, como redoblamiento de marcas. Finalmente, se muestra cómo está en marcha esta noción de la escritura diseminante en el poema Un golpe de dados jamás abolirá el azar Universidade Federal do Rio Grande - FURG2019-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/9379Cadernos Literários; v. 25 n. 1 (2017): Dossiê Literatura e Filosofia; 13-182675-38041415-8132reponame:Cadernos literáriosinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/9379/5966Copyright (c) 2019 Cadernos Literáriosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFisgativa, Carlos Mario2024-04-19T19:51:11Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/9379Revistahttps://periodicos.furg.br/cadliterPUBhttps://periodicos.furg.br/cadliter/oai2594-80402594-8040opendoar:2024-04-19T19:51:11Cadernos literários - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv La escritura como diseminación y composición a partir de Derrida y Mallarmé
title La escritura como diseminación y composición a partir de Derrida y Mallarmé
spellingShingle La escritura como diseminación y composición a partir de Derrida y Mallarmé
Fisgativa, Carlos Mario
disseminação
destinerrance
composição
escritura
diseminación
composición
title_short La escritura como diseminación y composición a partir de Derrida y Mallarmé
title_full La escritura como diseminación y composición a partir de Derrida y Mallarmé
title_fullStr La escritura como diseminación y composición a partir de Derrida y Mallarmé
title_full_unstemmed La escritura como diseminación y composición a partir de Derrida y Mallarmé
title_sort La escritura como diseminación y composición a partir de Derrida y Mallarmé
author Fisgativa, Carlos Mario
author_facet Fisgativa, Carlos Mario
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fisgativa, Carlos Mario
dc.subject.por.fl_str_mv disseminação
destinerrance
composição
escritura
diseminación
composición
topic disseminação
destinerrance
composição
escritura
diseminación
composición
description Os textos que Jacques Derrida dedica a Sthéphane Mallarmé permitem expor uma noção de escritura como operação disseminante que exerce uma dispersão espacial e temporal (diffèrance) sobre o livro, o sentido, o sujeito. A disseminação vai acompanhada de procedimentos de composição que não seguem critérios necessariamente semânticos, já que são procedimentos espaciais e contingentes. Ele se remete a Um golpe de dados jamais abolirá o acaso, a Mímica e às leituras que Derrida propõe a respeito destes textos, já que questionam a leitura temática suportada em núcleos de significado, a redução a unidades indivisíveis ou substanciais. Com esse propósito, inicialmente, se tratará a questão do livro, da impossibilidade de sua totalização ou fechamento. Na continuação, se destaca que a escritura opera como reiteração de rastros, como redobramento de marcas. Finalmente, se mostra como está em marcha esta noção da escritura no poema Um golpe jamais abolirá o acaso.RESUMENLos textos que Jacques Derrida dedica a Sthéphane Mallarmé permiten plantear una noción de escritura como operación diseminante que ejerce dispersión espacial y temporal (diffèrance) sobre el libro, el sentido, el sujeto. La diseminación va acompañada de procedimientos de composición que no siguen criterios necesariamente semánticos, puesto que son espaciales y contingentes. Se remite a Un golpe de dados jamás abolirá el azar, a Mímica y a las lecturas que Derrida propone al respecto de estos textos, ya que cuestionan la lectura temática soportada en núcleos de significado, la reducción a unidades indivisibles o sustanciales. Con ese propósito, inicialmente, se tratará la cuestión del libro, de la imposibilidad de su totalización y clausura. A continuación, se destaca que la escritura opera como reiteración de huellas, como redoblamiento de marcas. Finalmente, se muestra cómo está en marcha esta noción de la escritura diseminante en el poema Un golpe de dados jamás abolirá el azar
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/9379
url https://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/9379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/9379/5966
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos Literários
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos Literários
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Literários; v. 25 n. 1 (2017): Dossiê Literatura e Filosofia; 13-18
2675-3804
1415-8132
reponame:Cadernos literários
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Cadernos literários
collection Cadernos literários
repository.name.fl_str_mv Cadernos literários - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797042326383624192