La escritura como diseminación y composición a partir de Derrida y Mallarmé
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos literários |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/9379 |
Resumo: | Os textos que Jacques Derrida dedica a Sthéphane Mallarmé permitem expor uma noção de escritura como operação disseminante que exerce uma dispersão espacial e temporal (diffèrance) sobre o livro, o sentido, o sujeito. A disseminação vai acompanhada de procedimentos de composição que não seguem critérios necessariamente semânticos, já que são procedimentos espaciais e contingentes. Ele se remete a Um golpe de dados jamais abolirá o acaso, a Mímica e às leituras que Derrida propõe a respeito destes textos, já que questionam a leitura temática suportada em núcleos de significado, a redução a unidades indivisíveis ou substanciais. Com esse propósito, inicialmente, se tratará a questão do livro, da impossibilidade de sua totalização ou fechamento. Na continuação, se destaca que a escritura opera como reiteração de rastros, como redobramento de marcas. Finalmente, se mostra como está em marcha esta noção da escritura no poema Um golpe jamais abolirá o acaso.RESUMENLos textos que Jacques Derrida dedica a Sthéphane Mallarmé permiten plantear una noción de escritura como operación diseminante que ejerce dispersión espacial y temporal (diffèrance) sobre el libro, el sentido, el sujeto. La diseminación va acompañada de procedimientos de composición que no siguen criterios necesariamente semánticos, puesto que son espaciales y contingentes. Se remite a Un golpe de dados jamás abolirá el azar, a Mímica y a las lecturas que Derrida propone al respecto de estos textos, ya que cuestionan la lectura temática soportada en núcleos de significado, la reducción a unidades indivisibles o sustanciales. Con ese propósito, inicialmente, se tratará la cuestión del libro, de la imposibilidad de su totalización y clausura. A continuación, se destaca que la escritura opera como reiteración de huellas, como redoblamiento de marcas. Finalmente, se muestra cómo está en marcha esta noción de la escritura diseminante en el poema Un golpe de dados jamás abolirá el azar |
id |
FURG-10_08af051a4b5115a9b4fe99cf215a9ff9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/9379 |
network_acronym_str |
FURG-10 |
network_name_str |
Cadernos literários |
repository_id_str |
|
spelling |
La escritura como diseminación y composición a partir de Derrida y MallarmédisseminaçãodestinerrancecomposiçãoescrituradiseminacióncomposiciónOs textos que Jacques Derrida dedica a Sthéphane Mallarmé permitem expor uma noção de escritura como operação disseminante que exerce uma dispersão espacial e temporal (diffèrance) sobre o livro, o sentido, o sujeito. A disseminação vai acompanhada de procedimentos de composição que não seguem critérios necessariamente semânticos, já que são procedimentos espaciais e contingentes. Ele se remete a Um golpe de dados jamais abolirá o acaso, a Mímica e às leituras que Derrida propõe a respeito destes textos, já que questionam a leitura temática suportada em núcleos de significado, a redução a unidades indivisíveis ou substanciais. Com esse propósito, inicialmente, se tratará a questão do livro, da impossibilidade de sua totalização ou fechamento. Na continuação, se destaca que a escritura opera como reiteração de rastros, como redobramento de marcas. Finalmente, se mostra como está em marcha esta noção da escritura no poema Um golpe jamais abolirá o acaso.RESUMENLos textos que Jacques Derrida dedica a Sthéphane Mallarmé permiten plantear una noción de escritura como operación diseminante que ejerce dispersión espacial y temporal (diffèrance) sobre el libro, el sentido, el sujeto. La diseminación va acompañada de procedimientos de composición que no siguen criterios necesariamente semánticos, puesto que son espaciales y contingentes. Se remite a Un golpe de dados jamás abolirá el azar, a Mímica y a las lecturas que Derrida propone al respecto de estos textos, ya que cuestionan la lectura temática soportada en núcleos de significado, la reducción a unidades indivisibles o sustanciales. Con ese propósito, inicialmente, se tratará la cuestión del libro, de la imposibilidad de su totalización y clausura. A continuación, se destaca que la escritura opera como reiteración de huellas, como redoblamiento de marcas. Finalmente, se muestra cómo está en marcha esta noción de la escritura diseminante en el poema Un golpe de dados jamás abolirá el azar Universidade Federal do Rio Grande - FURG2019-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/9379Cadernos Literários; v. 25 n. 1 (2017): Dossiê Literatura e Filosofia; 13-182675-38041415-8132reponame:Cadernos literáriosinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/9379/5966Copyright (c) 2019 Cadernos Literáriosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFisgativa, Carlos Mario2024-04-19T19:51:11Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/9379Revistahttps://periodicos.furg.br/cadliterPUBhttps://periodicos.furg.br/cadliter/oai2594-80402594-8040opendoar:2024-04-19T19:51:11Cadernos literários - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
La escritura como diseminación y composición a partir de Derrida y Mallarmé |
title |
La escritura como diseminación y composición a partir de Derrida y Mallarmé |
spellingShingle |
La escritura como diseminación y composición a partir de Derrida y Mallarmé Fisgativa, Carlos Mario disseminação destinerrance composição escritura diseminación composición |
title_short |
La escritura como diseminación y composición a partir de Derrida y Mallarmé |
title_full |
La escritura como diseminación y composición a partir de Derrida y Mallarmé |
title_fullStr |
La escritura como diseminación y composición a partir de Derrida y Mallarmé |
title_full_unstemmed |
La escritura como diseminación y composición a partir de Derrida y Mallarmé |
title_sort |
La escritura como diseminación y composición a partir de Derrida y Mallarmé |
author |
Fisgativa, Carlos Mario |
author_facet |
Fisgativa, Carlos Mario |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fisgativa, Carlos Mario |
dc.subject.por.fl_str_mv |
disseminação destinerrance composição escritura diseminación composición |
topic |
disseminação destinerrance composição escritura diseminación composición |
description |
Os textos que Jacques Derrida dedica a Sthéphane Mallarmé permitem expor uma noção de escritura como operação disseminante que exerce uma dispersão espacial e temporal (diffèrance) sobre o livro, o sentido, o sujeito. A disseminação vai acompanhada de procedimentos de composição que não seguem critérios necessariamente semânticos, já que são procedimentos espaciais e contingentes. Ele se remete a Um golpe de dados jamais abolirá o acaso, a Mímica e às leituras que Derrida propõe a respeito destes textos, já que questionam a leitura temática suportada em núcleos de significado, a redução a unidades indivisíveis ou substanciais. Com esse propósito, inicialmente, se tratará a questão do livro, da impossibilidade de sua totalização ou fechamento. Na continuação, se destaca que a escritura opera como reiteração de rastros, como redobramento de marcas. Finalmente, se mostra como está em marcha esta noção da escritura no poema Um golpe jamais abolirá o acaso.RESUMENLos textos que Jacques Derrida dedica a Sthéphane Mallarmé permiten plantear una noción de escritura como operación diseminante que ejerce dispersión espacial y temporal (diffèrance) sobre el libro, el sentido, el sujeto. La diseminación va acompañada de procedimientos de composición que no siguen criterios necesariamente semánticos, puesto que son espaciales y contingentes. Se remite a Un golpe de dados jamás abolirá el azar, a Mímica y a las lecturas que Derrida propone al respecto de estos textos, ya que cuestionan la lectura temática soportada en núcleos de significado, la reducción a unidades indivisibles o sustanciales. Con ese propósito, inicialmente, se tratará la cuestión del libro, de la imposibilidad de su totalización y clausura. A continuación, se destaca que la escritura opera como reiteración de huellas, como redoblamiento de marcas. Finalmente, se muestra cómo está en marcha esta noción de la escritura diseminante en el poema Un golpe de dados jamás abolirá el azar |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/9379 |
url |
https://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/9379 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/9379/5966 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Cadernos Literários info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Cadernos Literários |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Literários; v. 25 n. 1 (2017): Dossiê Literatura e Filosofia; 13-18 2675-3804 1415-8132 reponame:Cadernos literários instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Cadernos literários |
collection |
Cadernos literários |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos literários - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797042326383624192 |