Polyakanthos : processos composicionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Birnfield, Alexandre
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/3164
Resumo: Este trabalho investiga os processos composicionais utilizados na composição das peças Polyakanthos, para flauta/flauta piccolo, clarinete/clarinete baixo, percussão, piano, violino e violoncelo; A grande ilusão do carnaval, para cinco vozes, fagote, dois teclados eletrônicos e contrabaixo elétrico; K'uei, peça eletroacústica; e Pampa Guarany, para fagote e orquestra de cordas. A estética das peças é baseada em dualismo complementar, fazendo com que posições contrárias coexistam numa associação interdependente, nas diversas etapas do processo composicional. Os processos composicionais enfocados são o ímpeto de criação, que no contexto deste trabalho é a primeira concretização da idéia composicional; a utilização de materiais preexistentes, definidos como configurações de sons e silêncios extraídos de obras de outros compositores; o projeto da estrutura formal, contendo as intenções expressivas em comparação com o resultado final de cada peça, verificando causas e conseqüências dos ajustes feitos durante o processo composicional; definição dos materiais de alturas e ritmos, derivados dos materiais preexistentes ou criados, nos quais foram aplicadas as técnicas de transformações de Arnold Schoenberg, León Biriotti e Charles Wuorinen; e o uso de peças-solo como cantus firmus para a criação de estruturas polifônicas nos movimentos de Polyakanthos.
id URGS_ee4069f829a940dd8cff5f7650b430e1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3164
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Birnfield, AlexandreCunha, Antônio Carlos Borges2007-06-06T17:26:43Z2003http://hdl.handle.net/10183/3164000383066Este trabalho investiga os processos composicionais utilizados na composição das peças Polyakanthos, para flauta/flauta piccolo, clarinete/clarinete baixo, percussão, piano, violino e violoncelo; A grande ilusão do carnaval, para cinco vozes, fagote, dois teclados eletrônicos e contrabaixo elétrico; K'uei, peça eletroacústica; e Pampa Guarany, para fagote e orquestra de cordas. A estética das peças é baseada em dualismo complementar, fazendo com que posições contrárias coexistam numa associação interdependente, nas diversas etapas do processo composicional. Os processos composicionais enfocados são o ímpeto de criação, que no contexto deste trabalho é a primeira concretização da idéia composicional; a utilização de materiais preexistentes, definidos como configurações de sons e silêncios extraídos de obras de outros compositores; o projeto da estrutura formal, contendo as intenções expressivas em comparação com o resultado final de cada peça, verificando causas e conseqüências dos ajustes feitos durante o processo composicional; definição dos materiais de alturas e ritmos, derivados dos materiais preexistentes ou criados, nos quais foram aplicadas as técnicas de transformações de Arnold Schoenberg, León Biriotti e Charles Wuorinen; e o uso de peças-solo como cantus firmus para a criação de estruturas polifônicas nos movimentos de Polyakanthos.application/pdfporComposição musicalProcessos composicionais : MúsicaDualismo complementar : MúsicaPolyakanthos : processos composicionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2003mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000383066.pdf000383066.pdfTexto completoapplication/pdf11573086http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3164/1/000383066.pdfd9b1f76eb722aea30b809e2cef7c05e5MD51TEXT000383066.pdf.txt000383066.pdf.txtExtracted Texttext/plain105650http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3164/2/000383066.pdf.txtaea5c5dde567b6604659abdf9cc0fa60MD52THUMBNAIL000383066.pdf.jpg000383066.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3164/3/000383066.pdf.jpgcbaa6057d58a4ee67759e8820c05e96aMD5310183/31642018-10-16 09:33:47.631oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3164Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T12:33:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Polyakanthos : processos composicionais
title Polyakanthos : processos composicionais
spellingShingle Polyakanthos : processos composicionais
Birnfield, Alexandre
Composição musical
Processos composicionais : Música
Dualismo complementar : Música
title_short Polyakanthos : processos composicionais
title_full Polyakanthos : processos composicionais
title_fullStr Polyakanthos : processos composicionais
title_full_unstemmed Polyakanthos : processos composicionais
title_sort Polyakanthos : processos composicionais
author Birnfield, Alexandre
author_facet Birnfield, Alexandre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Birnfield, Alexandre
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Antônio Carlos Borges
contributor_str_mv Cunha, Antônio Carlos Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Composição musical
Processos composicionais : Música
Dualismo complementar : Música
topic Composição musical
Processos composicionais : Música
Dualismo complementar : Música
description Este trabalho investiga os processos composicionais utilizados na composição das peças Polyakanthos, para flauta/flauta piccolo, clarinete/clarinete baixo, percussão, piano, violino e violoncelo; A grande ilusão do carnaval, para cinco vozes, fagote, dois teclados eletrônicos e contrabaixo elétrico; K'uei, peça eletroacústica; e Pampa Guarany, para fagote e orquestra de cordas. A estética das peças é baseada em dualismo complementar, fazendo com que posições contrárias coexistam numa associação interdependente, nas diversas etapas do processo composicional. Os processos composicionais enfocados são o ímpeto de criação, que no contexto deste trabalho é a primeira concretização da idéia composicional; a utilização de materiais preexistentes, definidos como configurações de sons e silêncios extraídos de obras de outros compositores; o projeto da estrutura formal, contendo as intenções expressivas em comparação com o resultado final de cada peça, verificando causas e conseqüências dos ajustes feitos durante o processo composicional; definição dos materiais de alturas e ritmos, derivados dos materiais preexistentes ou criados, nos quais foram aplicadas as técnicas de transformações de Arnold Schoenberg, León Biriotti e Charles Wuorinen; e o uso de peças-solo como cantus firmus para a criação de estruturas polifônicas nos movimentos de Polyakanthos.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:26:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/3164
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000383066
url http://hdl.handle.net/10183/3164
identifier_str_mv 000383066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3164/1/000383066.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3164/2/000383066.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3164/3/000383066.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d9b1f76eb722aea30b809e2cef7c05e5
aea5c5dde567b6604659abdf9cc0fa60
cbaa6057d58a4ee67759e8820c05e96a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308917610217472