A ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO COMPUTADOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Diulye dos Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Esperança, Joice Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11692
Resumo: Este artigo apresenta reflexões construídas na trajetória de uma pesquisa interessada em compreender a abordagem pedagógica do computador por professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no contexto de duas escolas da rede pública do município de Rio Grande/RS. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida a partir da aplicação de questionário. Com base nas recorrências identificadas nas respostas das professoras, concluiu-se que as situações de ensino planejadas por essas profissionais contemplam um repertório bastante limitado de abordagens pedagógicas. Esse aspecto assume relação com outros dois eixos de análise, os quais explicitam condições indispensáveis para a inserção crítica das professoras e das crianças na cultura digital: a falta de formações específicas sobre as mídias, com foco no planejamento e na prática cotidiana em sala de aula, e a necessidade de investimentos em infraestrutura, aquisição e atualização de equipamentos.
id FURG-12_009d2c69588b790482112bb4fdba7c35
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11692
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling A ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO COMPUTADOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTEFormação de professores. Ensino por computador. Cultura digital. Planejamento didático-pedagógico.Este artigo apresenta reflexões construídas na trajetória de uma pesquisa interessada em compreender a abordagem pedagógica do computador por professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no contexto de duas escolas da rede pública do município de Rio Grande/RS. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida a partir da aplicação de questionário. Com base nas recorrências identificadas nas respostas das professoras, concluiu-se que as situações de ensino planejadas por essas profissionais contemplam um repertório bastante limitado de abordagens pedagógicas. Esse aspecto assume relação com outros dois eixos de análise, os quais explicitam condições indispensáveis para a inserção crítica das professoras e das crianças na cultura digital: a falta de formações específicas sobre as mídias, com foco no planejamento e na prática cotidiana em sala de aula, e a necessidade de investimentos em infraestrutura, aquisição e atualização de equipamentos.Lepidus2021-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1169210.14295/rds.v22i2.11692Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 2 (2020): DOSSIÊ: Textos e Contextos da Docência: reflexões e discussões políticas e pedagógicas.; 86-1021809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11692/8797Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMiguel, Diulye dos SantosEsperança, Joice Araújo2021-06-17T22:07:22Zoai:periodicos.furg.br:article/11692Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2021-06-17T22:07:22Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO COMPUTADOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
title A ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO COMPUTADOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
spellingShingle A ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO COMPUTADOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Miguel, Diulye dos Santos
Formação de professores. Ensino por computador. Cultura digital. Planejamento didático-pedagógico.
title_short A ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO COMPUTADOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
title_full A ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO COMPUTADOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
title_fullStr A ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO COMPUTADOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed A ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO COMPUTADOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
title_sort A ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO COMPUTADOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
author Miguel, Diulye dos Santos
author_facet Miguel, Diulye dos Santos
Esperança, Joice Araújo
author_role author
author2 Esperança, Joice Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miguel, Diulye dos Santos
Esperança, Joice Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores. Ensino por computador. Cultura digital. Planejamento didático-pedagógico.
topic Formação de professores. Ensino por computador. Cultura digital. Planejamento didático-pedagógico.
description Este artigo apresenta reflexões construídas na trajetória de uma pesquisa interessada em compreender a abordagem pedagógica do computador por professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no contexto de duas escolas da rede pública do município de Rio Grande/RS. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida a partir da aplicação de questionário. Com base nas recorrências identificadas nas respostas das professoras, concluiu-se que as situações de ensino planejadas por essas profissionais contemplam um repertório bastante limitado de abordagens pedagógicas. Esse aspecto assume relação com outros dois eixos de análise, os quais explicitam condições indispensáveis para a inserção crítica das professoras e das crianças na cultura digital: a falta de formações específicas sobre as mídias, com foco no planejamento e na prática cotidiana em sala de aula, e a necessidade de investimentos em infraestrutura, aquisição e atualização de equipamentos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11692
10.14295/rds.v22i2.11692
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11692
identifier_str_mv 10.14295/rds.v22i2.11692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11692/8797
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 2 (2020): DOSSIÊ: Textos e Contextos da Docência: reflexões e discussões políticas e pedagógicas.; 86-102
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941456617472