A ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO COMPUTADOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11692 |
Resumo: | Este artigo apresenta reflexões construídas na trajetória de uma pesquisa interessada em compreender a abordagem pedagógica do computador por professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no contexto de duas escolas da rede pública do município de Rio Grande/RS. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida a partir da aplicação de questionário. Com base nas recorrências identificadas nas respostas das professoras, concluiu-se que as situações de ensino planejadas por essas profissionais contemplam um repertório bastante limitado de abordagens pedagógicas. Esse aspecto assume relação com outros dois eixos de análise, os quais explicitam condições indispensáveis para a inserção crítica das professoras e das crianças na cultura digital: a falta de formações específicas sobre as mídias, com foco no planejamento e na prática cotidiana em sala de aula, e a necessidade de investimentos em infraestrutura, aquisição e atualização de equipamentos. |
id |
FURG-12_009d2c69588b790482112bb4fdba7c35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/11692 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
A ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO COMPUTADOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTEFormação de professores. Ensino por computador. Cultura digital. Planejamento didático-pedagógico.Este artigo apresenta reflexões construídas na trajetória de uma pesquisa interessada em compreender a abordagem pedagógica do computador por professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no contexto de duas escolas da rede pública do município de Rio Grande/RS. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida a partir da aplicação de questionário. Com base nas recorrências identificadas nas respostas das professoras, concluiu-se que as situações de ensino planejadas por essas profissionais contemplam um repertório bastante limitado de abordagens pedagógicas. Esse aspecto assume relação com outros dois eixos de análise, os quais explicitam condições indispensáveis para a inserção crítica das professoras e das crianças na cultura digital: a falta de formações específicas sobre as mídias, com foco no planejamento e na prática cotidiana em sala de aula, e a necessidade de investimentos em infraestrutura, aquisição e atualização de equipamentos.Lepidus2021-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1169210.14295/rds.v22i2.11692Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 2 (2020): DOSSIÊ: Textos e Contextos da Docência: reflexões e discussões políticas e pedagógicas.; 86-1021809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11692/8797Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMiguel, Diulye dos SantosEsperança, Joice Araújo2021-06-17T22:07:22Zoai:periodicos.furg.br:article/11692Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2021-06-17T22:07:22Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO COMPUTADOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE |
title |
A ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO COMPUTADOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE |
spellingShingle |
A ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO COMPUTADOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE Miguel, Diulye dos Santos Formação de professores. Ensino por computador. Cultura digital. Planejamento didático-pedagógico. |
title_short |
A ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO COMPUTADOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE |
title_full |
A ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO COMPUTADOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE |
title_fullStr |
A ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO COMPUTADOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
A ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO COMPUTADOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE |
title_sort |
A ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO COMPUTADOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE |
author |
Miguel, Diulye dos Santos |
author_facet |
Miguel, Diulye dos Santos Esperança, Joice Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Esperança, Joice Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miguel, Diulye dos Santos Esperança, Joice Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores. Ensino por computador. Cultura digital. Planejamento didático-pedagógico. |
topic |
Formação de professores. Ensino por computador. Cultura digital. Planejamento didático-pedagógico. |
description |
Este artigo apresenta reflexões construídas na trajetória de uma pesquisa interessada em compreender a abordagem pedagógica do computador por professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no contexto de duas escolas da rede pública do município de Rio Grande/RS. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida a partir da aplicação de questionário. Com base nas recorrências identificadas nas respostas das professoras, concluiu-se que as situações de ensino planejadas por essas profissionais contemplam um repertório bastante limitado de abordagens pedagógicas. Esse aspecto assume relação com outros dois eixos de análise, os quais explicitam condições indispensáveis para a inserção crítica das professoras e das crianças na cultura digital: a falta de formações específicas sobre as mídias, com foco no planejamento e na prática cotidiana em sala de aula, e a necessidade de investimentos em infraestrutura, aquisição e atualização de equipamentos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11692 10.14295/rds.v22i2.11692 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11692 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v22i2.11692 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11692/8797 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 2 (2020): DOSSIÊ: Textos e Contextos da Docência: reflexões e discussões políticas e pedagógicas.; 86-102 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941456617472 |