O ensino do basquetebol na Educação Física Escolar: uma análise da compreensão de professores sobre a importância da tática e o trabalho desenvolvido nas aulas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fensterseifer, Paulo Evaldo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ristow, Renato Weiler, Borges, Robson Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5453
Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar a compreensão de professores de educação física que atuam em escolas públicas, sobre a importância da dimensão tática no ensino do basquetebol e a relação com o trabalho desenvolvido em suas aulas. Para tanto, nos meses de setembro a novembro de 2014 foram desenvolvidos questionários e observações em dez aulas de dois docentes com formação em educação física, que atuam na rede estadual de ensino de uma cidade da região noroeste do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que os professores consideram o ensino da tática importante quando se desenvolve o basquetebol. No entanto, demonstram desconhecer o conceito desse elemento e, de forma contraditória, não realizam o ensino da tática em suas aulas. Mais do que isso, os docentes não apresentam intenção de ensino, à medida que as raras intervenções realizadas não são intencionadas e não visam o aprendizado dos alunos.
id FURG-12_0146e4698796af6368ec45438c22d065
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5453
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling O ensino do basquetebol na Educação Física Escolar: uma análise da compreensão de professores sobre a importância da tática e o trabalho desenvolvido nas aulasTática. Ensino. Basquetebol. Educação Física escolar.Este estudo tem como objetivo identificar a compreensão de professores de educação física que atuam em escolas públicas, sobre a importância da dimensão tática no ensino do basquetebol e a relação com o trabalho desenvolvido em suas aulas. Para tanto, nos meses de setembro a novembro de 2014 foram desenvolvidos questionários e observações em dez aulas de dois docentes com formação em educação física, que atuam na rede estadual de ensino de uma cidade da região noroeste do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que os professores consideram o ensino da tática importante quando se desenvolve o basquetebol. No entanto, demonstram desconhecer o conceito desse elemento e, de forma contraditória, não realizam o ensino da tática em suas aulas. Mais do que isso, os docentes não apresentam intenção de ensino, à medida que as raras intervenções realizadas não são intencionadas e não visam o aprendizado dos alunos.Lepidus2016-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5453Revista Didática Sistêmica; v. 17 n. 1 (2015); 57-671809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5453/3577Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFensterseifer, Paulo EvaldoRistow, Renato WeilerBorges, Robson Machado2018-11-08T18:38:37Zoai:periodicos.furg.br:article/5453Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:38:37Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do basquetebol na Educação Física Escolar: uma análise da compreensão de professores sobre a importância da tática e o trabalho desenvolvido nas aulas
title O ensino do basquetebol na Educação Física Escolar: uma análise da compreensão de professores sobre a importância da tática e o trabalho desenvolvido nas aulas
spellingShingle O ensino do basquetebol na Educação Física Escolar: uma análise da compreensão de professores sobre a importância da tática e o trabalho desenvolvido nas aulas
Fensterseifer, Paulo Evaldo
Tática. Ensino. Basquetebol. Educação Física escolar.
title_short O ensino do basquetebol na Educação Física Escolar: uma análise da compreensão de professores sobre a importância da tática e o trabalho desenvolvido nas aulas
title_full O ensino do basquetebol na Educação Física Escolar: uma análise da compreensão de professores sobre a importância da tática e o trabalho desenvolvido nas aulas
title_fullStr O ensino do basquetebol na Educação Física Escolar: uma análise da compreensão de professores sobre a importância da tática e o trabalho desenvolvido nas aulas
title_full_unstemmed O ensino do basquetebol na Educação Física Escolar: uma análise da compreensão de professores sobre a importância da tática e o trabalho desenvolvido nas aulas
title_sort O ensino do basquetebol na Educação Física Escolar: uma análise da compreensão de professores sobre a importância da tática e o trabalho desenvolvido nas aulas
author Fensterseifer, Paulo Evaldo
author_facet Fensterseifer, Paulo Evaldo
Ristow, Renato Weiler
Borges, Robson Machado
author_role author
author2 Ristow, Renato Weiler
Borges, Robson Machado
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fensterseifer, Paulo Evaldo
Ristow, Renato Weiler
Borges, Robson Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Tática. Ensino. Basquetebol. Educação Física escolar.
topic Tática. Ensino. Basquetebol. Educação Física escolar.
description Este estudo tem como objetivo identificar a compreensão de professores de educação física que atuam em escolas públicas, sobre a importância da dimensão tática no ensino do basquetebol e a relação com o trabalho desenvolvido em suas aulas. Para tanto, nos meses de setembro a novembro de 2014 foram desenvolvidos questionários e observações em dez aulas de dois docentes com formação em educação física, que atuam na rede estadual de ensino de uma cidade da região noroeste do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que os professores consideram o ensino da tática importante quando se desenvolve o basquetebol. No entanto, demonstram desconhecer o conceito desse elemento e, de forma contraditória, não realizam o ensino da tática em suas aulas. Mais do que isso, os docentes não apresentam intenção de ensino, à medida que as raras intervenções realizadas não são intencionadas e não visam o aprendizado dos alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5453
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5453/3577
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 17 n. 1 (2015); 57-67
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041940938620928