O ensino do basquetebol na Educação Física Escolar: uma análise da compreensão de professores sobre a importância da tática e o trabalho desenvolvido nas aulas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5453 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo identificar a compreensão de professores de educação física que atuam em escolas públicas, sobre a importância da dimensão tática no ensino do basquetebol e a relação com o trabalho desenvolvido em suas aulas. Para tanto, nos meses de setembro a novembro de 2014 foram desenvolvidos questionários e observações em dez aulas de dois docentes com formação em educação física, que atuam na rede estadual de ensino de uma cidade da região noroeste do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que os professores consideram o ensino da tática importante quando se desenvolve o basquetebol. No entanto, demonstram desconhecer o conceito desse elemento e, de forma contraditória, não realizam o ensino da tática em suas aulas. Mais do que isso, os docentes não apresentam intenção de ensino, à medida que as raras intervenções realizadas não são intencionadas e não visam o aprendizado dos alunos. |
id |
FURG-12_0146e4698796af6368ec45438c22d065 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5453 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino do basquetebol na Educação Física Escolar: uma análise da compreensão de professores sobre a importância da tática e o trabalho desenvolvido nas aulasTática. Ensino. Basquetebol. Educação Física escolar.Este estudo tem como objetivo identificar a compreensão de professores de educação física que atuam em escolas públicas, sobre a importância da dimensão tática no ensino do basquetebol e a relação com o trabalho desenvolvido em suas aulas. Para tanto, nos meses de setembro a novembro de 2014 foram desenvolvidos questionários e observações em dez aulas de dois docentes com formação em educação física, que atuam na rede estadual de ensino de uma cidade da região noroeste do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que os professores consideram o ensino da tática importante quando se desenvolve o basquetebol. No entanto, demonstram desconhecer o conceito desse elemento e, de forma contraditória, não realizam o ensino da tática em suas aulas. Mais do que isso, os docentes não apresentam intenção de ensino, à medida que as raras intervenções realizadas não são intencionadas e não visam o aprendizado dos alunos.Lepidus2016-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5453Revista Didática Sistêmica; v. 17 n. 1 (2015); 57-671809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5453/3577Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFensterseifer, Paulo EvaldoRistow, Renato WeilerBorges, Robson Machado2018-11-08T18:38:37Zoai:periodicos.furg.br:article/5453Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:38:37Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino do basquetebol na Educação Física Escolar: uma análise da compreensão de professores sobre a importância da tática e o trabalho desenvolvido nas aulas |
title |
O ensino do basquetebol na Educação Física Escolar: uma análise da compreensão de professores sobre a importância da tática e o trabalho desenvolvido nas aulas |
spellingShingle |
O ensino do basquetebol na Educação Física Escolar: uma análise da compreensão de professores sobre a importância da tática e o trabalho desenvolvido nas aulas Fensterseifer, Paulo Evaldo Tática. Ensino. Basquetebol. Educação Física escolar. |
title_short |
O ensino do basquetebol na Educação Física Escolar: uma análise da compreensão de professores sobre a importância da tática e o trabalho desenvolvido nas aulas |
title_full |
O ensino do basquetebol na Educação Física Escolar: uma análise da compreensão de professores sobre a importância da tática e o trabalho desenvolvido nas aulas |
title_fullStr |
O ensino do basquetebol na Educação Física Escolar: uma análise da compreensão de professores sobre a importância da tática e o trabalho desenvolvido nas aulas |
title_full_unstemmed |
O ensino do basquetebol na Educação Física Escolar: uma análise da compreensão de professores sobre a importância da tática e o trabalho desenvolvido nas aulas |
title_sort |
O ensino do basquetebol na Educação Física Escolar: uma análise da compreensão de professores sobre a importância da tática e o trabalho desenvolvido nas aulas |
author |
Fensterseifer, Paulo Evaldo |
author_facet |
Fensterseifer, Paulo Evaldo Ristow, Renato Weiler Borges, Robson Machado |
author_role |
author |
author2 |
Ristow, Renato Weiler Borges, Robson Machado |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fensterseifer, Paulo Evaldo Ristow, Renato Weiler Borges, Robson Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tática. Ensino. Basquetebol. Educação Física escolar. |
topic |
Tática. Ensino. Basquetebol. Educação Física escolar. |
description |
Este estudo tem como objetivo identificar a compreensão de professores de educação física que atuam em escolas públicas, sobre a importância da dimensão tática no ensino do basquetebol e a relação com o trabalho desenvolvido em suas aulas. Para tanto, nos meses de setembro a novembro de 2014 foram desenvolvidos questionários e observações em dez aulas de dois docentes com formação em educação física, que atuam na rede estadual de ensino de uma cidade da região noroeste do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que os professores consideram o ensino da tática importante quando se desenvolve o basquetebol. No entanto, demonstram desconhecer o conceito desse elemento e, de forma contraditória, não realizam o ensino da tática em suas aulas. Mais do que isso, os docentes não apresentam intenção de ensino, à medida que as raras intervenções realizadas não são intencionadas e não visam o aprendizado dos alunos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5453 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5453/3577 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 17 n. 1 (2015); 57-67 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041940938620928 |