O ensino do basquetebol na educação física escolar: uma análise da compreensão de professores sobre a importância da tática e o trabalho desenvolvido nas aulas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ristow, Renato Weiler
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2696
Resumo: Todo o aluno tem o direito de aprender a jogar bem um esporte, enquanto, o professor tem o dever de utilizar uma metodologia de ensino que propicie uma aprendizagem de qualidade. Nesse sentido, este estudo buscou identificar a compreensão de professores de educação física que atuam em escolas da rede estadual na cidade de Ijuí/RS, sobre a importância da dimensão tática no ensino do basquetebol e a relação com o trabalho desenvolvido em suas aulas. Para obter os dados da pesquisa, primeiramente foi utilizado um questionário, para averiguar o conhecimento que os docentes tinham sobre o assunto, e posteriormente, a observação das aulas. Foi então constatado que além dos docentes desconhecerem o conceito de tática, também não desenvolve o seu ensino.
id UNIJ_e0faf79c4e1845a4715bb3025fcab024
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2696
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO ensino do basquetebol na educação física escolar: uma análise da compreensão de professores sobre a importância da tática e o trabalho desenvolvido nas aulas2015-04-0220152015-04-02T14:36:28Z2015-04-02T14:36:28ZTodo o aluno tem o direito de aprender a jogar bem um esporte, enquanto, o professor tem o dever de utilizar uma metodologia de ensino que propicie uma aprendizagem de qualidade. Nesse sentido, este estudo buscou identificar a compreensão de professores de educação física que atuam em escolas da rede estadual na cidade de Ijuí/RS, sobre a importância da dimensão tática no ensino do basquetebol e a relação com o trabalho desenvolvido em suas aulas. Para obter os dados da pesquisa, primeiramente foi utilizado um questionário, para averiguar o conhecimento que os docentes tinham sobre o assunto, e posteriormente, a observação das aulas. Foi então constatado que além dos docentes desconhecerem o conceito de tática, também não desenvolve o seu ensino.57 f.Ciências da SaúdeEducação FísicaBasquetebolTáticaMetodologiahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2696DMD_hdl_123456789/2696Ristow, Renato Weilerporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessO%20ENSINO%20DO%20BASQUETEBOL%20NA%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20F%c3%8dSICA%20ESCOLAR%20UMA%20AN%c3%81LI.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2696/1/O%20ENSINO%20DO%20BASQUETEBOL%20NA%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20F%c3%8dSICA%20ESCOLAR%20UMA%20AN%c3%81LI.pdfapplication/pdf1230278http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2696/1/O%20ENSINO%20DO%20BASQUETEBOL%20NA%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20F%c3%8dSICA%20ESCOLAR%20UMA%20AN%c3%81LI.pdf9a4fb70ac5a0ced326344c99178a22e2MD5123456789_2696_12019-01-21T12:44:34Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do basquetebol na educação física escolar: uma análise da compreensão de professores sobre a importância da tática e o trabalho desenvolvido nas aulas
title O ensino do basquetebol na educação física escolar: uma análise da compreensão de professores sobre a importância da tática e o trabalho desenvolvido nas aulas
spellingShingle O ensino do basquetebol na educação física escolar: uma análise da compreensão de professores sobre a importância da tática e o trabalho desenvolvido nas aulas
Ristow, Renato Weiler
Ciências da Saúde
Educação Física
Basquetebol
Tática
Metodologia
title_short O ensino do basquetebol na educação física escolar: uma análise da compreensão de professores sobre a importância da tática e o trabalho desenvolvido nas aulas
title_full O ensino do basquetebol na educação física escolar: uma análise da compreensão de professores sobre a importância da tática e o trabalho desenvolvido nas aulas
title_fullStr O ensino do basquetebol na educação física escolar: uma análise da compreensão de professores sobre a importância da tática e o trabalho desenvolvido nas aulas
title_full_unstemmed O ensino do basquetebol na educação física escolar: uma análise da compreensão de professores sobre a importância da tática e o trabalho desenvolvido nas aulas
title_sort O ensino do basquetebol na educação física escolar: uma análise da compreensão de professores sobre a importância da tática e o trabalho desenvolvido nas aulas
author Ristow, Renato Weiler
author_facet Ristow, Renato Weiler
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ristow, Renato Weiler
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da Saúde
Educação Física
Basquetebol
Tática
Metodologia
topic Ciências da Saúde
Educação Física
Basquetebol
Tática
Metodologia
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Todo o aluno tem o direito de aprender a jogar bem um esporte, enquanto, o professor tem o dever de utilizar uma metodologia de ensino que propicie uma aprendizagem de qualidade. Nesse sentido, este estudo buscou identificar a compreensão de professores de educação física que atuam em escolas da rede estadual na cidade de Ijuí/RS, sobre a importância da dimensão tática no ensino do basquetebol e a relação com o trabalho desenvolvido em suas aulas. Para obter os dados da pesquisa, primeiramente foi utilizado um questionário, para averiguar o conhecimento que os docentes tinham sobre o assunto, e posteriormente, a observação das aulas. Foi então constatado que além dos docentes desconhecerem o conceito de tática, também não desenvolve o seu ensino.
57 f.
description Todo o aluno tem o direito de aprender a jogar bem um esporte, enquanto, o professor tem o dever de utilizar uma metodologia de ensino que propicie uma aprendizagem de qualidade. Nesse sentido, este estudo buscou identificar a compreensão de professores de educação física que atuam em escolas da rede estadual na cidade de Ijuí/RS, sobre a importância da dimensão tática no ensino do basquetebol e a relação com o trabalho desenvolvido em suas aulas. Para obter os dados da pesquisa, primeiramente foi utilizado um questionário, para averiguar o conhecimento que os docentes tinham sobre o assunto, e posteriormente, a observação das aulas. Foi então constatado que além dos docentes desconhecerem o conceito de tática, também não desenvolve o seu ensino.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04-02
dc.date.available.fl_str_mv 2015
2015-04-02T14:36:28Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-02T14:36:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2696
DMD_hdl_123456789/2696
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2696
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/2696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623414532080664576