"Direito social e assistência social no Brasil: uma equação possível?" Segundo a leitura de um professor de história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1261 |
Resumo: | The present paper centers itself in the analysis of the "social rights and social assistance in Brazil” from a reading perspective of a History teacher that seeks to point not just some imperfect aspects of the work of the social worker Berenice Rojas Couto. But also, stress some analytic elements exposed by this author who allow us to establish in the History field, some reflections among the processes of conquest and the turning with effect of social rights in Brazil along its 500 years of History that can be used as resources of analysis of the current social conjuncture in class room. |
id |
FURG-12_0b538357ab6bfb25102e4911ab1ac086 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/1261 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
"Direito social e assistência social no Brasil: uma equação possível?" Segundo a leitura de um professor de históriaDireitos sociais. Políticas públicas. Serviço social.The present paper centers itself in the analysis of the "social rights and social assistance in Brazil” from a reading perspective of a History teacher that seeks to point not just some imperfect aspects of the work of the social worker Berenice Rojas Couto. But also, stress some analytic elements exposed by this author who allow us to establish in the History field, some reflections among the processes of conquest and the turning with effect of social rights in Brazil along its 500 years of History that can be used as resources of analysis of the current social conjuncture in class room.O presente ensaio centra-se na análise da obra “Direito social e Assistência social no Brasil” a partir da perspectiva de leitura de um professor de História que busca apontar não apenas certos pontos falhos da obra da assistente social Berenice Rojas Couto. Mas também, ressaltar certos elementos analíticos expostos por esta autora que nos permitem estabelecer no campo da História, certas reflexões entre os processos de conquista e efetivação de direitos sociais no Brasil ao longo dos seus 500 anos de História que podem ser utilizados como recursos de análise da conjuntura social atual em sala de aula.Lepidus2010-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1261Revista Didática Sistêmica; v. 7 (2008); 147-1571809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1261/556Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Moisés Simões2018-11-08T19:02:37Zoai:periodicos.furg.br:article/1261Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T19:02:37Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Direito social e assistência social no Brasil: uma equação possível?" Segundo a leitura de um professor de história |
title |
"Direito social e assistência social no Brasil: uma equação possível?" Segundo a leitura de um professor de história |
spellingShingle |
"Direito social e assistência social no Brasil: uma equação possível?" Segundo a leitura de um professor de história Moreira, Moisés Simões Direitos sociais. Políticas públicas. Serviço social. |
title_short |
"Direito social e assistência social no Brasil: uma equação possível?" Segundo a leitura de um professor de história |
title_full |
"Direito social e assistência social no Brasil: uma equação possível?" Segundo a leitura de um professor de história |
title_fullStr |
"Direito social e assistência social no Brasil: uma equação possível?" Segundo a leitura de um professor de história |
title_full_unstemmed |
"Direito social e assistência social no Brasil: uma equação possível?" Segundo a leitura de um professor de história |
title_sort |
"Direito social e assistência social no Brasil: uma equação possível?" Segundo a leitura de um professor de história |
author |
Moreira, Moisés Simões |
author_facet |
Moreira, Moisés Simões |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Moisés Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direitos sociais. Políticas públicas. Serviço social. |
topic |
Direitos sociais. Políticas públicas. Serviço social. |
description |
The present paper centers itself in the analysis of the "social rights and social assistance in Brazil” from a reading perspective of a History teacher that seeks to point not just some imperfect aspects of the work of the social worker Berenice Rojas Couto. But also, stress some analytic elements exposed by this author who allow us to establish in the History field, some reflections among the processes of conquest and the turning with effect of social rights in Brazil along its 500 years of History that can be used as resources of analysis of the current social conjuncture in class room. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1261 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1261/556 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 7 (2008); 147-157 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041939495780352 |