"Direito social e assistência social no Brasil: uma equação possível?" Segundo a leitura de um professor de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Moisés Simões
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1261
Resumo: The present paper centers itself in the analysis of the "social rights and social assistance in Brazil” from a reading perspective of a History teacher that seeks to point not just some imperfect aspects of the work of the social worker Berenice Rojas Couto. But also, stress some analytic elements exposed by this author who allow us to establish in the History field, some reflections among the processes of conquest and the turning with effect of social rights in Brazil along its 500 years of History that can be used as resources of analysis of the current social conjuncture in class room.
id FURG-12_0b538357ab6bfb25102e4911ab1ac086
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/1261
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling "Direito social e assistência social no Brasil: uma equação possível?" Segundo a leitura de um professor de históriaDireitos sociais. Políticas públicas. Serviço social.The present paper centers itself in the analysis of the "social rights and social assistance in Brazil” from a reading perspective of a History teacher that seeks to point not just some imperfect aspects of the work of the social worker Berenice Rojas Couto. But also, stress some analytic elements exposed by this author who allow us to establish in the History field, some reflections among the processes of conquest and the turning with effect of social rights in Brazil along its 500 years of History that can be used as resources of analysis of the current social conjuncture in class room.O presente ensaio centra-se na análise da obra “Direito social e Assistência social no Brasil” a partir da perspectiva de leitura de um professor de História que busca apontar não apenas certos pontos falhos da obra da assistente social Berenice Rojas Couto. Mas também, ressaltar certos elementos analíticos expostos por esta autora que nos permitem estabelecer no campo da História, certas reflexões entre os processos de conquista e efetivação de direitos sociais no Brasil ao longo dos seus 500 anos de História que podem ser utilizados como recursos de análise da conjuntura social atual em sala de aula.Lepidus2010-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1261Revista Didática Sistêmica; v. 7 (2008); 147-1571809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1261/556Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Moisés Simões2018-11-08T19:02:37Zoai:periodicos.furg.br:article/1261Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T19:02:37Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv "Direito social e assistência social no Brasil: uma equação possível?" Segundo a leitura de um professor de história
title "Direito social e assistência social no Brasil: uma equação possível?" Segundo a leitura de um professor de história
spellingShingle "Direito social e assistência social no Brasil: uma equação possível?" Segundo a leitura de um professor de história
Moreira, Moisés Simões
Direitos sociais. Políticas públicas. Serviço social.
title_short "Direito social e assistência social no Brasil: uma equação possível?" Segundo a leitura de um professor de história
title_full "Direito social e assistência social no Brasil: uma equação possível?" Segundo a leitura de um professor de história
title_fullStr "Direito social e assistência social no Brasil: uma equação possível?" Segundo a leitura de um professor de história
title_full_unstemmed "Direito social e assistência social no Brasil: uma equação possível?" Segundo a leitura de um professor de história
title_sort "Direito social e assistência social no Brasil: uma equação possível?" Segundo a leitura de um professor de história
author Moreira, Moisés Simões
author_facet Moreira, Moisés Simões
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Moisés Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Direitos sociais. Políticas públicas. Serviço social.
topic Direitos sociais. Políticas públicas. Serviço social.
description The present paper centers itself in the analysis of the "social rights and social assistance in Brazil” from a reading perspective of a History teacher that seeks to point not just some imperfect aspects of the work of the social worker Berenice Rojas Couto. But also, stress some analytic elements exposed by this author who allow us to establish in the History field, some reflections among the processes of conquest and the turning with effect of social rights in Brazil along its 500 years of History that can be used as resources of analysis of the current social conjuncture in class room.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1261
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1261/556
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 7 (2008); 147-157
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041939495780352