Educação permanente e estágio supervisionado em serviço social: uma equação possível?
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24576 |
Resumo: | O objeto de pesquisa deste trabalho é a Educação Permanente no exercício profissional do Serviço Social, tendo como objetivo geral, analisar a efetivação da Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS-CRESS no exercício profissional dos assistentes sociais supervisores de campo de estágio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), como objetivos específicos: problematizar as contradições da exigência crescente por qualificação profissional na contemporaneidade e suas implicações para o exercício profissional do assistente social; analisar o estágio supervisionado como momento privilegiado para o ensino da prática e o aprimoramento intelectual do assistente social; investigar as experiências de Educação Permanente vivenciadas pelos assistentes sociais supervisores de campo de estágio a partir da Política de Educação Permanente; e identificar os avanços e desafios do processo de efetivação da Educação Permanente. Esta pesquisa consubstancia-se a partir da perspectiva crítico-dialética, e a abordagem quanti-qualitativa de caráter exploratório. A metodologia adotada no processo investigativo consistiu em levantamento bibliográfico, análise documental, mapeamento dos campos de estágio de Serviço Social na UFRN de 2011 a 2016, e entrevistas orientadas por roteiro semiestruturado. As entrevistas foram realizadas com uma amostra da pesquisa apresenta relatos de 2 (duas) professoras que já exerceram a supervisão acadêmica, e 5 (cinco) supervisoras de campo das seguintes áreas de atuação: Educação, Saúde e Assistência Social. No que se refere aos resultados obtidos nesta investigação, destacam-se três considerações: Primeiro, as contradições dos sentidos atribuídos à educação permanente que pode assumir funções antagônicas. Na lógica da economia da educação, ela pode ser funcional a formação e manutenção do capital humano necessário à expansão do capital. Numa perspectiva crítica de educação ela pode ser uma estratégia de resistência na formação e qualificação profissional que fortalece o compromisso social e ético com os interesses da classe trabalhadora. Segundo, apesar dos desafios postos a efetivação da Educação Permanente no exercício profissional dos supervisores de campo, as experiências relatadas revelam-na como uma possibilidade profícua de aprimoramento intelectual que precisa ser fortalecida. Terceiro, a educação permanente na perspectiva de aprimoramento intelectual preconizada pelo Código de Ética reafirma a importância da produção do conhecimento na e sobre a profissão – constituindo um movimento da categoria na produção do conhecimento crítico sobre a realidade social e sobre ela mesma, como estratégia de fortalecimento do Projeto Ético Político da Profissão na contemporaneidade. |
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Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24576O objeto de pesquisa deste trabalho é a Educação Permanente no exercício profissional do Serviço Social, tendo como objetivo geral, analisar a efetivação da Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS-CRESS no exercício profissional dos assistentes sociais supervisores de campo de estágio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), como objetivos específicos: problematizar as contradições da exigência crescente por qualificação profissional na contemporaneidade e suas implicações para o exercício profissional do assistente social; analisar o estágio supervisionado como momento privilegiado para o ensino da prática e o aprimoramento intelectual do assistente social; investigar as experiências de Educação Permanente vivenciadas pelos assistentes sociais supervisores de campo de estágio a partir da Política de Educação Permanente; e identificar os avanços e desafios do processo de efetivação da Educação Permanente. Esta pesquisa consubstancia-se a partir da perspectiva crítico-dialética, e a abordagem quanti-qualitativa de caráter exploratório. A metodologia adotada no processo investigativo consistiu em levantamento bibliográfico, análise documental, mapeamento dos campos de estágio de Serviço Social na UFRN de 2011 a 2016, e entrevistas orientadas por roteiro semiestruturado. As entrevistas foram realizadas com uma amostra da pesquisa apresenta relatos de 2 (duas) professoras que já exerceram a supervisão acadêmica, e 5 (cinco) supervisoras de campo das seguintes áreas de atuação: Educação, Saúde e Assistência Social. No que se refere aos resultados obtidos nesta investigação, destacam-se três considerações: Primeiro, as contradições dos sentidos atribuídos à educação permanente que pode assumir funções antagônicas. Na lógica da economia da educação, ela pode ser funcional a formação e manutenção do capital humano necessário à expansão do capital. Numa perspectiva crítica de educação ela pode ser uma estratégia de resistência na formação e qualificação profissional que fortalece o compromisso social e ético com os interesses da classe trabalhadora. Segundo, apesar dos desafios postos a efetivação da Educação Permanente no exercício profissional dos supervisores de campo, as experiências relatadas revelam-na como uma possibilidade profícua de aprimoramento intelectual que precisa ser fortalecida. Terceiro, a educação permanente na perspectiva de aprimoramento intelectual preconizada pelo Código de Ética reafirma a importância da produção do conhecimento na e sobre a profissão – constituindo um movimento da categoria na produção do conhecimento crítico sobre a realidade social e sobre ela mesma, como estratégia de fortalecimento do Projeto Ético Político da Profissão na contemporaneidade.The object of this study is the Permanent Education in the professional practice of social work, with the general objective of analyzing the implementation of the Policy of Permanent Education of the CFESS-CRESS group in the professional practice of the caseworkers supervisors of internship of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), as specific objectives: to problematize the contradictions of the growing demand for professional qualification in contemporary times and its implications for the professional practice of the caseworker; Analyzing the supervised internship as a privileged moment for teaching the practice and the intellectual improvement of the caseworker; To investigate the experiences of Permanent Education experienced by the caseworkers supervisors of the internship field from the Permanent Education Policy; And identify the advances and challenges of the process of implementation of Permanent Education. This research consubstantiates from the critical-dialectical perspective, and the quantitative-qualitative approach of exploratory character. The methodology adopted in the investigative process consisted of a bibliographical survey, documentary analysis, mapping of the social work internship field in the UFRN from 2011 to 2016, and interviews guided by a semi-structured script. The interviews were conducted with a sample of the research that presents reports of 2 (two) teachers who have already exercised academic supervision, and 5 (five) field supervisors in the following areas: Education, Health and Social Assistance. With regard to the results obtained in this research, three considerations stand out: First, the contradictions of the meanings attributed to permanent education that can assume antagonistic functions. In the logic of the economy of education, it can be functional to the formation and maintenance of the human capital necessary for the expansion of capital. From a critical perspective of education it can be a strategy of resistance in the formation and professional qualification that strengthens the social and ethical commitment with the interests of the working class. Second, despite the challenges posed by the implementation of Permanent Education in the professional practice of field supervisors, the experiences reported reveal it as a profitable possibility of intellectual improvement that needs to be strengthened. Third, permanent education in the perspective of intellectual improvement advocated by the Code of Ethics reaffirms the importance of knowledge production in and on the profession - constituting a category movement in the production of critical knowledge about social reality and about itself, as a strategy of strengthening of the Political Ethical Project of the Profession in the contemporaneity.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALEducação permanenteServiço socialExercício profissionalEstágio supervisionadoEducação permanente e estágio supervisionado em serviço social: uma equação possível?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTChrislayneCarolineDosSantosNascimento_DISSERT.pdf.txtChrislayneCarolineDosSantosNascimento_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain395411https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24576/2/ChrislayneCarolineDosSantosNascimento_DISSERT.pdf.txt84db58781188d353fb34fd8cca963b03MD52THUMBNAILChrislayneCarolineDosSantosNascimento_DISSERT.pdf.jpgChrislayneCarolineDosSantosNascimento_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2532https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24576/3/ChrislayneCarolineDosSantosNascimento_DISSERT.pdf.jpg490ea1fb58c12bb7536e41b02e61dad0MD53TEXTChrislayneCarolineDosSantosNascimento_DISSERT.pdf.txtChrislayneCarolineDosSantosNascimento_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain395411https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24576/2/ChrislayneCarolineDosSantosNascimento_DISSERT.pdf.txt84db58781188d353fb34fd8cca963b03MD52THUMBNAILChrislayneCarolineDosSantosNascimento_DISSERT.pdf.jpgChrislayneCarolineDosSantosNascimento_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2532https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24576/3/ChrislayneCarolineDosSantosNascimento_DISSERT.pdf.jpg490ea1fb58c12bb7536e41b02e61dad0MD53ORIGINALChrislayneCarolineDosSantosNascimento_DISSERT.pdfChrislayneCarolineDosSantosNascimento_DISSERT.pdfapplication/pdf1606877https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24576/1/ChrislayneCarolineDosSantosNascimento_DISSERT.pdf2d48f43c23420aa83c7e6bda66fc05c6MD51123456789/245762022-06-06 18:45:36.278oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24576Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-06-06T21:45:36Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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O objeto de pesquisa deste trabalho é a Educação Permanente no exercício profissional do Serviço Social, tendo como objetivo geral, analisar a efetivação da Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS-CRESS no exercício profissional dos assistentes sociais supervisores de campo de estágio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), como objetivos específicos: problematizar as contradições da exigência crescente por qualificação profissional na contemporaneidade e suas implicações para o exercício profissional do assistente social; analisar o estágio supervisionado como momento privilegiado para o ensino da prática e o aprimoramento intelectual do assistente social; investigar as experiências de Educação Permanente vivenciadas pelos assistentes sociais supervisores de campo de estágio a partir da Política de Educação Permanente; e identificar os avanços e desafios do processo de efetivação da Educação Permanente. Esta pesquisa consubstancia-se a partir da perspectiva crítico-dialética, e a abordagem quanti-qualitativa de caráter exploratório. A metodologia adotada no processo investigativo consistiu em levantamento bibliográfico, análise documental, mapeamento dos campos de estágio de Serviço Social na UFRN de 2011 a 2016, e entrevistas orientadas por roteiro semiestruturado. As entrevistas foram realizadas com uma amostra da pesquisa apresenta relatos de 2 (duas) professoras que já exerceram a supervisão acadêmica, e 5 (cinco) supervisoras de campo das seguintes áreas de atuação: Educação, Saúde e Assistência Social. No que se refere aos resultados obtidos nesta investigação, destacam-se três considerações: Primeiro, as contradições dos sentidos atribuídos à educação permanente que pode assumir funções antagônicas. Na lógica da economia da educação, ela pode ser funcional a formação e manutenção do capital humano necessário à expansão do capital. Numa perspectiva crítica de educação ela pode ser uma estratégia de resistência na formação e qualificação profissional que fortalece o compromisso social e ético com os interesses da classe trabalhadora. Segundo, apesar dos desafios postos a efetivação da Educação Permanente no exercício profissional dos supervisores de campo, as experiências relatadas revelam-na como uma possibilidade profícua de aprimoramento intelectual que precisa ser fortalecida. Terceiro, a educação permanente na perspectiva de aprimoramento intelectual preconizada pelo Código de Ética reafirma a importância da produção do conhecimento na e sobre a profissão – constituindo um movimento da categoria na produção do conhecimento crítico sobre a realidade social e sobre ela mesma, como estratégia de fortalecimento do Projeto Ético Político da Profissão na contemporaneidade. |
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