O ensino interdisciplinar na Área da Saúde: perspectivas para a formação e a atuação multiprofissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goettems Fiorin, Pauline Brendler
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Salamoni, Bethânia, Motta, Gabriela Almeida, Baldissera, Fernanda Giesel, Zaneti, Izabel Cristina Bruno Bacellar, Magalhães, Cleidilene Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4551
Resumo: Um dos maiores desafios atuais do Ensino Superior refere-se ao compromisso com a formação de profissionais capacitados por meio de propostas inovadoras de formação. Este artigo desenvolve uma revisão bibliográfica narrativa, de caráter exploratório, apropriada para descrever e discutir o assunto em questão: “Ensino Interdisciplinar na área da Saúde”. O profissional de saúde deve adequar-se à realidade e estar preparado para lidar com as mudanças enfrentadas pelo setor da saúde, sendo imprescindível a atuação das universidades neste contexto, proporcionando aos alunos o trabalho colaborativo entre os cursos da saúde. O desenvolvimento da interdisciplinaridade proporciona compreensão da inter-relação entre as áreas profissionais com toda sua complexidade e pluralidade. Contudo, muitas são as fragilidades apontadas e os desafios a serem vencidos para a educação interdisciplinar na área da saúde, uma vez que o ensino tradicional desfragmentado e desarticulado ainda encontra-se fortemente presente na educação atual.
id FURG-12_1124af0148d94104c0083097ce9f3b28
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4551
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling O ensino interdisciplinar na Área da Saúde: perspectivas para a formação e a atuação multiprofissionalEnsino superior. Profissional da saúde. Equipe interdisciplinar de saúde.Um dos maiores desafios atuais do Ensino Superior refere-se ao compromisso com a formação de profissionais capacitados por meio de propostas inovadoras de formação. Este artigo desenvolve uma revisão bibliográfica narrativa, de caráter exploratório, apropriada para descrever e discutir o assunto em questão: “Ensino Interdisciplinar na área da Saúde”. O profissional de saúde deve adequar-se à realidade e estar preparado para lidar com as mudanças enfrentadas pelo setor da saúde, sendo imprescindível a atuação das universidades neste contexto, proporcionando aos alunos o trabalho colaborativo entre os cursos da saúde. O desenvolvimento da interdisciplinaridade proporciona compreensão da inter-relação entre as áreas profissionais com toda sua complexidade e pluralidade. Contudo, muitas são as fragilidades apontadas e os desafios a serem vencidos para a educação interdisciplinar na área da saúde, uma vez que o ensino tradicional desfragmentado e desarticulado ainda encontra-se fortemente presente na educação atual.Lepidus2015-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4551Revista Didática Sistêmica; v. 16 n. 2 (2014); 30-431809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4551/3416Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGoettems Fiorin, Pauline BrendlerSalamoni, BethâniaMotta, Gabriela AlmeidaBaldissera, Fernanda GieselZaneti, Izabel Cristina Bruno BacellarMagalhães, Cleidilene Ramos2018-11-08T18:38:52Zoai:periodicos.furg.br:article/4551Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:38:52Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino interdisciplinar na Área da Saúde: perspectivas para a formação e a atuação multiprofissional
title O ensino interdisciplinar na Área da Saúde: perspectivas para a formação e a atuação multiprofissional
spellingShingle O ensino interdisciplinar na Área da Saúde: perspectivas para a formação e a atuação multiprofissional
Goettems Fiorin, Pauline Brendler
Ensino superior. Profissional da saúde. Equipe interdisciplinar de saúde.
title_short O ensino interdisciplinar na Área da Saúde: perspectivas para a formação e a atuação multiprofissional
title_full O ensino interdisciplinar na Área da Saúde: perspectivas para a formação e a atuação multiprofissional
title_fullStr O ensino interdisciplinar na Área da Saúde: perspectivas para a formação e a atuação multiprofissional
title_full_unstemmed O ensino interdisciplinar na Área da Saúde: perspectivas para a formação e a atuação multiprofissional
title_sort O ensino interdisciplinar na Área da Saúde: perspectivas para a formação e a atuação multiprofissional
author Goettems Fiorin, Pauline Brendler
author_facet Goettems Fiorin, Pauline Brendler
Salamoni, Bethânia
Motta, Gabriela Almeida
Baldissera, Fernanda Giesel
Zaneti, Izabel Cristina Bruno Bacellar
Magalhães, Cleidilene Ramos
author_role author
author2 Salamoni, Bethânia
Motta, Gabriela Almeida
Baldissera, Fernanda Giesel
Zaneti, Izabel Cristina Bruno Bacellar
Magalhães, Cleidilene Ramos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goettems Fiorin, Pauline Brendler
Salamoni, Bethânia
Motta, Gabriela Almeida
Baldissera, Fernanda Giesel
Zaneti, Izabel Cristina Bruno Bacellar
Magalhães, Cleidilene Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior. Profissional da saúde. Equipe interdisciplinar de saúde.
topic Ensino superior. Profissional da saúde. Equipe interdisciplinar de saúde.
description Um dos maiores desafios atuais do Ensino Superior refere-se ao compromisso com a formação de profissionais capacitados por meio de propostas inovadoras de formação. Este artigo desenvolve uma revisão bibliográfica narrativa, de caráter exploratório, apropriada para descrever e discutir o assunto em questão: “Ensino Interdisciplinar na área da Saúde”. O profissional de saúde deve adequar-se à realidade e estar preparado para lidar com as mudanças enfrentadas pelo setor da saúde, sendo imprescindível a atuação das universidades neste contexto, proporcionando aos alunos o trabalho colaborativo entre os cursos da saúde. O desenvolvimento da interdisciplinaridade proporciona compreensão da inter-relação entre as áreas profissionais com toda sua complexidade e pluralidade. Contudo, muitas são as fragilidades apontadas e os desafios a serem vencidos para a educação interdisciplinar na área da saúde, uma vez que o ensino tradicional desfragmentado e desarticulado ainda encontra-se fortemente presente na educação atual.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4551
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4551/3416
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 16 n. 2 (2014); 30-43
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041940460470272