O ensino interdisciplinar na Área da Saúde: perspectivas para a formação e a atuação multiprofissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4551 |
Resumo: | Um dos maiores desafios atuais do Ensino Superior refere-se ao compromisso com a formação de profissionais capacitados por meio de propostas inovadoras de formação. Este artigo desenvolve uma revisão bibliográfica narrativa, de caráter exploratório, apropriada para descrever e discutir o assunto em questão: “Ensino Interdisciplinar na área da Saúde”. O profissional de saúde deve adequar-se à realidade e estar preparado para lidar com as mudanças enfrentadas pelo setor da saúde, sendo imprescindível a atuação das universidades neste contexto, proporcionando aos alunos o trabalho colaborativo entre os cursos da saúde. O desenvolvimento da interdisciplinaridade proporciona compreensão da inter-relação entre as áreas profissionais com toda sua complexidade e pluralidade. Contudo, muitas são as fragilidades apontadas e os desafios a serem vencidos para a educação interdisciplinar na área da saúde, uma vez que o ensino tradicional desfragmentado e desarticulado ainda encontra-se fortemente presente na educação atual. |
id |
FURG-12_1124af0148d94104c0083097ce9f3b28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4551 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino interdisciplinar na Área da Saúde: perspectivas para a formação e a atuação multiprofissionalEnsino superior. Profissional da saúde. Equipe interdisciplinar de saúde.Um dos maiores desafios atuais do Ensino Superior refere-se ao compromisso com a formação de profissionais capacitados por meio de propostas inovadoras de formação. Este artigo desenvolve uma revisão bibliográfica narrativa, de caráter exploratório, apropriada para descrever e discutir o assunto em questão: “Ensino Interdisciplinar na área da Saúde”. O profissional de saúde deve adequar-se à realidade e estar preparado para lidar com as mudanças enfrentadas pelo setor da saúde, sendo imprescindível a atuação das universidades neste contexto, proporcionando aos alunos o trabalho colaborativo entre os cursos da saúde. O desenvolvimento da interdisciplinaridade proporciona compreensão da inter-relação entre as áreas profissionais com toda sua complexidade e pluralidade. Contudo, muitas são as fragilidades apontadas e os desafios a serem vencidos para a educação interdisciplinar na área da saúde, uma vez que o ensino tradicional desfragmentado e desarticulado ainda encontra-se fortemente presente na educação atual.Lepidus2015-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4551Revista Didática Sistêmica; v. 16 n. 2 (2014); 30-431809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4551/3416Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGoettems Fiorin, Pauline BrendlerSalamoni, BethâniaMotta, Gabriela AlmeidaBaldissera, Fernanda GieselZaneti, Izabel Cristina Bruno BacellarMagalhães, Cleidilene Ramos2018-11-08T18:38:52Zoai:periodicos.furg.br:article/4551Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:38:52Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino interdisciplinar na Área da Saúde: perspectivas para a formação e a atuação multiprofissional |
title |
O ensino interdisciplinar na Área da Saúde: perspectivas para a formação e a atuação multiprofissional |
spellingShingle |
O ensino interdisciplinar na Área da Saúde: perspectivas para a formação e a atuação multiprofissional Goettems Fiorin, Pauline Brendler Ensino superior. Profissional da saúde. Equipe interdisciplinar de saúde. |
title_short |
O ensino interdisciplinar na Área da Saúde: perspectivas para a formação e a atuação multiprofissional |
title_full |
O ensino interdisciplinar na Área da Saúde: perspectivas para a formação e a atuação multiprofissional |
title_fullStr |
O ensino interdisciplinar na Área da Saúde: perspectivas para a formação e a atuação multiprofissional |
title_full_unstemmed |
O ensino interdisciplinar na Área da Saúde: perspectivas para a formação e a atuação multiprofissional |
title_sort |
O ensino interdisciplinar na Área da Saúde: perspectivas para a formação e a atuação multiprofissional |
author |
Goettems Fiorin, Pauline Brendler |
author_facet |
Goettems Fiorin, Pauline Brendler Salamoni, Bethânia Motta, Gabriela Almeida Baldissera, Fernanda Giesel Zaneti, Izabel Cristina Bruno Bacellar Magalhães, Cleidilene Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Salamoni, Bethânia Motta, Gabriela Almeida Baldissera, Fernanda Giesel Zaneti, Izabel Cristina Bruno Bacellar Magalhães, Cleidilene Ramos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goettems Fiorin, Pauline Brendler Salamoni, Bethânia Motta, Gabriela Almeida Baldissera, Fernanda Giesel Zaneti, Izabel Cristina Bruno Bacellar Magalhães, Cleidilene Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior. Profissional da saúde. Equipe interdisciplinar de saúde. |
topic |
Ensino superior. Profissional da saúde. Equipe interdisciplinar de saúde. |
description |
Um dos maiores desafios atuais do Ensino Superior refere-se ao compromisso com a formação de profissionais capacitados por meio de propostas inovadoras de formação. Este artigo desenvolve uma revisão bibliográfica narrativa, de caráter exploratório, apropriada para descrever e discutir o assunto em questão: “Ensino Interdisciplinar na área da Saúde”. O profissional de saúde deve adequar-se à realidade e estar preparado para lidar com as mudanças enfrentadas pelo setor da saúde, sendo imprescindível a atuação das universidades neste contexto, proporcionando aos alunos o trabalho colaborativo entre os cursos da saúde. O desenvolvimento da interdisciplinaridade proporciona compreensão da inter-relação entre as áreas profissionais com toda sua complexidade e pluralidade. Contudo, muitas são as fragilidades apontadas e os desafios a serem vencidos para a educação interdisciplinar na área da saúde, uma vez que o ensino tradicional desfragmentado e desarticulado ainda encontra-se fortemente presente na educação atual. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4551 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4551 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4551/3416 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 16 n. 2 (2014); 30-43 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041940460470272 |