Educação física escolar: um diálogo com sua história, desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Eleonora
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Porciuncula, Eduarda, Leal, Flávia, Bueno, Marcos Cordeiro Cordeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1757
Resumo: No presente trabalho propomos analisar criticamente a realidade das práticas e concepções acerca do ensino da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivo geral compreender como a Educação Física se efetiva no âmbito escolar, bem como sua inserção histórica neste, a partir de uma revisão bibliográfica, análise das concepções da formação do Curso de Licenciatura Plena Pedagogia e da prática educativa dos professores. Assim, procuraremos identificar os desafios e as possibilidades para que se busquem/efetivem práticas na educação física escolar que promovam um movimento de intervenção social buscando articular as múltiplas dimensões do ser humano.
id FURG-12_1183fba087f14926b6dea72e26300090
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/1757
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Educação física escolar: um diálogo com sua história, desafios e possibilidadesEducação física escolar. Formação de professores. Prática pedagógica.No presente trabalho propomos analisar criticamente a realidade das práticas e concepções acerca do ensino da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivo geral compreender como a Educação Física se efetiva no âmbito escolar, bem como sua inserção histórica neste, a partir de uma revisão bibliográfica, análise das concepções da formação do Curso de Licenciatura Plena Pedagogia e da prática educativa dos professores. Assim, procuraremos identificar os desafios e as possibilidades para que se busquem/efetivem práticas na educação física escolar que promovam um movimento de intervenção social buscando articular as múltiplas dimensões do ser humano.Lepidus2011-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/175710.14295/rds.v11i0.1757Revista Didática Sistêmica; Edição Especial; 219-2331809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1757/944Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSimões, EleonoraPorciuncula, EduardaLeal, FláviaBueno, Marcos Cordeiro Cordeiro2014-02-02T23:47:29Zoai:periodicos.furg.br:article/1757Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2014-02-02T23:47:29Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física escolar: um diálogo com sua história, desafios e possibilidades
title Educação física escolar: um diálogo com sua história, desafios e possibilidades
spellingShingle Educação física escolar: um diálogo com sua história, desafios e possibilidades
Simões, Eleonora
Educação física escolar. Formação de professores. Prática pedagógica.
title_short Educação física escolar: um diálogo com sua história, desafios e possibilidades
title_full Educação física escolar: um diálogo com sua história, desafios e possibilidades
title_fullStr Educação física escolar: um diálogo com sua história, desafios e possibilidades
title_full_unstemmed Educação física escolar: um diálogo com sua história, desafios e possibilidades
title_sort Educação física escolar: um diálogo com sua história, desafios e possibilidades
author Simões, Eleonora
author_facet Simões, Eleonora
Porciuncula, Eduarda
Leal, Flávia
Bueno, Marcos Cordeiro Cordeiro
author_role author
author2 Porciuncula, Eduarda
Leal, Flávia
Bueno, Marcos Cordeiro Cordeiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Eleonora
Porciuncula, Eduarda
Leal, Flávia
Bueno, Marcos Cordeiro Cordeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar. Formação de professores. Prática pedagógica.
topic Educação física escolar. Formação de professores. Prática pedagógica.
description No presente trabalho propomos analisar criticamente a realidade das práticas e concepções acerca do ensino da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivo geral compreender como a Educação Física se efetiva no âmbito escolar, bem como sua inserção histórica neste, a partir de uma revisão bibliográfica, análise das concepções da formação do Curso de Licenciatura Plena Pedagogia e da prática educativa dos professores. Assim, procuraremos identificar os desafios e as possibilidades para que se busquem/efetivem práticas na educação física escolar que promovam um movimento de intervenção social buscando articular as múltiplas dimensões do ser humano.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1757
10.14295/rds.v11i0.1757
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1757
identifier_str_mv 10.14295/rds.v11i0.1757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1757/944
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; Edição Especial; 219-233
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041939980222464