A formação inicial de professores de Educação Física: o estágio curricular supervisionado em contexto escolar inclusivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Patric Paludett
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Krug, Hugo Norberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/245
Resumo: O estudo objetivou analisar a prática pedagógica de acadêmicos durante o Estágio Curricular Supervisionado em relação à proposta de inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física Escolar. A metodologia caracterizou-se como qualitativo-descritiva sob a forma de estudo de caso. Os participantes foram acadêmicos do 7º semestre da Licenciatura em Educação Física da UFSM. O instrumento para a coleta das informações foi a entrevista semi-estruturada. Os resultados foram analisados a partir de quatro categorias: a) o planejamento de ensino, b) os procedimentos metodológicos, c) a participação do aluno com deficiência e d) a relação professor-aluno (com deficiência). Contatou-se que houve uma preocupação dos acadêmicos em trabalhar com os princípios da inclusão escolar, buscando traçar um bom planejamento de ensino, adaptando, caso necessário, as atividades propostas; percebeu-se, ainda, que os acadêmicos buscaram utilizar abordagens que possibilitassem o processo de inclusão escolar; notou-se que a participação dos alunos com deficiência foi parcial; e ficou evidente a aproximação do acadêmico com os alunos com deficiência, demonstrando atenção, afeto e preocupação em construir maneiras de ajudar os alunos a se sentirem parte da turma. Neste sentido, a vivência e atuação que o acadêmico teve neste contexto deixou ainda maior sua bagagem profissional, sua trajetória formativa, preparando-o, assim, ainda mais para a realidade escolar, de maneira inclusiva. Palavras-chave: Formação Inicial. Educação Física. Prática Pedagógica. Inclusão Escolar.  Initial training of Physical Education teachers: the supervised curriculum training in context with an inclusive schoolThe study aimed at analyzing the pedagogical practice of academics during the Supervised Curricular Training regarding the proposed inclusion of students with disabilities in physical education classes. The methodology was characterized as qualitative and descriptive in the form of case study. The participants were students from the 7th semester of the Physical Education Bachelor's Degree at UFSM. The data was gathered through semi-structured interviews. The results were analyzed in four categories: a) teaching planning; b) methodological procedures; c) the participation of students with disabilities; and d) the teacher-student relationship (with disabilities). It was noted that the studies were concerned about working with the principles of educational inclusion, seeking to define good teaching planning, and adapting the proposed activities if necessary; it was also observed that the students tried to use approaches that would allow the process of school inclusion; it was also noted that the participation of students with disabilities was partial, and it was evident that the students approached students with disabilities, demonstrating attention, affection and concern in building ways to help students feel part of the class. In this sense, the experience and performance that the college students had in this context, made their professional experience and their educational path even greater, thus further preparing them for school reality, in an inclusive manner. Keywords: Initial Training. Physical Education. Pedagogical Practice. School Inclusion.
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